Em regime b-Learning

A Pós-Graduação é desenvolvida em conjunto com entidades com quem a ESEPF estabelece parcerias e protocolos, proporcionando aos formandos o contacto com realidades e recursos diversificados no âmbito das unidades curriculares.

educabiz
Créche an der Kléck

DescriçãoCandidaturasPlano de EstudosPreçário

Descrição

Esta PG assume-se como espaço dinâmico de formação-reflexão e construção de saberes específicos para profissionais que trabalham com crianças dos 0 aos 3 anos.

A formação de profissionais em contextos de creche constitui uma prioridade pois, com saberes alicerçados em trabalho em rede entre pares, em parceria com as famílias e comunidades, em compreensão das diferentes linguagens infantis, em conhecimento didático pedagógico atualizado, poderão assumir uma identidade profissional caraterizada pela construção de ambientes de interação significativos e diferenciados.

Objetivos

  • Aprofundar conhecimentos que permitam reconhecer, projetar e implementar práticas de intervenção educativa ajustadas às especificidades e ao desenvolvimento holístico das crianças dos 0 aos 3 anos;
  • Mobilizar recursos e estratégias que suportem a reflexão sobre os contextos, processos e efeitos tendo em vista a melhoria da ação educativa, de ambientes de bem-estar e de aprendizagem;
  • Aprofundar estratégias que favoreçam o estabelecimento e manutenção de interações e parcerias responsivas com as crianças e famílias, tendo em conta particularidades e heterogeneidades;
  • Operacionalizar formas de trabalho colaborativo e em rede.

Destinatários

Educadores e Profissionais de Instituições de Educação de Infância.

Organização

Horário: Pós-laboral | Duas vezes por semana | Com um total de 50 unidades de crédito ECTS
Regime: blended-learning.

Coordenação

Irene Cortesão, Ivone Neves e Paula Pequito.

Diploma

A aprovação no Curso concede Diploma de Estudos Pós-graduados. Curso a ser acreditado pelo CCPFC de Braga conferente de especialização.

Admissões

30

Candidaturas 2021/2022

Condições de acesso

Podem candidatar-se ao acesso:

  • Titulares do grau de licenciado ou equivalente legal;
  • Titulares de um grau académico superior estrangeiro conferido na sequência de um 1.º ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha por um Estado aderente a este Processo;
  • Titulares de um grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado pelo órgão científico estatutariamente competente da ESEPF;

Detentores de um currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido como atestando capacidade para realização da pós-graduação pelo órgão científico estatutariamente competente da ESEPF.

Condições de ingresso

Candidatos com formação em domínios da Educação de Infância; Candidatos com formação no domínio da Educação que exerçam funções em Instituições Educativas do âmbito da Infância.

Como fazer a candidatura

A formalização da candidatura deverá ser efetuada exclusivamente via internet e dentro dos prazos abaixo indicados, mediante entrega de toda a documentação exigida.

Calendário para apresentação de candidatura:

EditalCandidaturasPublicação dos ResultadosMatrículas e Inscrições
3.ª FaseEdital16 a 30 set04 out05 a 07 out
2ª FaseEdital27 jul a 09 set16 set
Os resultados estão afixados no estabelecimento de ensino e publicados
no portal académico de acesso restrito aos candidatos que, para o efeito, são informados via e-mail.
17 a 22 set
1ª FaseEdital01 a 20 julho29 julho
Os resultados estão afixados no estabelecimento de ensino e publicados
no portal académico de acesso restrito aos candidatos que, para o efeito, são informados via e-mail.
30 julho a 06 agosto

Documentos a apresentar (em formato digital): 

  • Documento de Identificação (bilhete de identidade; cartão de cidadão; passaporte) ou Declaração dos dados de identificação;
  • Diploma/certificado de habilitações indicando o grau com que se candidata;
  • Declaração de tempo de serviço docente;
  • Curriculum vitae, modelo europeu;
  • Outros documentos que o candidato considere pertinentes para a apreciação do seu mérito curricular.

Critérios de seriação

Candidatura online:

Antes de submeter a sua candidatura online deve assegurar-se de que as candidaturas se encontram abertas. Deve igualmente verificar quais os documentos a submeter quando efetuar a sua candidatura online.
Efetuar Candidatura


Guia de Candidatura.
Guia de Candidatura recorrente.

Para esclarecimento de dúvidas contacte: serv.admin.academicos@esepf.pt

Plano de Estudos

1º Semestre
Unidades curriculares
Idioma
Idioma
ECTS
Código UC
Área científica
Componente de formação
Horas trabalho
Carga horária
Observações
Avaliação e comunicação presencial e à distância5
CEFormação Geral em Ciências da Educação12525Presenciais: 5/Online síncronas: 10/Online assíncronas: 10
Dinâmicas Parentais e Envolvimento das famílias5CEFormação Específica na Área de Especialização12525Presenciais: 5/Online síncronas: 10/Online assíncronas: 10
Linguagens lúdico-expressivas para bebés5CEFormação Específica na Área de Especialização12525Presenciais: 5/Online síncronas: 10/Online assíncronas: 10
O jogo e a brincadeira na creche5CEFormação Específica na Área de Especialização12525Presenciais: 5/Online síncronas: 10/Online assíncronas: 10
Perspetivas metodológicas atuais5CEFormação Geral em Ciências da Educação12525Presenciais: 5/Online síncronas: 10/Online assíncronas: 10
2º Semestre
Unidades curriculares
Idioma
Idioma
ECTS
Código UC
Área científica
Componente de formação
Horas trabalho
Carga horária
Observações
Educação para a saúde do bebé
5
CEFormação Específica na Área de Especialização
125
25
Presenciais: 5/Online síncronas: 10/Online assíncronas: 10
Interações e ambientes de aprendizagem
5
CEFormação Específica na Área de Especialização
125
25
Presenciais: 5/Online síncronas: 12/Online assíncronas: 8
Intervenção Precoce na Infância em contexto de creche
5
CEFormação Específica na Área de Especialização125
25Presenciais: 5/Online síncronas: 10/Online assíncronas: 10
Projeto de Intervenção
10
CEFormação Orientada para Projeto
250
50
Presenciais: 10/Online síncronas: 30/Online assíncronas: 10

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