Departamento de Formação em Educação Social

Pós-graduação inovação educacional inclusiva - Ubuntu para educadores
1° Ano - Anual Metodologias e conceção de Trabalho de Projeto
Objetivos de aprendizagem
- Identificar, selecionar e utilizar metodologias e ferramentas adequadas a cada contexto / desafio. - Conhecer, compreender e utilizar o método e ferramentas Ubuntu - Conhecer e saber utilizar a aprendizagem cooperativa em contextos educativos diversos - Saber aplicar a auto e heteroscopia como instrumentos de autoconhecimento, questionamento e desenvolvimento pessoal e profissional - Desenvolver o pensamento crítico e a autonomia reflexiva - Conhecer as principais perspetivas sobre o conceito de empreendedorismo social - Promover a criatividade e atitude empreendedora

Conteúdos programáticos
1. Educação, Formação e trabalho de projeto : compromissos, desafios e exigencias dos educadores nas sociedades contemporâneas 2. A educação não formal: princípios , métodos e ferramentas Ubuntu 3. A aprendizagem cooperativa : princípios e técnicas de implementação e desenvolvimento 4. O profissional reflexivo : paradigmas e instrumentos de ativação do pensamento reflexivo e de desenvolvimento pessoal e profissional 4.1 O portfólio reflexivo como instrumento de natureza reflexiva e crítica 4.2 A auto e heteroscopia como instrumentos metodológicos de formação 5.O empreendorismo social 5.1 A abordagem americana e a europeia 5.2 Introdução ao trabalho de projeto: identificação de problemas sociais não resolvidos

Avaliação
Exposição, análise de documentos, debate, visionamento de vídeos, realização de jogos e dinâmicas grupais, trabalho individual e de grupos. A metodologia de ensino recorrerá a exposição para enquadrar cada temática priveligiando a análise, discussão e debate de casos /situações práticas que impliquem ativamente os estudantes, sustentada na aprendizagem cooperativa, bem como, na reflexão e pesquisa individual de modo a promover a sua autonomia reflexiva e pensamento crítico de cada estudante. Os estudantes serão também desafiados a conhecer e vivenciar o método Ubuntu e ferramentas de educação não-formal, de modo a compreenderem a sua utilização e adequação a diferentes contextos de trabalho. Nas OT os estudantes serão apoiados na escolha da problemática do projeto de empreendedorismo social que irão desenvolver na UC de Trabalho de Projeto Avaliação e ponderação: Elaboração de um trabalho escrito individual = 70% Apresentação oral em sala de aula do trabalho = 30%

Bibliografia
Cortesão, L. (2012). Professor: Produtor e/ou tradutor de conhecimentos? Trabalhando no contexto do arco-íris sociocultural da sala de aula. Educação & Realidade, Vol.37 (3), 723-739. Freitas, L. V. & Freitas, C. M. V. (2003). Aprendizagem cooperativa. Porto: Edições Asa (Col. Guias práticos) Vieira, F. (2010). Formação reflexiva de professores e pedagogia para a autonomia: Para a constituição de um quadro ético e conceptual da supervisão. In F. Vieira, M. A. Moreira, I. Barbosa, M. Paiva & I. S. Fernandes, No Caleidoscópio da Supervisão. Imagens da Formação e da Pedagogia (2. ed., pp.15-45). Mangualde: Edições Pedago. Parente, C., Costa, D., Santos, M., & Amador, C. (2011). Empreendedorismo social: contributos teóricos para a sua definição. XIV Encontro Nacional de Sociologia 331 Industrial, das Organizações e do Trabalho Emprego e coesão social: da crise de regulação à hegemonia da globalização.