Em regime e-Learning
A Pós-Graduação é desenvolvida em conjunto com entidades com quem a ESEPF estabelece parcerias e protocolos, proporcionando aos formandos o contacto com realidades e recursos diversificados no âmbito das unidades curriculares.
Descrição
As necessidades atuais provocaram uma intervenção em contextos de interação à distância em Educação de Infância. O momento obriga a um debate alargado de reflexão sobre o papel dos profissionais em contextos diferenciados. Entre as metodologias de aprendizagem previstas para esta Pós-graduação, incluem-se dinâmicas como: mesas redondas com especialistas, partilha de experiências concretas de intervenção e interação presenciais e à distância.
Objetivos
- Promover a reflexão e debate sobre os desafios da atualidade e as novas realidades de intervenção em Educação de Infância;
- Compreender a adequação do papel do Educador nos novos contextos;
- Aprofundar conhecimentos pedagógicos e interdisciplinares que permitam aos Educadores de Infância convocar recursos, estratégias e interações favorecedoras ao bem-estar e ao desenvolvimento integral da criança
- Aprofundar conhecimentos e estratégias que favoreçam o estabelecimento e manutenção de interações e parcerias responsivas com as crianças e famílias, tendo em conta particularidades e heterogeneidades;
- Operacionalizar estratégias de trabalho colaborativo e em rede.
Destinatários
Educadores de Infância e Professores dos diferentes níveis de ensino, Psicólogos e Educadores Sociais.
Organização
Horário: Pós-laboral | Duas vezes por semana | Com um total de 30 unidades de crédito ECTS
Regime: e-learning.
Coordenação
Ana Pinheiro, Brigite Silva e Paula Pequito.
Diploma
A aprovação no Curso concede Diploma de Estudos Pós-graduados.
Admissões
30
Candidaturas 2020/2021
Condições de acesso
Podem candidatar-se ao acesso:
- Titulares do grau de licenciado ou equivalente legal;
- Titulares de um grau académico superior estrangeiro conferido na sequência de um 1.º ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha por um Estado aderente a este Processo;
- Titulares de um grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado pelo órgão científico estatutariamente competente da ESEPF;
- Detentores de um currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido como atestando capacidade para realização da pós-graduação pelo órgão científico estatutariamente competente da ESEPF.
Condições de ingresso
Candidatos com formação em domínios da educação (educação de infância, educação especial, ensino básico e secundário, educação social) e da psicologia.
Como fazer a candidatura
A formalização da candidatura deverá ser efetuada exclusivamente via internet e dentro dos prazos abaixo indicados, mediante entrega de toda a documentação exigida
Calendário para apresentação de candidatura:
Edital | Candidaturas | Publicação dos Resultados | Matrículas e Inscrições | |
---|---|---|---|---|
1ª Fase | Edital | 30 julho a 10 setembro | 17 setembro Ver Aviso | 18 a 23 setembro |
2ª Fase | Edital | 17 a 30 setembro | 07 outubro Ver Aviso | 08 a 12 outubro |
3ª Fase | Edital | 02 a 12 outubro | 14 outubro Ver Aviso | 14 a 20 outubro |
4ª Fase | Edital | 15 outubro a 11 novembro | 12 novembro | 12 a 16 novembro |
Documentos a apresentar (em formato digital):
- Documento de Identificação (bilhete de identidade; cartão de cidadão; passaporte) ou Declaração dos dados de identificação;
- Diploma/certificado de habilitações indicando o grau com que se candidata;
- Declaração de tempo de serviço docente;
- Curriculum vitae, modelo europeu;
- Outros documentos que o candidato considere pertinentes para a apreciação do seu mérito curricular.
Candidatura online:
Antes de submeter a sua candidatura online deve assegurar-se de que as candidaturas se encontram abertas. Deve igualmente verificar quais os documentos a submeter quando efetuar a sua candidatura online.
Efetuar Candidatura
Guia de Candidatura.
Guia de Candidatura recorrente.
Para esclarecimento de dúvidas contacte: serv.admin.academicos@esepf.pt
Plano de Estudos
1º Semestre
Unidades curriculares | Idioma | Idioma | ECTS | Código UC | Área científica | Horas trabalho | Carga horária | Observações |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|
Avaliação e comunicação presencial e à distância | | | 5 | | CE | 125 | 25 | Online síncronas: 15/Online assíncronas: 10 |
Dinâmicas Parentais e Envolvimento das famílias | | | 5 | | CE | 125 | 25 | Online síncronas: 15/Online assíncronas: 10 |
Perspetivas metodológicas atuais | | | 5 | | CE | 125 | 25 | Online síncronas: 15/Online assíncronas: 10 |
2º Semestre
Unidades curriculares | Idioma | Idioma | ECTS | Código UC | Área científica | Horas trabalho | Carga horária | Observações |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|
Interações e ambientes de aprendizagem | | | 5 | | CE | 125 | 25 | Online síncronas: 17/Online assíncronas: 8 |
Liderança, comunicação e gestão de equipas | | | 5 | | CE | 125 | 25 | Online síncronas: 15/Online assíncronas: 10 |
Linguagens lúdico-expressivas | | | 5 | | CE | 125 | 25 | Online síncronas: 15/Online assíncronas: 10 |
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