ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DE PAULA FRASSINETTI
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Institucional

Entidade Instituidora detém uma rede educativa nacional e lusófona

A Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti (ESEPF) pertence à Congregação das Irmãs Doroteias que dinamiza uma vasta rede internacional de instituições educativas em 16 países as quais, no seu conjunto, mobilizam 5 mil professores para ensinarem 42 mil alunos. No espaço europeu, integra a Rede Educa-Dor de 22 instituições educativas; em Portugal, articula-se com os onze (11) centros educativos da Congregação que educam alunos em todos os níveis de ensino, desde a creche ao ensino superior. No ensino superior, a ESEPF junta-se, no Brasil, à Faculdade Frassinetti do Recife (FAFIRE) estando ainda a desenvolver esforços para criar ensino superior em países africanos.

 

Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti

Constituída em 22 de outubro de 1963, e inspirada nas intuições pedagógicas e na prática educacional de Santa Paula Frassinetti – fundadora das Irmãs Doroteias –, é missão da Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti [ESEPF] formar integralmente profissionais, na área da Educação, de excelência científica e pedagógica reconhecida, através da articulação do estudo, do ensino e da investigação científica orientada, cuja ação venha a contribuir para uma sociedade mais justa e solidária, própria de uma cultura da vida.
O art.º 2.º dos Estatutos da ESEPF enunciam os seus objetivos fundamentais: “a) A qualificação profissional de alto nível dos seus formandos, em sede de 1.º e 2.º ciclo de estudos, formação pós-graduada, formação especializada e formação contínua; b) A formação intelectual, cultural, social e ética dos seus formandos; c) A promoção da investigação científica orientada e da produção de conhecimento em ligação à sociedade; d) A prestação de serviços à comunidade e de apoio ao desenvolvimento integral da pessoa humana.”
O que distingue o projeto educativo, científico e cultural da ESEPF é a ação quotidiana das pessoas que o protagonizam no interior de um ambiente educativo com identidade, isto é, professores e colaboradores qualificados e alinhados com o perfil preconizado pela entidade instituidora e estudantes motivados e disponíveis para encetarem um percurso de formação integral, ação educativa que materializa “um estilo de educar” a partir de uma “marca de família”.

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