ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DE PAULA FRASSINETTI
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Formação Contínua

Formação de curta duração

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2018
Abr a jun

A cozinha e as suas múltiplas possibilidades pedagógicas

Objetivos
Explorar diversos materiais da cozinha como recurso para a produção de tintas e impressões alternativas e artesanais; Fomentar a imaginação e a criatividade; Fomentar a importância da utilização de materiais do cotidiano de forma divertida e funcional; Sensibilizar para a importância dos recursos alternativos como estratégia facilitadora da aprendizagem.

Walter Almeida

26 de maio (9h às 14h); ESEPF

Ação de Curta Duração de 5h que releva para os efeitos previstos no Estatuto da Carreira Docente segundo o Decreto-Lei nº 22/2014 de 11 de fevereiro, na área da docência, ou seja, áreas do conhecimento, que constituem matérias curriculares nos vários níveis de ensino.

5h | €30 para um mínimo de 15 formandos

O carimbo como recurso para a produção de livros

Objetivos
Explorar o carimbo como recurso pedagógico e artístico; Fomentar a imaginação e a criatividade através da utilização de formas recortadas; Explorar a técnica como recurso para a produção de um livro. Valorizar a troca de materiais como estratégia e recurso para o trabalho coletivo.

Walter Almeida

19 de maio (9h às 14h); ESEPF

Ação de Curta Duração de 5h que releva para os efeitos previstos no Estatuto da Carreira Docente segundo o Decreto-Lei nº 22/2014 de 11 de fevereiro, na área da docência, ou seja, áreas do conhecimento, que constituem matérias curriculares nos vários níveis de ensino.

5h | €30 para um mínimo de 15 formandos

Estamparia - O carimbo, o módulo, o padrão e a reciclagem têxtil

Objetivos
Explorar o carimbo como recurso pedagógico e artístico; Fomentar a imaginação e a criatividade através da utilização de formas recortadas; Explorar a técnica como recurso para a produção de padrões. Valorizar a azulejaria de fachada como inspiração para a produção de matrizes. Reconhecer a importância prática do conceito de simetria, padrão, módulo, múltiplos; Fomentar a reciclagem de têxteis (t-shirts, lenços, toalhas de mesa, almofadas….) como suporte para as impressões.

Walter Almeida

12 de maio (9h às 14h); ESEPF

Ação de Curta Duração de 5h que releva para os efeitos previstos no Estatuto da Carreira Docente segundo o Decreto-Lei nº 22/2014 de 11 de fevereiro, na área da docência, ou seja, áreas do conhecimento, que constituem matérias curriculares nos vários níveis de ensino.

5h | €30 para um mínimo de 15 formandos

Impressão divertida com gelatina

Objetivos
Explorar a gelatina como recurso pedagógico e artístico; Fomentar a imaginação e a criatividade através da utilização de formas recortadas em papel; Valorizar os recortes como matrizes para a produção de provas; Explorar as cores primárias e as suas possibilidades cromáticas para a produção de cores secundárias; Valorizar esta técnica de impressão como recurso para a ilustração de textos, cartazes e cartões.

Walter Almeida

5 de maio (9h às 14h); ESEPF

Ação de Curta Duração de 5h que releva para os efeitos previstos no Estatuto da Carreira Docente segundo o Decreto-Lei nº 22/2014 de 11 de fevereiro, na área da docência, ou seja, áreas do conhecimento, que constituem matérias curriculares nos vários níveis de ensino.

5h | €30 para um mínimo de 15 formandos

Aquisição da Linguagem na Infância – potenciar o sucesso

Objetivos
Informar acerca da importância da estimulação precoce da linguagem oral.
Conhecer acerca dos padrões globais de desenvolvimento linguístico nas faixas etárias situadas entre os 15 e os 30 meses.
Oferecer estratégias globais de fomento à emergência linguística tanto normativa como desviada.

