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CandidaturasDescriçãoPlano de EstudosPreçário

Em regime e-Learning

Candidaturas 2020/2021

Condições de acesso

Podem candidatar-se ao acesso:

  • Titulares do grau de licenciado ou equivalente legal;
  • Titulares de um grau académico superior estrangeiro conferido na sequência de um 1.º ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha por um Estado aderente a este Processo;
  • Titulares de um grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado pelo órgão científico estatutariamente competente da ESEPF;
  • Detentores de um currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido como atestando capacidade para realização da pós-graduação pelo órgão científico estatutariamente competente da ESEPF.

Condições de ingresso

Candidatos com formação em domínios da educação (educação de infância, educação especial, ensino básico e secundário, educação social) e da psicologia.

Como fazer a candidatura

A formalização da candidatura deverá ser efetuada exclusivamente via internet e dentro dos prazos abaixo indicados, mediante entrega de toda a documentação exigida

Calendário para apresentação de candidatura:

EditalCandidaturasPublicação dos ResultadosMatrículas e Inscrições
1ª FaseEdital30 julho a 10 setembro17 setembro18 a 23 setembro

Documentos a apresentar (em formato digital): 

  • Documento de Identificação (bilhete de identidade; cartão de cidadão; passaporte) ou Declaração dos dados de identificação;
  • Diploma/certificado de habilitações indicando o grau com que se candidata;
  • Declaração de tempo de serviço docente;
  • Curriculum vitae, modelo europeu;
  • Outros documentos que o candidato considere pertinentes para a apreciação do seu mérito curricular.

Critérios de seriação

Candidatura online:

Antes de submeter a sua candidatura online deve assegurar-se de que as candidaturas se encontram abertas. Deve igualmente verificar quais os documentos a submeter quando efetuar a sua candidatura online.
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Guia de Candidatura.
Guia de Candidatura recorrente.

Para esclarecimento de dúvidas contacte: serv.admin.academicos@esepf.pt

Descrição

As necessidades atuais provocaram uma intervenção em contextos de interação à distância em Educação de Infância. O momento obriga a um debate alargado de reflexão sobre o papel do educador, em contextos diferenciados. A necessidade de formação nesta diversidade, expressos no estudo “I3 – um estudo sobre o papel dos Educ. no contexto de isolamento social em Portugal”, permite perceber a pertinência da PG que se apresenta. Pretende-se desenvolver competências que promovam um papel flexível e dinâmico, para potenciar recursos já existentes, conheça/utilize novos criando e adaptando a sua intervenção à realidade atual. As UC assumem os desafios de um contexto real e que obriga a uma ação consciente. Entre as metodologias de aprendizagem previstas para esta PG, incluem-se dinâmicas como: mesas redondas com especialistas, partilha de experiências concretas de intervenção e interação presenciais e à distância, visitas virtuais a contextos diferenciados de Educação de Infância.

Objetivos

  • Promover um debate no âmbito em Educação de Infância; 
  • Promover a reflexão e debate sobre os desafios da atualidade e as novas realidades de intervenção em Educação de Infância;
  • Compreender a adequação do papel do Educador nos novos contextos;
  • Aprofundar conhecimentos pedagógicos e interdisciplinares que permitam aos Educadores de Infância convocar recursos, estratégias e interações favorecedoras ao bem-estar e ao desenvolvimento integral da criança
  • Aprofundar conhecimentos e estratégias que favoreçam o estabelecimento e manutenção de interações e parcerias responsivas com as crianças e famílias, tendo em conta particularidades e heterogeneidades;
  • Operacionalizar estratégias de trabalho colaborativo e em rede.

Destinatários

Educadores de Infância e Professores dos diferentes níveis de ensino, psicólogos e educadores sociais. 

Organização

2 semestres com um total de 30 unidades de crédito ECTS.
Em regime on-line.

Coordenação

Ana Pinheiro, Brigite Silva e Paula Pequito.

Diploma

A aprovação no Curso concede Diploma de Estudos Pós-graduados.

Admissões

30

Plano de Estudos

1º Semestre
Unidades curriculares
Idioma
Idioma
ECTS
Código UC
Área científica
Horas trabalho
Carga horária
Observações
Avaliação e comunicação presencial e à distância
 
 
5
 
CE
125
25
Online síncronas: 15
Online assíncronas: 10
Dinâmicas Parentais e Envolvimento das famílias
 
 
5
 
CE
125
25
Online síncronas: 15
Online assíncronas: 10
Perspetivas metodológicas atuais
 
 
5
 
CE
125
25
Online síncronas: 15
Online assíncronas: 10
2º Semestre
Unidades curriculares
Idioma
Idioma
ECTS
Código UC
Área científica
Horas trabalho
Carga horária
Observações
Interações e ambientes de aprendizagem
 
 
5
 
CE
125
25
Online síncronas: 17
Online assíncronas: 8
Liderança, comunicação e gestão de equipas
 
 
5
 
CE
125
25
Online síncronas: 15
Online assíncronas: 10
Linguagens lúdico-expressivas
 
 
5
 
CE
125
25
Online síncronas: 15
Online assíncronas: 10

Consulte aqui o preçário completo.

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