Em regime blended-learning

CandidaturasDescriçãoPlano de EstudosPreçário

Condições de acesso

Podem candidatar-se ao ciclo de estudos:

  • Titulares do grau de licenciado ou equivalente legal;
  • Titulares de um grau académico superior estrangeiro conferido na sequência de um 1.º ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha por um Estado aderente a este Processo;
  • Titulares de um grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado pelo órgão científico estatutariamente competente da ESEPF;
  • Detentores de um currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido como atestando capacidade para realização deste ciclo de estudos pelo órgão científico estatutariamente competente da ESEPF. 

Condições de ingresso

  • São admitidos candidatos à matrícula na Pós-graduação, detentores do grau de licenciado, ou equivalente legal, nas áreas de Educação de Infância e Professores do Ensino Básico e Secundário, assim como nas áreas das Ciências da Educação.
  • Outros profissionais de instituições educativas que desempenhem funções de supervisão ao nível de cargos de liderança intermédia e que sejam detentores de um currículo escolar, científico ou profissional que tenha sido reconhecido, pelo Conselho Técnico-científico da ESEPF, como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos.

Critérios de seriação

Descrição

Como área disciplinar, a Supervisão é um corpo de conhecimentos, estratégias, metodologias e instrumentos que permite:

  • a avaliação do desempenho docente, numa ótica formadora;
  • a análise, coordenação e orientação das atividades pedagógicas;
  • a adoção de estilos de liderança eficientes e eficazes, assentes num justo equilíbrio entre tarefas/objetivos e a preocupação com as pessoas/grupos;
  • a análise, coordenação e orientação das atividades pedagógicas, numa vertente reflexiva e interativa;
  • a identificação de necessidades de desenvolvimento, pessoal e profissional, com vista à criação e negociação de condições para aprendizagem contínua.

No atual contexto da carreira docente, a formação em Supervisão Pedagógica pode configurar-se como a via privilegiada para se poder assumir, fundamentada e conscientemente, as responsabilidades de coordenação, enquadramento e avaliação de equipas de professores e agentes educativos.

Objetivos

No final da Pós-Graduação em Supervisão Pedagógica, os participantes estarão capacitados para assumir uma postura profissional como orientador/a e supervisor de professores consentânea com as exigências que se colocam ao exercício da profissão, no âmbito do atual Estatuto da Carreira Docente. Para tal, saberão …

  • adotar e implementar estratégias supervisivas adequadas e eficazes;
  • gerir ações de formação (do diagnóstico de necessidades à avaliação da formação);
  • liderar e gerir equipas de trabalho, motivando/envolvendo os professores para as aprendizagens e o trabalho docente;
  • avaliar o desempenho docente, numa ótica formativa;
  • elaborar e gerir projetos de intervenção/investigação.

Destinatários

Educadores e Professores de todos os níveis de ensino dispondo de licenciatura e com experiência profissional relevante. 

Coordenação

Clara Craveiro.

Diploma

A aprovação no Curso concede Diploma de Estudos Pós-graduados. Esta Pós-graduação será submetida ao CCPFC de Braga para conferir aos estudantes que tenham, pelo menos, cinco anos de serviço docente efetivo, a Especialização em Supervisão Pedagógica (Cf. Carta Circular CCPFC-FE Nº 1/2013, do CCPFC). 

Vagas

30

Plano de Estudos

Unidade curricularHorasECTS
PresenciaisOnlineTotal
Modelos e Práticas de Supervisão Pedagógica2040609
Avaliação em Supervisão2030508
Investigação Educacional1015253
Dimensão Pessoal em Supervisão1530457
Formação de Formadores e Desenvolvimento Profissional1525405
Projeto de Investigação/Intervenção2525508
Totais:27040

Consulte aqui o preçário completo.

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