Titulares de cursos de dupla certificação do ensino secundário e cursos artísticos especializados
Candidaturas 2021/2022
- Inscrição nas provas para 2.ª Chamada: 21 a 22 de setembro;
Consulte o Edital de inscrição para as provas;
Os resultados da Prova de avaliação dos conhecimentos e competências para titulares de curso de dupla certificação de nível secundário ou de curso artístico especializado para o ano letivo de 2021/2022 estão afixados no estabelecimento de Ensino; - Candidatura ao concurso especial de acesso às licenciaturas da ESEPF;
Após a prova realizada e obtida a respetiva classificação, consulte o Edital de candidatura. As candidaturas abrirão no prazo definido na tabela abaixo.
Cursos profissionais elegíveis para candidatura às licenciaturas da ESEPF
Descrição da área CNAEF | Licenciaturas na ESEPF | Vagas |
---|---|---|
761 – Serviços de Apoio a Crianças e Jovens 762 – Trabalho Social e Orientação | Educação Básica | n/d |
761 – Serviços de Apoio a Crianças e Jovens 762 – Trabalho Social e Orientação | Educação Social | n/d |
Inscrição na prova de avaliação dos conhecimentos e competências
Condições
Segundo Deliberação CNAES n.o 558/2020, podem inscrever-se para a realização da prova os candidatos titulares de um curso de dupla certificação de nível secundário nas áreas CNAEF 761 (Serviços de Apoio a Crianças e Jovens) ou 762 (Trabalho Social e Orientação) ou, em alternativa, a frequentar o último ano de um desses cursos.
Pode inscrever-se na prova quem, até ao dia 30 de agosto, apresente o comprovativo de titular de um curso de dupla certificação de nível secundário nas áreas CNAEF 761 (Serviços de Apoio a Crianças e Jovens) ou 762 (Trabalho Social e Orientação) ou, em alternativa, de frequência do último ano de um desses cursos.
Documentos a consultar
- Regulamento dos Concursos Especiais de Acesso e de Ingresso no Ensino Superior na Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti.
- O Decreto-Lei n.º 11/2020, de 02 de abril cria o concurso especial de ingresso no ensino superior para titulares dos cursos de dupla certificação do ensino secundário e cursos artísticos especializados.
- Portaria nº 198/2020, de 18 de agosto, que aprova o Regulamento Geral dos Concursos Especiais para Titulares dos Cursos de Dupla Certificação de Nível Secundário e Cursos Artísticos Especializados para a Matrícula e Inscrição nos Estabelecimentos de Ensino Superior Privados.
- Deliberação da CNAES nº 860/2021, que estabelece as condições de candidatura para titulares de Vias profissionalizantes.
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Calendário:
De | Até | |
---|---|---|
Inscrição para a Prova – 3ª chamada | 18.out | 20.out |
Afixação das pautas de inscritos | 21.out | |
Realização da Prova de avaliação de conhecimentos e competências | 22.out 15h00 | |
Afixação dos resultados da Prova | 27.out | |
Afixação das pautas de decisão final e de classificação | 28.out |
Veja o calendário completo no Edital
Processo de Inscrição
O processo é instruído, através de envio por e-mail para: serv.admin.academicos@esepf.pt, com:
- Boletim de inscrição, devidamente preenchido;
- Documento de Identificação (bilhete de identidade; cartão de cidadão; passaporte) ou Declaração dos dados de identificação;
- Documentos comprovativos das habilitações ou comprovativo de frequência do último ano;
- Procuração, quando for caso disso.
Taxa de inscrição nas provas
A inscrição nas provas tem um custo de € 100,00 (cem euros), que deve ser efetuado por transferência bancária:
Província Portuguesa do Instituto das Irmãs de Santa Doroteia
IBAN PT50 001800031503518102091
BIC SWIFT TOTA PTPL
Moeda EUR
Ao ser efetuada a transferência é obrigatório enviar o comprovativo do pagamento juntamente com a identificação do candidato e nome do curso a que se candidata para serv.admin.academicos@esepf.pt
Para esclarecimento de dúvidas contacte: serv.admin.academicos@esepf.pt
Calendário do Concurso
Edital | Candidaturas | Publicação dos Resultados | Matrículas e Inscrições | |
---|---|---|---|---|
2.ª Fase | Edital | 26 a 27 out | 28 out | 28 e 29 out |
1.ª Fase | Edital | 14 a 19 set | 20 set | 21 a 24 set |
Calendário para apresentação de candidatura:
Edital | Candidaturas | Publicação dos Resultados | Matrículas e Inscrições |
---|---|---|---|
Edital | 15 a 20 de setembro | 21 setembro (Aviso- Resultados) | 22 a 25 de setembro |
Instrução do Processo de Candidatura
O processo é instruído, através de envio por e-mail para: serv.admin.academicos@esepf.pt, com:
- Boletim de candidatura, devidamente preenchido;
- Documento de Identificação (bilhete de identidade; cartão de cidadão; passaporte) ou Declaração dos dados de identificação;
- Documento comprovativo da titularidade do Curso de Dupla Certificação de Nível Secundário ou de Curso Artístico Especializado (áreas CNAEF 761 ou 762)
- Documento comprovativo das classificações obtidas nas provas a que se refere a alínea b) do n.º 1 do artigo 13.º-C do Decreto-Lei n.º 113/2014, de 16 de julho, na sua redação atual
- Documento comprovativo da classificação obtida na prova de avaliação dos conhecimentos e competências consideradas indispensáveis ao ingresso e progressão no ciclo de estudos a que se candidata (Dispensada aos candidatos que realizaram esta prova na Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti)
- Comprovativo do pagamento da candidatura;
- Procuração, quando for caso disso.
