ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DE PAULA FRASSINETTI
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Centro de Investigação (CIPAF)

Linha 1 Formação de Professores e Desenvolvimento Humano
Esta linha investiga a variedade e a complementaridade das múltiplas dimensões convocadas no processo formativo, estabelecendo hipóteses explicativas entre formação (nas vertentes dos conhecimentos, das finalidades, dos modelos e das práticas) e as trajetórias de desenvolvimento humano e profissional, numa perspetiva promotora de inclusão social e dignidade humana. Integrando domínios como o da Supervisão pedagógica, Currículo e áreas de conhecimento científico, Didáticas específicas e Educação inclusiva e intercultural, os projetos que a suportam pretendem gerar conhecimentos e saber formativamente pertinentes e socialmente úteis, à luz de paradigmas contemporâneos de desenvolvimento humano.
Coordenadora: Daniela Gonçalves
Projetos
Competências Transversais dos Professores de Educação Básica (Educação de Infância, 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico)
Ensinar Bem, Aprender Melhor – Qualidade na Docência e Desenvolvimento Profissional Docente

 

Linha 2 Intervenção pela Educação: promoção de aprendizagens e qualificação das instituições
Esta linha focalizará problemáticas que potenciem e fundamentem novas visões de uma escola virada para a ação e que prepara para o risco, proporcionando desafios ambiciosos nos domínios pedagógico, artístico, filosófico, científico, atlético e social.
Um eixo investigativo que promoverá a identificação, avaliação e monitorização de formas inovadoras de apreender a realidade e de implementar respostas criativas e criadoras em situações e contextos em mudança, decorrentes de situações incertas e/ou imprevistas.
Constituirá também um referencial investigativo o modus operandi no processo de desenvolvimento de comunidades educativas competentes, fundadoras de uma cidadania mais ativa, participada e informada. Será também enquadrável nesta problematização a aferição da aplicabilidade e da funcionalidade da intervenção educativa alicerçada nos desafios das descobertas das neurociências, potencializadoras da emergência precoce do aluno professor e qualificadoras para novos repertórios de aprendizagens.
Coordenador: Júlio Sousa
Projetos

Investigar e reforçar a qualidade em contextos de Educação de Infância da Rede Diocesana Católica do Niassa (Moçambique)
Duração: fev. 2016–2018;
Investigador responsável (IR)- Brigite Silva
Equipa de investigação - Clara Craveiro; Ana Pinheiro; Júlio Sousa; Ana Aires (FEC); Isa Neves (FEC)

Projetos em apreciação
Problematizar a metodologia de projeto articulando e avaliando aprendizagens

 

Linha 3 Direitos Humanos e Intervenção Socioeducativa
Esta linha promove projetos de investigação que estabelecem a relação entre os múltiplos fenómenos e desafios da condição humana contemporânea – tendo os direitos humanos como a sua instância crítica – e a intervenção socioeducativa [espaço desenhado entre a área do trabalho social e a área da educação] de índole técnica, relacional e ética levada a efeito para refazer a dignidade humana e os laços sociais.
Coordenadora: Gabriela Trevisan
Projetos
Autonomização de vida de jovens institucionalizados: direito de participação, modelos de intervenção
Perspetivas sobre a inclusão digital: a participação dos seniores nas redes sociais
Trajetórias Socioprofissionais dos Educadores Sociais da ESEPF
Projetos em apreciação
Direitos Humanos e Infância. Da sujeição à subjetivação - os contos e a reinvenção dos valores para o reconhecimento de si e do Outro

 

Developing innovative teaching strategies to improve entrepreneurial skills and enhance performance of disadvantaged learners, and facilitate integration in schools
2016-1-UK01-KA201-024591
This project will employ the Mantle of the Expert system of teaching and intends to develop innovative teaching strategies to improve entrepreneurial skills and enhance performance of disadvantaged learners and facilitate integration in schools.
Parceiros MAT (UK); Woodrow First School (UK); Turves Green Boys School (UK); Pagev Mesleki ve Teknik Anadolu Lisesi (Turkey); Staatliches Schulamt in der Stadt Augsburg (Germany); ESEPF (Portugal)
Duração
out. 2016–out. 2018 (24 meses);
Investigador responsável na ESEPF Isabel Cláudia Nogueira
Equipa de Investigação Daniela Gonçalves, Margarida Quinta e Costa, Isilda Monteiro

 

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