ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DE PAULA FRASSINETTI
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Pós-Graduações

Redes de intervenção em infância: estudos integrados

Aceite o desafio de potenciar a diferença e a inovação numa visão integrada da infância…

Descrição

Esta Pós-graduação surge a pensar nos desafios atuais que se colocam aos profissionais em infância face à diversidade de contextos socioeducativos habitados pelas crianças e famílias de hoje, num quadro de crescente complexidade nacional e global.
Abordagens interdisciplinares e um trabalho estreito de parcerias, entre os vários agentes educativos, permitem uma intervenção sustentada e renovada que contribuirá para uma visão integrada da Infância.
Assim, propomos um espaço de formação e reflexão onde diferentes profissionais construam um saber alicerçado em conceitos emergentes de Infância, com vista a intervenções diferenciadoras e complementares.
Esta formação apresenta uma estrutura inovadora quanto à organização curricular, recorrendo a seminários e aulas abertas suportadas pela criação de sinergias entre instituições de ensino superior, de investigação e parceiros educativos.

Objetivos

  • Desenvolver uma abordagem interdisciplinar sobre a Infância e as crianças contribuindo para uma visão transversal e global
  • Proporcionar uma formação inovadora e avançada aos profissionais em infância
  • Contribuir para o conhecimento das políticas públicas e das respostas sociais destinadas à infância
  • Construir conhecimentos e saberes acerca do desenvolvimento e da aprendizagem da criança de uma forma integrada e em colaboração com outros profissionais numa perspetiva interdisciplinar
  • Construir propostas investigativas coerentes com o princípio de participação das crianças, respeitando os inerentes princípios éticos

Destinatários

Profissionais em Infância: Educadores de Infância; Educadores Sociais; Técnicos de intervenção socioeducativa; Psicólogos; Professores; Profissionais de Saúde; Profissionais de educação em contextos não formais (ludotecas, bibliotecas, e outros serviços educativos e instituições culturais); Membros de direção de escolas e agrupamentos e de estruturas socioeducativas de gestão intermédia.

Coordenação

Ivone Neves e Paula Pequito.

Duração e funcionamento

6 meses (abril a outubro 2018); 3ª e 4ª das 17h00 às 22h00.

Vagas

mínimo 15, máximo 25.

Unidades curriculares Área científica Horas ECTS Corpo docente
Sociologia da Infância e Direitos da Criança CSC 30 5 Gabriela Trevisan
Projetos e inovação na Educação de Infância CE 30 5 Paula Pequito
Politicas Sociais para a Infância CSC 30 5 Florbela Gandra
Educação e Formação do Profissional em Infância CE 30 5 Ivone Neves
Investigação em Infância e Educação CE 30 5 Paula Medeiros /
Gabriela Trevisan
Seminários Especializados Temáticos
Neuroeducação
Crianças, tecnologia e aprendizagem
CE 20
20
3
3
Júlio Sousa
Ana Pinheiro
Projeto Interdisciplinar em rede CE 60 9 Ivone Neves /
Paula Pequito

Condições de acesso

Podem candidatar-se ao acesso:

  1. Titulares do grau de licenciado ou equivalente legal;
  2. Titulares de um grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado pelo Conselho Técnico- científico da ESEPF;
  3. Detentores de um currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido como atestando capacidade para realização deste curso pelo Conselho Técnico-científico da ESEPF.

Condições de ingresso

Candidatos com formação em: Educação, Educação de Infância, Educação Social, Intervenção Socioeducativa, Psicologia, Saúde, Gestão e Administração Escolar.

Calendário para apresentação de candidatura 2018/2019

Edital Candidaturas Publicação dos Resultados Matrículas e Inscrições

1ª Fase

Edital 13 a 26 de março 27 de março 28 de março a 3 de abril

2ª Fase

Edital 27 de março a 30 de abril 2 de maio 3 a 7 de maio

 

 

Critérios de seriação

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