A candidatura tem um custo de € 100,00 (cem euros), que deve ser efetuado por transferência bancária:
Província Portuguesa do Instituto das Irmãs de Santa Doroteia
IBAN PT50 001800031503518102091
BIC SWIFT TOTA PTPL
Moeda EUR
Para esclarecimento de dúvidas contacte: serv.admin.academicos@esepf.pt
Maiores de 23 anos
Candidaturas 2022/2023
Condições
- Ter mais de 23 anos;
- Não ser titular da habilitação de acesso ao ensino superior;
- Ser titular das provas especialmente adequadas destinadas a avaliar a capacidade para a sua frequência do ensino superior, realizadas no âmbito do curso ao qual se candidata;
- Não estar abrangido pelo estatuto do estudante internacional regulado pelo Decreto-Lei n.º 36/2014, de 10 de março, alterado e republicado pelo Decreto-Lei n.º 62/2018, de 6 agosto.
Documentos a consultar
- Regulamento dos Concursos Especiais de Acesso e de Ingresso no Ensino Superior na Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti.
- Decreto-Lei nº 113/2014, de 16 de julho com a sua redação atual.
Vagas
Licenciatura em Educação Básica: n/d
Licenciatura em Educação Social: n/d
Como fazer a candidatura
Calendário para apresentação de candidatura:
Edital | Candidaturas | Publicação dos Resultados | Reclamação | Matrículas e Inscrições | |
---|---|---|---|---|---|
1ª Fase | Edital | 01 a 18 julho | 19 julho | 19 e 20 julho | 21 a 29 julho |
Instrução do Processo de Candidatura
O processo é instruído, através de envio por e-mail para: serv.admin.academicos@esepf.pt, com:
- Boletim de candidatura, devidamente preenchido;
- Documento de Identificação (bilhete de identidade; cartão de cidadão; passaporte) ou Declaração dos dados de identificação;
- Documento comprovativo da aprovação na(s) prova(s) especialmente adequada(s) destinada(s) a avaliar a capacidade para a frequência do ensino superior dos maiores de 23 anos com indicação das provas realizadas, classificação final, ano de realização e curso para o qual realizou a(s) prova(s);
- Comprovativo do pagamento da candidatura;
- Procuração, quando for caso disso.
A candidatura tem um custo de € 100,00 (cem euros), que deve ser efetuado por transferência bancária:
Província Portuguesa do Instituto das Irmãs de Santa Doroteia
IBAN PT50 001800031503518102091
BIC SWIFT TOTA PTPL
Moeda EUR
Para esclarecimento de dúvidas contacte: serv.admin.academicos@esepf.pt
Condições
Podem inscrever-se para a realização das provas os candidatos que reúnam as seguintes condições:
- Completem 23 anos até ao dia 31 de dezembro do ano que antecede a realização das provas;
- Não sejam titulares de habilitação de acesso ao ensino superior para o curso pretendido, independentemente de terem ou não habilitação académica do curso do ensino secundário ou equivalente;
- Não sejam titulares de um curso superior.
Inscrições para as provas especialmente adequadas destinadas a avaliar a capacidade para a frequência do Ensino Superior dos maiores de 23 anos
Condições
Podem inscrever-se para a realização das provas os candidatos que reúnam as seguintes condições:
- Completem 23 anos até ao dia 31 de dezembro do ano que antecede a realização das provas;
- Não sejam titulares de habilitação de acesso ao ensino superior para o curso pretendido, independentemente de terem ou não habilitação académica do curso do ensino secundário ou equivalente;
- Não sejam titulares de um curso superior.
