Departamento de Formação em Educação Social

Pós-graduação inovação educacional inclusiva - Ubuntu para educadores
1° Ano - Anual Dignidade Humana e Exclusão Social
Objetivos de aprendizagem
Na dimensão cognitiva (saber): Compreender a génese, a natureza e modelos de intervenção em processos de exclusão social e em contextos de vulnerabilidade e risco. Conteúdo e expressões sobre o(s) conceito(s) de "dignidade humana" e a sua promoção e restauração. Na dimensão instrumental (saber-fazer): Analisar e desenhar modalidades de intervenção em processos de exclusão social e de contextos de vulnerabilidade e risco. Identificar situações de atentados à dignidade humana. Desenvolver intervenções de promoção e restauração da dignidade humana. Na dimensão atitudinal (ser/estar): Foco nas forças e possibilidades do formador, formados e comunidade. Centrar a sua ação na valorização da dignidade humana. Ter pensamento crítico. Desenvolver a capacidade de diálogo.

Conteúdos programáticos
1. Génese e compreensão dos fenómenos de exclusão social 1.1. Da banalidade do mal aos 'bystanders' e perpetradores 1.2. Processos de legitimação dos fenómenos de exclusão social 1.3. Efeitos e consequências da exclusão social 2. A promoção da dignidade humana em contexto educativo 2.2. Educação para os direitos humanos 2.3. Dos discursos do ódio e do medo à coragem cívica 2.4. A teoria das forças como modelo de intervenção

Avaliação
Entende-se como fundamental o desenvolvimento de um processo de ensino/aprendizagem baseado na autonomia de pesquisa do(a) estudante, no trabalho cooperativo e no contato com a realidade socioeducativa. As metodologias ativas e diversificadas visam dotar o(a) estudante da capacidade de se apropriar de conceitos e analisar informação significativa, pessoalmente e em grupo. Para tal, realizará análise documental, participará em debates a partir de casos/temas/filmes propostos, dialogará criticamente a partir de problemáticas teórico-práticas suscitadas e testará os seus conhecimentos em momento avaliativo propriado, obtendo feedback. Avaliação e ponderação: Ensaio = 60% Discussão oral em grande grupo do Ensaio = 40%

Bibliografia
Frank, V. E. (2012) O Homem em Busca de um Sentido. Lua de Papel. ISBN 9789892319919 Hannah A. (2017) Eishmann em Jerusalém. Itaca. ISBN 9789899980716 Kennedy, K. (2017) Diz a verdade ao poder - um instrumento para agir e criar a mudança na sala de aula e além dela. Fundação Calouste Gulbenkian. Oliveira, A. (2016). A teoria das forças: referencial para a prática na intervenção social, Lisboa: Universidade Católica Editora. ISBN 9789725405093 Saleebey, D. (2005). The strengths perspective in social work practice (4 ed.), Boston: Pearson Education. ISBN 9780205011544 Tutu, D. (2010) Feitos para a Bondade. Editorial Bizâncio. ISBN 978972530459 Vanier, J. (1998) Becoming Human. London: Darton, Longman & Todd. ISBN 9780232523362 Zimbardo, P. (2007). The Lucifer effect: understanding how good people turn evil. New York: Random House. ISBN 97814000641