Rosa Maria Lima

28 de abril (9h às 14h); ESEPF

Ação de Curta Duração de 5h que releva para os efeitos previstos no Estatuto da Carreira Docente segundo o Decreto-Lei nº 22/2014 de 11 de fevereiro, na área da docência, ou seja, áreas do conhecimento, que constituem matérias curriculares nos vários níveis de ensino.

5h | € 20 para um mínimo de 15 formandos

Covetes que imprimem e impressionam

Objetivos
Explorar a reutilização de materiais de desperdício e alternativos como recurso pedagógico e artístico; Fomentar a imaginação e a criatividade; Explorar formas variadas para a criação de composições originais e divertidas; Valorizar esta técnica de impressão como recurso para a ilustração de textos, cartazes e cartões e produção de livros; Explorar a técnica como meio privilegiado para a impressão em papel e têxtil.

Walter Almeida

21 de abril (9h às 14h); ESEPF

Ação de Curta Duração de 5h que releva para os efeitos previstos no Estatuto da Carreira Docente segundo o Decreto-Lei nº 22/2014 de 11 de fevereiro, na área da docência, ou seja, áreas do conhecimento, que constituem matérias curriculares nos vários níveis de ensino.

5h | €30
2017
Abr a jun

O envolvimento parental na Educação de Infância: fundamentos e práticas –Projeto EQUAP

Esta ação é gratuita mas de inscrição obrigatória on-line.

Objetivos
Destacar a importância do envolvimento parental em contextos de educação de infância; Divulgar e promover práticas e estratégias de envolvimento parental. Programa Apresentação do projeto EQUAP (Enhancing Quality In Early Childhood Education Through Participation), [Melhorar a qualidade da Educação de Infância através do envolvimento parental]; Importância do envolvimento parental; Partilha e discussão de práticas de envolvimento parental.

Miguel Prata Gomes; Brigite Silva; Ivone Neves

26 abril (16:00h-19:00h); ESEPF

3h | Gratis

+info

Out a dez - 2016

A "pedagogia" do livro: ferramentas para redescobrir o prazer de ler

Objetivos
Dar a conhecer o livro infantojuvenil como objeto promotor da leitura; Dar a conhecer diferentes tipologias de livros infantojuvenis; Mostrar as qualidades e potencialidades do livro infantojuvenil como ferramenta de promoção da leitura.

Público-alvo
Educadores de infância; professores do Ensino Básico; professores bibliotecários; técnicos de Biblioteca; pais … e a todos os que partilhem a paixão pelos livros e pela leitura.

Maria João Mota Pinto da Silva

1ª Sessão - 26 de novembro (sáb) - 9h30 às 13h00
2ª Sessão - 12 de dezembro (seg) - 9h00 às 12h30

Ler é descobrir caminhos, procurar aventuras … é sentir o prazer de sonhar acordado! No entanto, nos dias de hoje, é transmitida às nossas crianças e jovens uma “pedagogia” de leitura préselecionada com conotação de trabalho que se sobrepõem à “pedagogia” de leitura autónoma por prazer. Compete assim ao “educador” descobrir e utilizar ferramentas que incentivem e cativem o pequeno leitor para o livro e para a leitura. Mas como? Atualmente, o livro infantojuvenil tornou-se numa das melhores ferramentas de promoção da leitura, isto porque, estes pequenos objetos sofreram grandes alterações a nível de imagem, formato, conceito e conteúdo. Sem fugir ao conto fantástico, estes “objetos literários” trazem-nos, hoje, temáticas mais sociais, emotivas, humorísticas e quotidianas, todas abordadas de forma percetível para o jovem leitor. Desta forma, este consegue rever-se no livro e experienciar emoções que lhe são mais apelativas, divertidas e lúdicas, sentindo assim curiosidade e empatia pelo objeto livro, logo, sentindo prazer na leitura do mesmo.

7h | €35,00

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Nota

As ações só se realizam com um número mínimo de participantes.

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