Calendário – Maiores de 23 anos 1.ª chamada
1ª Chamada | De | Até | Local |
Inscrição para as Provas | 21 fevereiro | 31 março | *a |
Afixação das pautas de inscritos | 1 abril | *b | |
Entrevista | 8 abril | 14 abril | Na ESEPF. |
Realização da Prova de Língua Portuguesa | 19 abril | Das 18h00 às 20h00–ESEPF. | |
Realização da Prova Específica | 26 abril | Das 18h00 às 20h00–ESEPF. | |
Afixação dos resultados das Provas | 13 maio | *b | |
Requerimento de consulta de Provas | 18 maio | Serviços de Gestão Académica da ESEPF. | |
Requerimento de reapreciação da(s) Prova(s) | 22 maio | Serviços de Gestão Académica da ESEPF. | |
Entrega dos pareceres de reapreciação | 27 maio | Serviços de Gestão Académica da ESEPF. | |
Afixação dos resultados da reapreciação | 30 maio | Serviços de Gestão Académica da ESEPF. | |
Afixação das pautas de decisão final e de classificação | 31 junho | *b |
*a – Por e-mail para os Serviços de Gestão Académica da ESEPF.
*b – Os resultados serão afixados no estabelecimento de Ensino e enviados por e-mail aos candidatos.
Calendário – Maiores de 23 anos 2.ª chamada
2ª Chamada Quem se inscrever para a 2ª chamada fica condicionado à abertura da 2ª fase do concurso correspondente e respetivas vagas | De | Até | Local |
Inscrição para as Provas | 1 abril | 15 junho | *a |
Afixação das pautas de inscritos | 20 junho | *b | |
Entrevista | 27 junho | 1 julho | Na ESEPF. |
Realização da Prova Específica | 5 julho | Das 18h00 às 20h00–ESEPF. | |
Realização da Prova de Língua Portuguesa | 12 julho | Das 18h00 às 20h00–ESEPF. | |
Afixação dos resultados das Provas | 20 julho | *b | |
Requerimento de consulta de Provas | 22 julho | Serviços de Gestão Académica da ESEPF. | |
Requerimento de reapreciação da(s) Prova(s) | 26 julho | Serviços de Gestão Académica da ESEPF. | |
Entrega dos pareceres de reapreciação | 29 julho | Serviços de Gestão Académica da ESEPF. | |
Afixação dos resultados da reapreciação | 29 julho | Serviços de Gestão Académica da ESEPF. | |
Afixação das pautas de decisão final e de classificação | 29 julho | *b |
*a – Por e-mail para os Serviços de Gestão Académica da ESEPF.
*b – Os resultados serão afixados no estabelecimento de Ensino e enviados por e-mail aos candidatos
Processo de Inscrição
O processo é instruído, através de envio por e-mail para: serv.admin.academicos@esepf.pt, com:
- Boletim de inscrição, devidamente preenchido;
- Documento de Identificação (bilhete de identidade; cartão de cidadão; passaporte) ou Declaração dos dados de identificação;
- Curriculum vitae no modelo europeu;
- Documentos comprovativos das habilitações e do currículo;
- Procuração, quando for caso disso.
Taxa de inscrição nas provas
A inscrição nas provas tem um custo de € 100,00 (cem euros), que deve ser efetuado por transferência bancária:
Província Portuguesa do Instituto das Irmãs de Santa Doroteia
IBAN PT50 001800031503518102091
BIC SWIFT TOTA PTPL
Moeda EUR
Ao ser efetuada a transferência é obrigatório enviar o comprovativo do pagamento juntamente com a identificação do candidato e nome do curso a que se candidata para serv.admin.academicos@esepf.pt
Para esclarecimento de dúvidas contacte: serv.admin.academicos@esepf.pt
Critérios de seriação das provas especialmente adequadas destinadas a avaliar a capacidade para a frequência do Ensino Superior dos maiores de 23 anos
Regulamento das provas especialmente adequadas destinadas a avaliar a capacidade para a frequência do ensino superior dos maiores de 23 anos
O processo é instruído, através de envio por e-mail para: serv.admin.academicos@esepf.pt, com:
a) Boletim de inscrição devidamente preenchido;
b) Cópia do documento de identificação civil (BI, Cartão do Cidadão, Passaporte, Título de Residência);
c) Curriculum vitae no modelo europeu;
d) Cópia de documentos comprovativos das habilitações e do currículo;
e) Procuração, quando for caso disso.
Critérios de seriação das provas especialmente adequadas destinadas a avaliar a capacidade para a frequência do Ensino Superior dos maiores de 23 anos
Regulamento das provas especialmente adequadas destinadas a avaliar a capacidade para a frequência do ensino superior dos maiores de 23 anos
Instrução do Processo de Candidatura
O processo de candidatura é instruído, presencialmente nos SGA da ESEPF, com os seguintes documentos:
- Boletim de candidatura disponível nos SGA e no sítio da internet da ESEPF, devidamente preenchido;
- Documento comprovativo da aprovação na(s) prova(s) especialmente adequada(s) destinada(s) a avaliar a capacidade para a frequência do ensino superior dos maiores de 23 anos com indicação das provas realizadas, classificação final, ano de realização e curso para o qual realizou a(s) prova(s);
- Apresentação do documento de identificação civil (BI, Cartão do Cidadão, Passaporte, Título de Residência);
- Procuração, quando for caso disso.
