ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAO DE PAULA FRASSINETTI
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Centro de Investigação (CIPAF)

Linha 1 Formação de Professores e Desenvolvimento Humano
Esta linha investiga a variedade e a complementaridade das múltiplas dimensões convocadas no processo formativo, estabelecendo hipóteses explicativas entre formação (nas vertentes dos conhecimentos, das finalidades, dos modelos e das práticas) e as trajetórias de desenvolvimento humano e profissional, numa perspetiva promotora de inclusão social e dignidade humana. Os projetos que a suportam pretendem gerar conhecimentos e Saber formativamente pertinentes e socialmente úteis, à luz de paradigmas contemporâneos de desenvolvimento humano.
Coordenadora: Daniela Gonçalves
Projetos
Competências Transversais dos Professores de Educação Básica (Educação de Infância, 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico)
Ensinar Bem, Aprender Melhor – Qualidade na Docência e Desenvolvimento Profissional Docente

 

Linha 2 Intervenção pela Educação: promoção de aprendizagens e qualificação das instituições
Esta linha focalizará problemáticas que potenciem e fundamentem novas visões de uma escola virada para a ação e que prepara para o risco, proporcionando desafios ambiciosos nos domínios pedagógico, artístico, filosófico, científico, atlético e social.
Um eixo investigativo que promoverá a identificação, avaliação e monitorização de formas inovadoras de apreender a realidade e de implementar respostas criativas e criadoras em situações e contextos em mudança, decorrentes de situações incertas e/ou imprevistas.
Constituirá também um referencial investigativo o modus operandi no processo de desenvolvimento de comunidades educativas competentes, fundadoras de uma cidadania mais ativa, participada e informada. Será também enquadrável nesta problematização a aferição da aplicabilidade e da funcionalidade da intervenção educativa alicerçada nos desafios das descobertas das neurociências, potencializadoras da emergência precoce do aluno professor e qualificadoras para novos repertórios de aprendizagens.
Coordenador: Júlio Sousa
Projetos

Investigar e reforçar a qualidade em contextos de Educação de Infância da Rede Diocesana Católica do Niassa (Moçambique)
Duração - 2016-2019
Investigador responsável (IR)- Brigite Silva
Equipa de investigação - Clara Craveiro; Ana Pinheiro; Júlio Sousa; Ana Aires (FEC); Isa Neves (FEC)

Projetos em apreciação
Marcadores Fisiológicos do bem-estar das crianças sobredotadas
Instituições parceiras: Universidade Católica Portuguesa – Centro Regional de Viseu; Associação Portuguesa das Crianças Sobredotadas

 

Linha 3 Direitos Humanos e Intervenção Socioeducativa
Esta linha promove projetos de investigação que estabelecem a relação entre os múltiplos fenómenos e desafios da condição humana contemporânea – tendo os direitos humanos como a sua instância crítica – e a intervenção socioeducativa [espaço desenhado entre a área do trabalho social e a área da educação] de índole técnica, relacional e ética levada a efeito para refazer a dignidade humana e os laços sociais.
Coordenadora: Gabriela Trevisan
Projetos
Autonomização de vida de jovens institucionalizados: direito de participação, modelos de intervenção
Projetos em apreciação
Direitos Humanos e Infância. Da sujeição à subjetivação - os contos e a reinvenção dos valores para o reconhecimento de si e do Outro

 

Developing innovative teaching strategies to improve entrepreneurial skills and enhance performance of disadvantaged learners, and facilitate integration in schools
This project is an Erasmus+ Strategic Partnership in the field of School Education, and involves the following partners: MAT (UK), Woodrow First School (UK), Turves Green Boys School (UK), Pagev Mesleki ve Teknik Anadolu Lisesi (Turkey), Staatliches Schulamt in der Stadt Augsburg (Germany), and ESEPF (Portugal). The project will employ the Mantle of the Expert system of teaching and intends to develop innovative teaching strategies to improve entrepreneurial skills and enhance performance of disadvantaged learners and facilitate integration in schools.
Duração: out. 2016-out.2018
Investigador responsável na ESEPF: Isabel Cláudia Nogueira
Equipa de Investigação: Daniela Gonçalves, Margarida Quinta e Costa, Isilda Monteiro

 

EQuaP – Enhancing Quality in Early Childhood Education and Care through Participation
EQUAP is an Erasmus+ Strategic Partnership in the field of School Education running between 2014 and 2017. The general objective of the project is to contribute to an improved quality of ECEC in Europe through an increased acknowledgement of families and carers as a key component of the system
Duração: 2014-2017
Investigador responsável no CIPAF: Miguel Prata Gomes
Equipa de investigação: Brigite Silva; Ivone Neves
   
Aprender Direitos Humanos: Passado e Presente

Financiado pela Embaixada dos Reino dos Países Baixos em Portugal, Anne Frank House, Anmistia Internacional, Instituto Paulo Freire Portugal e Consórcio Inter-cultural: círculo de eventos – ESEPF/UP.

Investigador responsável no CIPAF: Miguel Prata Gomes
Equipa de investigação: Paula Medeiros; Walter Almeida
   
Investigar e Reforçar a Qualidade em Contextos de Educação de Infância da Rede Diocesana Católica de Niassa (Moçambique)
Reforço das capacidades da rede diocesana católica de ensino pré-escolar, Lichinga-Niassa, Moçambique, a realizar de fev. 2015 a fev. 2017. Intervenção direta com 32 Monitores/Professores, 350 Crianças, 330 Encarregados de Educação, 120 elementos das comissões de gestão e 32 responsáveis pelos jardins-de-infância. A ESEPF realiza a adequação pedagógica e a validação científica dos manuais e das ferramentas criadas, além de ser entidade formadora e supervisora dos monitores e dos supervisores em Lichinga.
Duração: 2016-2019
Investigador responsável (IR): Brigite Silva
Equipa de investigação: Ana Pinheiro; Clara Craveiro; Júlio Sousa; Ana Aires (FEC); Isa Neves (FEC)
 
CERTIC - Enhancing and upgrading ICT skills of trainers in the sociocultural sector
O principal objetivo do projeto é melhorar as competências em TIC de formadores no setor sociocultural e apoiá-los na prática do seu trabalho educativo. O projeto vai promover o uso e integração das ferramentas de TIC como material de apoio à formação de adultos. O projeto visa desempenhar um papel fundamental na luta contra a exclusão digital.
Duração: 2015-2018
Parceria de universidades no Programa Erasmus+ : Bélgica, Portugal, Roménia, França, Itália.
Investigador responsável no CIPAF: Gabriela Trevisan.
Equipa de investigação: Florbela Samagaio, Rui Ramalho.

 

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