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CandidaturasDescriçãoPlano de EstudosPreçário

Em regime e-Learning

Candidaturas 2020/2021

Condições de acesso

Podem candidatar-se ao acesso:

  • Titulares do grau de licenciado ou equivalente legal;
  • Titulares de um grau académico superior estrangeiro conferido na sequência de um 1.º ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha por um Estado aderente a este Processo;
  • Titulares de um grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado pelo órgão científico estatutariamente competente da ESEPF;
  • Detentores de um currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido como atestando capacidade para realização da pós-graduação pelo órgão científico estatutariamente competente da ESEPF.

Condições de ingresso

Docentes de todos os níveis de ensino e outros profissionais de instituições socioeducativas que sejam detentores de um currículo escolar, científico ou profissional reconhecido pela coordenação da pós-graduação como atestando capacidade para a sua realização.

Como fazer a candidatura

A formalização da candidatura deverá ser efetuada exclusivamente via internet e dentro dos prazos abaixo indicados, mediante entrega de toda a documentação exigida

Calendário para apresentação de candidatura:

EditalCandidaturasPublicação dos ResultadosMatrículas e Inscrições
1ª FaseEdital30 julho a 10 setembro17 setembro18 a 23 setembro

Documentos a apresentar (em formato digital): 

  • Documento de Identificação (bilhete de identidade; cartão de cidadão; passaporte) ou Declaração dos dados de identificação;
  • Diploma/certificado de habilitações indicando o grau com que se candidata;
  • Declaração de tempo de serviço docente;
  • Curriculum vitae, modelo europeu;
  • Outros documentos que o candidato considere pertinentes para a apreciação do seu mérito curricular.

Critérios de seriação

Candidatura online:

Antes de submeter a sua candidatura online deve assegurar-se de que as candidaturas se encontram abertas. Deve igualmente verificar quais os documentos a submeter quando efetuar a sua candidatura online.
Efetuar Candidatura


Guia de Candidatura.
Guia de Candidatura recorrente.

Para esclarecimento de dúvidas contacte: serv.admin.academicos@esepf.pt

Descrição

A inovação na pedagogia, no currículo, nos processos e nas relações profissionais nas instituições educativas, é um dos principais fatores impulsionadores da melhoria do sistema educativo, com repercussões na (trans)formação educacional. Esta pós-graduação, que materializa a estratégia orientadora do LIFTe (Laboratório de Inovação, Formação e Transformação Educativa) da ESEPF, tem como propósito o desenvolvimento de conhecimentos e competências que promovem e/ou apoiam a emergência e a consolidação de estratégias, práticas e estruturas inovadoras, designadamente nos âmbitos da pedagogia e do currículo, do desenvolvimento organizacional das escolas, do desenvolvimento profissional dos professores e do relacionamento com a comunidade educativa.

Objetivos

Este curso de pós-graduação visa a capacitação de profissionais ligados ao sistema educativo e organizações educativas para a ação inovadora, bem como a transferência para o sistema educativo do capital de conhecimento produzido sobre inovação e (trans)formação educacional. Com esta finalidade, o trabalho pedagógico está orientado para o desenvolvimento de competências aprofundadas de problematização, diagnóstico, intervenção e avaliação de práticas inovadoras nas organizações educativas, tendo em conta os seguintes objetivos específicos:

  • Promover o reconhecimento e a valorização do trabalho e da profissão docente;
  • Conhecer e compreender os enquadramentos normativos da educação e as possibilidades de inovação e (trans)formação educacional;
  • Construir modelos e cenários de inovação organizacional e pedagógica;
  • Compreender as lógicas de ação das escolas no âmbito das propostas de autonomia e flexibilidade curricular;
  • Articular o desenvolvimento profissional docente com os processos de desenvolvimento das identidades profissionais e organizacionais;
  • Desenvolver quadros de inovação pedagógica e de mudança educativa;
  • Planificar, gerir, monitorizar e avaliar projetos de inovação e mudança;
  • Construir novos modos de ação pedagógica e organizacional.

Destinatários

Este curso destina-se aos profissionais ligados ao sistema educativo escolar – especialmente a professores e educadores, mas igualmente a diretores de organizações escolares e de formação de docentes e a técnicos superiores da administração da educação – interessados em atualizar conhecimentos e desenvolver competências que lhes permitam responder de modo pertinente e eficaz aos novos desafios (locais, regionais ou nacionais) que enfrentam, através da introdução de práticas/estratégias inovadoras e/ou (trans)formação educacional. 

Organização

2 semestres com um total de 30 unidades de crédito ECTS.
Em regime on-line.

Coordenação

Daniela Gonçalves e Isabel Cláudia Nogueira.

Diploma

A aprovação no Curso concede Diploma de Estudos Pós-graduados.

Admissões

30

Plano de Estudos

1º Semestre
Unidades curriculares
Idioma
Idioma
ECTS
Código UC
Área científica
Horas trabalho
Carga horária
Observações
Contextos inovadores e gestão curricular
 
 
5
 
CE
125
25
Online síncronas: 12
Online assíncronas: 13
Inovação e estratégia organizacional
 
 
5
 
CE
125
25
Online síncronas: 9
Online assíncronas: 16
(trans)Formação Educacional: conceções e práticas
 
 
5
 
CE
125
25
Online síncronas: 12
Online assíncronas: 13
2º Semestre
Unidades curriculares
Idioma
Idioma
ECTS
Código UC
Área científica
Horas trabalho
Carga horária
Observações
Ecologias da coprodução do conhecimento
 
 
5
 
CE
125
25
Online síncronas: 12
Online assíncronas: 13
Projeto em Inovação e (trans)Formação educacional
 
 
10
 
CE
250
50
Online síncronas: 18
Online assíncronas: 32

Consulte aqui o preçário completo.

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