Da candidatura é entregue o comprovativo com o registo nominal dos documentos entregues e que instruem o processo, bem como o recibo referente aos emolumentos da taxa de candidatura.
Candidatura realizada nos Serviços Académicos da ESEPF
Antes de efetuar a sua candidatura presencial deve assegurar-se de que as candidaturas se encontram abertas. Deve igualmente verificar quais os documentos a submeter no momento da candidatura. Para efetuar a candidatura deve dirigir-se aos Serviços de Gestão Académica da ESEPF (segunda a sexta: 9h00-18h00):
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti | Rua Gil Vicente 138-142 | 4000-255 Porto Portugal.
Titulares de Diploma de Especialização Tecnológica
Candidaturas 2022/2023
Condições
- Ser titular de um Diploma de Especialização Tecnológica numa das Áreas CNAEF Consulte aqui;
- Não estar abrangido pelo estatuto do estudante internacional regulado pelo Decreto-Lei n.º 36/2014, de 10 de março, alterado e republicado pelo Decreto-Lei n.º 62/2018, de 6 agosto.
Mais informações: Direção-Geral de Ensino Superior
Documentos a Consultar
- Regulamento dos Concursos Especiais de Acesso e de Ingresso no Ensino Superior na Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti.
- Decreto-Lei nº 113/2014, de 16 de julho com a sua redação atual.
Vagas
Licenciatura em Educação Básica: 1
Como fazer a candidatura
Calendário para apresentação de candidatura:
Edital | Candidaturas | Publicação dos Resultados | Reclamação | Matrículas e Inscrições | |
---|---|---|---|---|---|
1ª Fase | Edital | 01 a 18 julho | 19 julho | 19 e 20 julho | 21 a 29 julho |
Instrução do Processo de Candidatura
O processo é instruído, através de envio por e-mail para: serv.admin.academicos@esepf.pt, com:
- Boletim de candidatura, devidamente preenchido;
- Documento de Identificação (bilhete de identidade; cartão de cidadão; passaporte) ou Declaração dos dados de identificação;
- Documento comprovativo da titularidade da habilitação com que se candidata (CET) com a classificação final do curso e disciplinas discriminadas com a respetiva classificação de aprovação;
- Comprovativo do pagamento da candidatura;
- Procuração, quando for caso disso.
A candidatura tem um custo de € 100,00 (cem euros), que deve ser efetuado por transferência bancária:
Província Portuguesa do Instituto das Irmãs de Santa Doroteia
IBAN PT50 001800031503518102091
BIC SWIFT TOTA PTPL
Moeda EUR
Para esclarecimento de dúvidas contacte: serv.admin.academicos@esepf.pt
Para titulares de um diploma de Especialização Tecnológica que pretendam candidatar-se à matrícula e inscrição num ciclo de estudos de licenciatura com correspondência identificada para as áreas CNAEF dos CET.
Condições
Ser titular de Especialização Tecnológica
Mais informações: Direção-Geral de Ensino Superior
Regulamentos a Consultar
Regulamento dos Concursos Especiais de Acesso e de Ingresso no Ensino Superior na Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, especialmente o Capítulo IV, artigos 24.º a 28.º.
Decreto-Lei n.º 113/2014, de 16 de julho – Regula os concursos especiais para acesso e ingresso no ensino superior, alterado pelo Decreto-Lei n.º 63/2016 de 13 de setembro
Vagas
Licenciatura em Educação Básica: 3
Calendário
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Instrução do Processo de Candidatura
O processo de candidatura é instruído com os seguintes documentos:
Boletim de candidatura disponível nos SGA e no sítio da internet da ESEPF, devidamente preenchido;
Documento comprovativo da titularidade da habilitação com que se candidata (CET) com a classificação final do curso e disciplinas discriminadas com a respetiva classificação de aprovação;
Declaração com a indicação da área CNAEF do CET;
Apresentação do documento de identificação civil (BI, Cartão do Cidadão, Passaporte, Título de Residência);
Procuração, quando for caso disso.
Candidatura realizada nos Serviços Académicos da ESEPF
Antes de efetuar a sua candidatura presencial deve assegurar-se de que as candidaturas se encontram abertas. Deve igualmente verificar quais os documentos a submeter no momento da candidatura. Para efetuar a candidatura deve dirigir-se aos Serviços de Gestão Académica da ESEPF (segunda a sexta: 9h00-18h00;). Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti | Rua Gil Vicente 138-142 | 4000-255 Porto Portugal
Titulares de Diploma de Técnico Superior Profissional
Candidaturas 2022/2023
Condições
- Ser titular de um Diploma de Técnico Superior Profissional numa das Áreas CNAEF Consulte aqui;
- Não estar abrangido pelo estatuto do estudante internacional regulado pelo Decreto-Lei n.º 36/2014, de 10 de março, alterado e republicado pelo Decreto-Lei n.º 62/2018, de 6 agosto.
