ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DE PAULA FRASSINETTI
  • Baos Festas Baos Festas
  • Academia de Saberes Academia de Saberes

Notícias

Pequenos cientistas ao encontro da Ciência

22 e 27 de novembro de 2016

A ESEPF marca, mais uma vez, presença, através da oficina “Pequenos cientistas ao encontro da Ciência“, na Semana da Ciência e da Tecnologia sob o tema “Quem são os nossos cientistas?”, proporcionando às crianças das escolas do 1º CEB e a estudantes que frequentam a Formação de Professores no ensino superior, oportunidades de observação científica e contacto com cientistas portugueses. Desta vez com a Doutora Sofia Costa de Oliveira, coordenadora científica da FASTinov que recebeu, em julho deste ano, 2,6 milhões de euros da Comissão Europeia para lançar no mercado um kit de diagnóstico clínico da suscetibilidade das bactérias aos antibióticos e investigadora do Serviço de Microbiologia da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP), distinguido em março deste ano com uma bolsa de 10 mil euros para financiar um projeto que visa criar novas formas de tratar as infeções fúngicas.

Pequenos cientistas ao encontro da Ciência

Este workshop tem como objetivo dar a conhecer alguns cientistas e mostrar como estes influenciaram o mundo. Os cientistas escolhidos são exemplos de várias épocas, apresentados segundo uma lógica de introdução e finalização com um cientista importante no ensino experimental, complementado com três outros cientistas apresentados por ordem cronológica, de domínios científicos diversos. São eles: Nuno Grande, Padre Himalaia, Branca Edmée Marques, Edgar Cardoso, Mariano Gago. Cada um destes cientistas contribuíram em diferentes áreas científicas e, por isso, a nossa escolha foi no sentido de oferecer diversidade às crianças que nos virão visitar. Entre vídeos, experiências e análises biográficas sublinha-se a importância dos cientistas na nossa vida, das suas descobertas e nas mudanças que ocorreram fruto do seu trabalho. Um outro objetivo é mostrar que os cientistas são pessoas com uma vida normal como todas as outras. Por isso, os alunos terão a possibilidade de conversar e dialogar com uma cientista, a doutora Ana Sofia Costa de Oliveira, afim do esclarecerem algumas dúvidas, como por exemplo: afinal, o que é ser cientista?

Organizado pelo 1ºano do Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2º Ciclo do Ensino Básico:
Ciliana Oliveira, Filipa Freitas, Joana Costa, Maria João Fernando, Raquel Moreira e Teresa Castro, e pelas docentes Margarida Quinta e Costa e Isilda Monteiro.

A atividade realizar-se-á com duas turmas do 4º ano do Colégio da Nossa Senhora da Paz (dia 22 de novembro) e duas turmas do 2º ano da Escola Básica nº2 do Viso e da Escola Básica de S. Miguel de Nevogilde (dia 27 de novembro).

Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti: Rua Gil Vicente, Porto | Tel. +351 225 573 420/5 | facebook | Mapa do site | Eduroam | CV DeGóis DeGóis | © ESEPF.2017