ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DE PAULA FRASSINETTI
  • Call for papers 26
  • CANDIDATURAS 2019/20 CANDIDATURAS 2019/20
  • Conversas com... Conversas com...
  • Formação Discalculia Formação Discalculia

Centro de Investigação (CIPAF)

Linha 1 Formação de Professores e Desenvolvimento Humano
Esta linha investiga a variedade e a complementaridade das múltiplas dimensões convocadas no processo formativo, estabelecendo hipóteses explicativas entre formação (nas vertentes dos conhecimentos, das finalidades, dos modelos e das práticas) e as trajetórias de desenvolvimento humano e profissional, numa perspetiva promotora de inclusão social e dignidade humana. Integrando domínios como o da Supervisão pedagógica, Currículo e áreas de conhecimento científico, Didáticas específicas e Educação inclusiva e intercultural, os projetos que a suportam pretendem gerar conhecimentos e saber formativamente pertinentes e socialmente úteis, à luz de paradigmas contemporâneos de desenvolvimento humano.
Coordenadora: Daniela Gonçalves
Projetos
Competências Transversais dos Professores de Educação Básica (Educação de Infância, 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico)
Projetos Terminados
Ensinar Bem, Aprender Melhor – Qualidade na Docência e Desenvolvimento Profissional Docente

 

Linha 2 Intervenção pela Educação: promoção de aprendizagens e qualificação das instituições
Esta linha focalizará problemáticas que potenciem e fundamentem novas visões de uma escola virada para a ação e que prepara para o risco, proporcionando desafios ambiciosos nos domínios pedagógico, artístico, filosófico, científico, atlético e social.
Um eixo investigativo que promoverá a identificação, avaliação e monitorização de formas inovadoras de apreender a realidade e de implementar respostas criativas e criadoras em situações e contextos em mudança, decorrentes de situações incertas e/ou imprevistas.
Constituirá também um referencial investigativo o modus operandi no processo de desenvolvimento de comunidades educativas competentes, fundadoras de uma cidadania mais ativa, participada e informada. Será também enquadrável nesta problematização a aferição da aplicabilidade e da funcionalidade da intervenção educativa alicerçada nos desafios das descobertas das neurociências, potencializadoras da emergência precoce do aluno professor e qualificadoras para novos repertórios de aprendizagens.
Coordenador: Júlio Sousa
Projetos

Duração: fev. 2016–2018
Investigador responsável (IR) - Brigite Silva
Equipa de investigação - Clara Craveiro; Ana Pinheiro; Júlio Sousa; Ana Aires (FEC); Isa Neves (FEC)

Duração: fev. 2016–fev. 2019
Investigador responsável (IR) - Paula Pequito
Equipa de investigação - Ivone Neves, Susana Pires

 

Linha 3 Direitos Humanos e Intervenção Socioeducativa
Esta linha promove projetos de investigação que estabelecem a relação entre os múltiplos fenómenos e desafios da condição humana contemporânea – tendo os direitos humanos como a sua instância crítica – e a intervenção socioeducativa [espaço desenhado entre a área do trabalho social e a área da educação] de índole técnica, relacional e ética levada a efeito para refazer a dignidade humana e os laços sociais.
Coordenadora: Gabriela Trevisan
Projetos
Perspetivas sobre a inclusão digital: a participação dos seniores nas redes sociais
Trajetórias Socioprofissionais dos Educadores Sociais da ESEPF
Projetos Terminados
Autonomização de vida de jovens institucionalizados: direito de participação, modelos de intervenção

 

Projetos
 
In a general context where in Europe the issue of migration and social support for migrants is the subject of considerable tension, this project aims to create a training intended primarily for social work students who will be involved in a multicultural environment after graduation. Based on the results of exploratory work conducted for a year before the launch of the initiative, the ELISSE project will rely on two basic principles of action and particularly innovative for the social training sector:
1. internship experience made in so-called "southern" in which European students will be paired with students from the host country and students from other countries called "North";
2. training modules provided in part remotely through the use of e-learning tools.
Parceiros Ecole Nationale des travailleurs Sociaux Spécialisés; Cégep Régional de Lanaudière (Canada); IPU – Campus di Scienze Psicopedagogiche e Sociali (Italy); Institut National de Formation Sociale (Ivory Coast); Cégep Marie-Victorin (Canada); Haute École Bruxelles-Brabant (Belgium); Avans Hogeschool (Netherlands); Institut de Travail Social de la Région Auvergne (France); ENTSS (Senegal).
Duração
set. 2017–set. 2019
Investigador responsável na ESEPF Gabriela Trevisan
Equipa de Investigação Florbela Samagaio, Miguel Prata, Rui Ramalho

Projetos Terminados
2016-1-UK01-KA201-024591
This project will employ the Mantle of the Expert system of teaching and intends to develop innovative teaching strategies to improve entrepreneurial skills and enhance performance of disadvantaged learners and facilitate integration in schools.
Parceiros MAT (UK); Woodrow First School (UK); Turves Green Boys School (UK); Pagev Mesleki ve Teknik Anadolu Lisesi (Turkey); Staatliches Schulamt in der Stadt Augsburg (Germany); ESEPF (Portugal)
Duração
out. 2016–out. 2018 (24 meses);
Investigador responsável na ESEPF Isabel Cláudia Nogueira
Equipa de Investigação Daniela Gonçalves, Margarida Quinta e Costa, Isilda Monteiro

2014-1-IT02-KA201-00409
The general objective of the project is to contribute to an improved quality of ECEC in Europe through an increased acknowledgement of families and carers as a key component of the system.
Parceiros Sweden Emilia Romagna Network (Italy) (coord.); Liepaja University (Lithuania); University of Crete (Greece); The Municipality of Linköping (Sweden); Colégio do Sardão (Portugal); ESEPF (Portugal); Pedagoski Institut (Slovenia); Vrtec Otona Zupancica Slovenska Bistrica (Slovenia); Comune di Forli (Italy); VBJK (Centre for Innovation in the Early Years) (Belgium); Elmer (Belgium)
Duração 2015-2017 (36 meses);
Investigador responsável no CIPAF Miguel Prata Gomes
Equipa de Investigação Brigite Silva, Ivone Neves

 

Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti: Rua Gil Vicente, 138-142, 4000-255 Porto | Tel. +351 225 573 420/5 | facebook | Mapa do site | Política de Proteção de Dados | Eduroam | © ESEPF.2018