Mais informações: Direção-Geral de Ensino Superior
Documentos a Consultar
- Regulamento dos Concursos Especiais de Acesso e de Ingresso no Ensino Superior na Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti.
- Decreto-Lei nº 113/2014, de 16 de julho com a sua redação atual.
Vagas
Licenciatura em Educação Básica: 5
Licenciatura em Educação Social: 2
Como fazer a candidatura
Calendário para apresentação de candidatura:
Edital | Candidaturas | Publicação dos Resultados | Reclamação | Matrículas e Inscrições | |
---|---|---|---|---|---|
1ª Fase | Edital | 01 a 18 julho | 19 julho | 19 e 20 julho | 21 a 29 julho |
Edital | Candidaturas | Publicação dos Resultados | Matrículas e Inscrições | |
---|---|---|---|---|
1ª Fase | Edital (retificação 25-06-2020) | 01 a 27 julho | 30 julho | 31 julho a 2 setembro |
2ª Fase | Edital | 03 agosto a 11 setembro | 17 setembro | 18 a 23 setembro |
3ª Fase | Edital | 17 a 28 setembro | 01 outubro | 02 a 07 outubro |
Instrução do Processo de Candidatura
O processo é instruído, através de envio por e-mail para: serv.admin.academicos@esepf.pt, com:
- Boletim de candidatura, devidamente preenchido;
- Documento de Identificação (bilhete de identidade; cartão de cidadão; passaporte) ou Declaração dos dados de identificação;
- Documento comprovativo da titularidade da habilitação com que se candidata (CTeSP) com a classificação final do curso e disciplinas discriminadas com a respetiva classificação de aprovação;
- Comprovativo do pagamento da candidatura;
- Procuração, quando for caso disso.
A candidatura tem um custo de € 100,00 (cem euros), que deve ser efetuado por transferência bancária:
Província Portuguesa do Instituto das Irmãs de Santa Doroteia
IBAN PT50 001800031503518102091
BIC SWIFT TOTA PTPL
Moeda EUR
Para esclarecimento de dúvidas contacte: serv.admin.academicos@esepf.pt
Condições
Ser titular de um Diploma de Técnico Superior Profissional numa das Áreas CNAEF Consulte aqui
Ter aprovação numa prova de ingresso específica que visa avaliar a capacidade para a frequência dos ciclos de estudos
Não estar abrangido pelo estatuto do estudante internacional regulado pelo Decreto-Lei n.º 36/2014, de 10 de março, alterado e republicado pelo Decreto-Lei n.º 62/2018, de 6 agosto.
Documentos a consultar
Regulamento dos Concursos Especiais de Acesso e de Ingresso no Ensino Superior na Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, especialmente o Capítulo IV, artigos 24.º a 28.º
Decreto-Lei n.º 113/2014, de 16 de julho alterado pelo Decreto-Lei n.º 63/2016 de 13 de setembro – Regula os concursos especiais para acesso e ingresso no ensino superior
Vagas
Licenciatura em Educação Básica: 5
Licenciatura em Educação Social: 1
Calendário
table id=43 /
Instrução do Processo de Candidatura
O processo de candidatura é instruído, presencialmente nos SGA da ESEPF, com os seguintes documentos:
Boletim de candidatura disponível nos SGA e no sítio da internet da ESEPF, devidamente preenchido;
Documento comprovativo da titularidade da habilitação com que se candidata (CTeSP) com a classificação final do curso e disciplinas discriminadas com a respetiva classificação de aprovação;
Declaração com a indicação da área CNAEF do CTeSP;
Apresentação do documento de identificação civil (BI, Cartão do Cidadão, Passaporte, Título de Residência);
Procuração, quando for caso disso.
Da candidatura é entregue o comprovativo com o registo nominal dos documentos entregues e que instruem o processo, bem como o recibo referente aos emolumentos da taxa de candidatura.
