ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DE PAULA FRASSINETTI
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Pós-Graduações

Pós-Graduação em Educação e Cuidados em Creche

Descrição

A ESE de Paula Frassinetti considera importante e necessário contribuir para a formação de profissionais de educação que exercem a sua atividade em creche. A pertinência desta proposta decorre do reconhecimento da perspetiva de Brazelton e Greenspan (2002) quando referem que não é possível negligenciar a educação das crianças nos primeiros anos de vida.
É sabido que o desenvolvimento da criança depende dos contextos em que está inserida, aí ela experimenta, conhece e aprende coisas acerca do mundo e da realidade que a rodeia. Neste cenário se pode afirmar que a qualidade dos ambientes, das experiências e dos cuidados que são prestados às crianças são decisivos para o seu desenvolvimento e aprendizagem. O caráter educativo da criança em creche exige a presença de um profissional de educação que implemente propostas educativas articuladas com os cuidados básicos das crianças. A qualidade e a concretização destes aspetos estão, decisivamente, ligadas à formação dos profissionais de educação que trabalham nessa realidade.
A ESE de Paula Frassinetti, possuidora de uma longa experiência na formação de profissionais de educação, está empenhada em contribuir para especializar profissionais dotados com mais e melhores competências no exercício das suas funções.

Objetivos

  • Atuar em creche, desenvolvendo práticas de qualidade;
  • Intervir respeitando a especificidade do contexto e das crianças em idade de creche;
  • Desempenhar um trabalho de qualidade, com intencionalidade educativa e um projecto de intervenção próprio, utilizando a observação, a documentação, a planificação, a avaliação e a investigação;
  • Promover o envolvimento parental e intervir na comunidade;
  • Interagir com a equipa de trabalho e com os vários “outros” que interferem na vida da criança;
  • Contribuir para a mudança e a melhoria da qualidade dos serviços de atendimento à primeira infância em ambiente de creche;
  • Contribuir para a definição do perfil do educador de creche;
  • Desenvolver atitudes de investigação, reflexãio e partilha de experiências numa perspectiva de desenvolvimento profissional.

Destinatários

Educadores de infância, diretores/coordenadores pedagógicos de creches e outros profissionais de educação que trabalhem em instituições educativas para a infância.

Organização e Horário

2 Semestres com 45 unidades de crédito ECTS.

5ª feiras das 17h00 às 22h00.
Sábados das 09h00 às 14h00.

Coordenação

Maria Clara de Faria Guedes Vaz Craveiro

Vagas

30


Unidade curricular Componente Horas ECTS
Contacto Total

Investigação educacional

Formação Geral em Ciências da Educação

25
(10T; 10TP; 5 OT)

75

3

Perspetivas sobre desenvolvimento e aprendizagem

30
(15T; 10TP; 5 OT)

100

4

Pedagogia da 1ª infância

Formação Específica na área de Especialização

45
(20T; 20TP; 5 OT)

175

7

Experiências educativas e domínios integrados do desenvolvimento da criança

50
(25T; 25TP)

200

8

Avaliação e qualidade em creche

45
(20T; 20TP; 5 OT)

175

7

Organização e intervenção educativa em creche

45
(20T; 25TP)

175

7

Conceção de trabalho de projeto

Formação Orientada para o Projeto

55
(20S; 5 OT; 30TC)

225

9

 

Condições de acesso

Podem candidatar-se ao acesso:

  1. Titulares do grau de licenciado ou equivalente legal;
  2. Titulares de um grau académico superior estrangeiro conferido na sequência de um 1.o ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha por um Estado aderente a este Processo;
  3. Titulares de um grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado pelo órgão científico estatutariamente competente da ESEPF;
  4. Detentores de um currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido como atestando capacidade para realização da pós-graduação pelo órgão científico estatutariamente competente da ESEPF.

Condições de ingresso

Candidatos com formação em domínios da educação.

Calendário para apresentação de candidatura 2018/2019

Edital Candidaturas Entrevistas Publicação dos Resultados Matrículas e Inscrições

1ª Fase

Edital 11 de junho a 16 de julho 12 de junho a 23 de julho (a combinar com o candidato) 26 de julho 27 de julho a 03 de agosto

2ª Fase

Edital 17 de julho a 05 de setembro 18 a 27 de julho e 03 a 07 de setembro (a combinar com o candidato) 13 de setembro 14 a 20 de setembro

3ª Fase

Edital 06 a 23 de setembro 07 a 24 de setembro (a combinar com o candidato) 27 de setembro 28 de setembro a 04 de outubro

4ª Fase

Edital 24 de setembro a 01 de outubro 25 de setembro a 02 de outubro (a combinar com o candidato) 04 de outubro 05 a 10 de outubro

 

Critérios de seriação

Baixe aqui o ficheiro comprimido com o CV Modelo Europeu

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