Candidatura realizada nos Serviços Académicos da ESEPF
Antes de efetuar a sua candidatura presencial deve assegurar-se de que as candidaturas se encontram abertas. Deve igualmente verificar quais os documentos a submeter no momento da candidatura. Para efetuar a candidatura deve dirigir-se aos Serviços de Gestão Académica da ESEPF (segunda a sexta: 9h00-18h00):Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti | Rua Gil Vicente 138-142 | 4000-255 Porto Portugal
Titulares de Outros Cursos Superiores
Candidaturas 2022/2023
Condições
- Ser titular do grau de bacharel, licenciado, mestre ou doutor;
- Ser titular de cursos superiores estrangeiros que tenham sido objeto de equivalência ou de reconhecimento, respetivamente, a um curso superior ou a um grau superior português;
- Ser titular dos extintos cursos do Magistério Primário, de Educadores de Infância e de Enfermagem Geral que comprovem, simultaneamente, a titularidade de um curso do ensino secundário, complementar do ensino secundário ou do 10.º/11.º ano de escolaridade;
- Não estar abrangido pelo estatuto do estudante internacional regulado pelo Decreto-Lei n.º 36/2014, de 10 de março, alterado e republicado pelo Decreto-Lei n.º 62/2018, de 6 agosto.
Documentos a Consultar
- Regulamento dos Concursos Especiais de Acesso e de Ingresso no Ensino Superior na Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti.
- Decreto-Lei nº 113/2014, de 16 de julho com a sua redação atual.
Vagas
Licenciatura em Educação Básica: 8
Licenciatura em Educação Social: 2
Como fazer a candidatura
Calendário para apresentação de candidatura:
Edital | Candidaturas | Publicação dos Resultados | Reclamação | Matrículas e Inscrições | |
---|---|---|---|---|---|
1ª Fase | Edital | 01 a 08 julho | 19 julho | 19 e 20 julho | 21 a 29 julho |
Instrução do Processo de Candidatura
O processo é instruído, através de envio por e-mail para: serv.admin.academicos@esepf.pt, com:
- Boletim de candidatura, devidamente preenchido;
- Documento de Identificação (bilhete de identidade; cartão de cidadão; passaporte) ou Declaração dos dados de identificação;
- Documento(s) comprovativo(s) da titularidade da habilitação com que se candidata, onde conste a classificação final do curso;
No caso de titulares de cursos superiores estrangeiros: Documento comprovativo da equivalência a um curso superior nacional ou de reconhecimento e respetivo registo de um curso superior estrangeiro nos termos do Decreto-Lei n.º 341/2007, de 12 de outubro, com a respetiva classificação final; ou Declaração do NARIC atestando que o Curso é de nível superior no país de origem. - Os titulares de Curso Médio, para além dos documentos mencionados nos pontos anteriores, devem apresentar certidão comprovativa de ser titular de um curso de Ensino Secundário (12º ano de escolaridade), de um curso complementar do ensino secundário ou dos 10/11º anos de escolaridade;
- Comprovativo do pagamento da candidatura;
- Procuração, quando for caso disso.
A candidatura tem um custo de € 100,00 (cem euros), que deve ser efetuado por transferência bancária:
Província Portuguesa do Instituto das Irmãs de Santa Doroteia
IBAN PT50 001800031503518102091
BIC SWIFT TOTA PTPL
Moeda EUR
Ao efetuar a candidatura, é obrigatório enviar o comprovativo do pagamento juntamente com a identificação do candidato e nome do curso a que se candidata para serv.admin.academicos@esepf.pt
Para esclarecimento de dúvidas contacte: serv.admin.academicos@esepf.pt
Condições
Ser titular do grau de bacharel, licenciado, mestre ou doutor;
Ser titular de cursos superiores estrangeiros que tenham sido objeto de equivalência ou de reconhecimento, respetivamente, a um curso superior ou a um grau superior português;
Ser titular dos extintos cursos do Magistério Primário, de Educadores de Infância e de Enfermagem Geral que comprovem, simultaneamente, a titularidade de um curso do ensino secundário, complementar do ensino secundário ou do 10.º/11.º ano de escolaridade.
Não podem estar abrangidos pelo estatuto do estudante internacional regulado pelo Decreto-Lei n.º 36/2014, de 10 de março, alterado e republicado pelo Decreto-Lei n.º 62/2018, de 6 agosto. Documentos a consultar:
Regulamento dos Concursos Especiais de Acesso e de Ingresso no Ensino Superior na Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, especialmente o Capítulo VI, artigos 34.º e 35.º
Decreto-Lei n.º 113/2014, de 16 de julho alterado pelo Decreto-Lei n.º 63/2016 de 13 de setembro – Regula os concursos especiais para acesso e ingresso no ensino superior
Vagas
Licenciatura em Educação Básica: 2
Licenciatura em Educação Social: 1
Calendário
table id=44 /
Instrução do Processo de Candidatura
O processo de candidatura é instruído, presencialmente nos SGA da ESEPF, com os seguintes documentos:
Boletim de candidatura disponível nos SGA e no sítio da internet da ESEPF, devidamente preenchido;
Apresentação do documento de identificação civil (BI, Cartão do Cidadão, Passaporte, Título de Residência;
Documento(s) comprovativo(s) da titularidade da habilitação com que se candidata, onde conste a classificação final do curso;
No caso de titulares de cursos superiores estrangeiros:
Documento comprovativo da equivalência a um curso superior nacional ou de reconhecimento e respetivo registo de um curso superior estrangeiro nos termos do Decreto-Lei n.º 341/2007, de 12 de outubro, com a respetiva classificação final; ou
Declaração do NARIC atestando que o Curso é de nível superior no país de origem.
Os titulares de Curso Médio, para além dos documentos mencionados nos pontos anteriores, devem apresentar certidão comprovativa de ser titular de um curso de Ensino Secundário (12º ano de escolaridade), de um curso complementar do ensino secundário ou dos 10/11º anos de escolaridade;
Procuração, quando for caso disso.
Da candidatura é entregue o comprovativo com o registo nominal dos documentos entregues e que instruem o processo, bem como o recibo referente aos emolumentos da taxa de candidatura.
Candidatura realizada nos Serviços Académicos da ESEPF
Antes de efetuar a sua candidatura presencial deve assegurar-se de que as candidaturas se encontram abertas. Deve igualmente verificar quais os documentos a submeter no momento da candidatura. Para efetuar a candidatura deve dirigir-se aos Serviços de Gestão Académica da ESEPF (segunda a sexta: 9h00-18h00). Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti | Rua Gil Vicente 138-142 | 4000-255 Porto Portugal
Reingresso
Candidaturas 2022/2023
Condições
- Ter estado matriculado e inscrito na ESEPF no curso a que se candidata ou em curso que o tenha antecedido;
- Não ter estado inscrito na ESEPF nesse curso no ano letivo anterior àquele em que pretende reingressar.
Documentos a Consultar
- Portaria n.º 181-D/2015, de 19 de junho, alterado por Portaria, nº 305/2016, de 6 de dezembro e por Portaria, nº 249-A/2019, de 5 de agosto – Regulamento dos Regimes de Reingresso e de Mudança de Par Instituição/Curso no Ensino Superior.
- Regulamento dos Regimes de Reingresso e de Mudança de Par Instituição/Curso da Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti.
Vagas
O reingresso não está sujeito a limitações quantitativas.
Como fazer a candidatura
Calendário para apresentação de candidatura:
Edital | Candidaturas | Publicação dos Resultados | Matrículas e Inscrições | |
---|---|---|---|---|
Fase única | Edital | 01 julho a 24 outubro | Até 27 outubro | Até 28 outubro |
Instrução do Processo de Candidatura
O processo é instruído, através de envio por e-mail para: serv.admin.academicos@esepf.pt, com:
- Requerimento, devidamente preenchido;
- Documento de Identificação (bilhete de identidade; cartão de cidadão; passaporte) ou Declaração dos dados de identificação;
- Comprovativo do pagamento da candidatura;
- Procuração, quando for caso disso.
O processo tem um custo de € 100,00 (cem euros), que deve ser efetuado por transferência bancária:
Província Portuguesa do Instituto das Irmãs de Santa Doroteia
IBAN PT50 001800031503518102091
BIC SWIFT TOTA PTPL
Moeda EUR
Para esclarecimento de dúvidas contacte: serv.admin.academicos@esepf.pt
Condições
Ter estado matriculado e inscrito na ESEPF no curso a que se candidata ou em curso que o tenha antecedido;
Não ter estado inscrito na ESEPF nesse curso no ano letivo anterior àquele em que pretende reingressar.
Documentos a consultar
Portaria n.º 181-D/2015, de 19 de junho, alterado por Portaria, nº 305/2016, de 6 de dezembro – Regulamento dos Regimes de Reingresso e de Mudança de Par Instituição/Curso no Ensino Superior.
Vagas
O reingresso não está sujeito a limitações quantitativas.
Calendário
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Instrução do Processo
O processo é instruído, presencialmente nos SGA da ESEPF, com os seguintes documentos:
Requerimento disponível nos SGA, devidamente preenchido;
Apresentação do documento de identificação civil (BI, Cartão do Cidadão, Passaporte, Título de Residência);
Procuração, quando for caso disso.
Candidatura realizada nos Serviços Académicos da ESEPF
Antes de efetuar a sua candidatura presencial deve assegurar-se de que as candidaturas se encontram abertas. Deve igualmente verificar quais os documentos a submeter no momento da candidatura. Para efetuar a candidatura deve dirigir-se aos Serviços de Gestão Académica da ESEPF (segunda a sexta: 9h00-18h00):Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti | Rua Gil Vicente 138-142 | 4000-255 Porto Portugal
Mudança de Par Instituição/Curso
Candidaturas 2022/2023
Condições
Cursos de licenciatura:
- Ter estado matriculado e inscrito noutro par instituição/curso e não o ter concluído;
- Ter realizado os exames nacionais do ensino secundário correspondentes às provas de ingresso fixadas para esse curso, na ESEPF, para esse ano, no âmbito do regime geral de acesso;
- Ter, nesses exames, a classificação mínima (95 – escala de 0 a 200) exigida pela ESEPF, nesse ano, no âmbito do regime geral de acesso.
Outras informações:
Os exames podem ter sido realizados em qualquer ano letivo.
No ano letivo em que o estudante tenha sido colocado em par instituição/curso de ensino superior ao abrigo de qualquer regime de acesso e ingresso e se tenha matriculado e inscrito, não é permitida a mudança de par instituição/curso.
Mestrados de habilitação para a docência:
- Ter estado matriculado e inscrito noutro par instituição/curso e não o ter concluído;
- Ser titular da Licenciatura em Educação Básica (art.º 18.º do Decreto-Lei nº 79/2014 de 14 de maio)
Outras informações:
É ainda condição geral de admissão aos presentes ciclos de estudos o domínio, oral e escrito, da língua portuguesa e o domínio das regras essenciais da argumentação lógica e crítica, conforme o estipulado no art.º 17.º, ponto 1, do Decreto-Lei nº 79/2014 de 14 de maio, que será aferido através de prova escrita e oral. Para mais informações sobre a realização destas provas, consultar a página da ESEPF ou os Serviços Académicos
No ano letivo em que o estudante tenha sido colocado em par instituição/curso de ensino superior ao abrigo de qualquer regime de acesso e ingresso e se tenha matriculado e inscrito, não é permitida a mudança de par instituição/curso.
Documentos a Consultar
- Portaria n.º 181-D/2015, de 19 de junho, alterado por Portaria, nº 305/2016, de 6 de dezembro e por Portaria, nº 249-A/2019, de 5 de agosto – Regulamento dos Regimes de Reingresso e de Mudança de Par Instituição/Curso no Ensino Superior.
- Regulamento dos Regimes de Reingresso e de Mudança de Par Instituição/Curso da Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti.
- Decreto-Lei nº 79/2014 de 14 de maio – Regime jurídico da habilitação profissional para a docência na educação pré-escolar e nos ensinos básico e secundário.
Vagas
Licenciatura em Educação Básica: 4
Licenciatura em Educação Social: 2
Mestrado em Educação Pré-Escolar: em breve
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico: em breve
Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico: em breve
Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico: em breve
Como fazer a candidatura
Calendário para apresentação de candidatura:
Edital | Candidaturas | Publicação dos Resultados | Reclamação | Matrículas e Inscrições | |
---|---|---|---|---|---|
1ª Fase | Edital | 01 a 22 julho | 28 julho | 28 a 29 julho | 29 julho a 03 agosto |
Instrução do Processo de Candidatura
O processo é instruído, através de envio por e-mail para: serv.admin.academicos@esepf.pt, com:
- Requerimento, devidamente preenchido;
- Documento de Identificação (bilhete de identidade; cartão de cidadão; passaporte) ou Declaração dos dados de identificação;
- Ficha dos exames nacionais do ensino secundário, emitida pelo Ministério da Educação (Ficha ENES) ou historial da candidatura ao Ensino Superior, emitido pela DGES. Para o obter consulte: http://www.dges.gov.pt/pt/pagina/formularios;
- Documento(s) comprovativo(s) com a classificação do 12.º ano ou equivalente (ano pré-universitário) e as classificações das provas específicas (ou exames nacionais equivalentes) para os candidatos provenientes do ensino superior estrangeiro;
- Documento comprovativo de matrícula e inscrição do estabelecimento de ensino superior em que esteve inscrito;
- Diploma com todas as unidades curriculares realizadas no Ensino Superior com indicação do número de ECTS;
- Os titulares de Curso Médio, para além dos documentos mencionados nos pontos anteriores, devem apresentar certidão comprovativa de ser titular de um curso de Ensino Secundário (12º ano de escolaridade), de um curso complementar do ensino secundário ou dos 10/11º anos de escolaridade;
- Comprovativo do pagamento da candidatura;
- Procuração, quando for caso disso.
Informação:
Os processos de estudantes da ESEPF são instruídos apenas de acordo com as alíneas 1 e 2.
Todos os documentos emitidos por instituições de ensino estrangeiras devem ser validados pela inclusão da Apostilha de Haia ou por certificação consular. Deverão ser apresentados os documentos originais para efeitos de cópia certificada. Os originais deverão estar traduzidos para a língua Portuguesa.
A candidatura tem um custo de € 100,00 (cem euros), que deve ser efetuado por transferência bancária:
Província Portuguesa do Instituto das Irmãs de Santa Doroteia
IBAN PT50 001800031503518102091
BIC SWIFT TOTA PTPL
Moeda EUR
Para esclarecimento de dúvidas contacte: serv.admin.academicos@esepf.pt