Em regime b-Learning
A pós-graduação em Modelos de Acolhimento Residencial para Crianças e Jovens responde a uma necessidade formativa identificada pelos diferentes profissionais da intervenção social e socioeducativa que atuam na área da proteção de crianças e jovens em risco.
A problemática das crianças e jovens em risco tem vindo a ser discutida e trabalhada, cada vez mais, numa ótica de garantia dos seus direitos e em estrita observação de um conjunto de recomendações europeias, nomeadamente as que pretendem a promoção de projetos de vida coerentes junto dos jovens e das famílias. Neste sentido, competirá às entidades promotoras dos direitos e proteção garantir o acolhimento e promover projetos de vida futuros. Para muitas crianças e jovens, a possibilidade de retorno aos meios naturais de vida não será possível, o que acentua a necessidade de construção de processos de autonomização que preparem a saída do jovem da instituição.
Objetivos
- Problematizar o acolhimento residencial de crianças e jovens, na ótica dos direitos das crianças;
- Identificar diferentes modelos de acolhimento residencial;
- Mobilizar quadros concetuais críticos na promoção de projetos de vida autónomos;
- Diferenciar modelos generalistas e modelos especializados de acolhimento;
- Desenvolver projetos de autonomia de vida, consistentes com os direitos das crianças e com uma saída segura do contexto institucional;
- Avaliar diferentes modelos de acolhimento e temáticas afins, à luz das competências adquiridas na formação.
Destinatários
Educadores Sociais, Assistentes Sociais, Psicólogos, Sociólogos, Professores, e outros interessados.
Organização
2 semestres com um total de 40 unidades de crédito ECTS.
Em regime blended-learning.
Coordenação
Florbela Samagaio.
Diploma
A aprovação no Curso concede Diploma de Estudos Pós-graduados.
Admissões
30
Condições de acesso
Podem candidatar-se ao acesso:
- Titulares do grau de licenciado ou equivalente legal;
- Titulares de um grau académico superior estrangeiro conferido na sequência de um 1.º ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha por um Estado aderente a este Processo;
- Titulares de um grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado pelo órgão científico estatutariamente competente da ESEPF;
- Detentores de um currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido como atestando capacidade para realização da pós-graduação pelo órgão científico estatutariamente competente da ESEPF.
Condições de ingresso
Candidatos com formação nos domínios da educação e das ciências sociais e do comportamento (educação social, serviço social, sociologia, psicologia) e áreas afins.
Como fazer a candidatura
A formalização da candidatura deverá ser efetuada exclusivamente via internet e dentro dos prazos abaixo indicados, mediante entrega de toda a documentação exigida.
Calendário para apresentação de candidatura:
Edital | Candidaturas | Publicação dos Resultados | Matrículas e Inscrições | |
---|---|---|---|---|
2ª Fase | Edital | 27 jul a 09 set | 16 set | 17 a 22 set |
1ª Fase | Edital | 01 a 20 julho | 29 julho Os resultados estão afixados no estabelecimento de ensino e publicados no portal académico de acesso restrito aos candidatos que, para o efeito, são informados via e-mail. | 30 julho a 06 agosto |
Documentos a apresentar (em formato digital):
- Documento de Identificação (bilhete de identidade; cartão de cidadão; passaporte) ou Declaração dos dados de identificação;
- Diploma/certificado de habilitações indicando o grau com que se candidata;
- Declaração de tempo de serviço docente;
- Curriculum vitae, modelo europeu;
- Outros documentos que o candidato considere pertinentes para a apreciação do seu mérito curricular.
Candidatura online:
Antes de submeter a sua candidatura online deve assegurar-se de que as candidaturas se encontram abertas. Deve igualmente verificar quais os documentos a submeter quando efetuar a sua candidatura online.
Efetuar Candidatura
Guia de Candidatura.
Guia de Candidatura recorrente.
Para esclarecimento de dúvidas contacte: serv.admin.academicos@esepf.pt
1º Semestre
Unidades curriculares | Idioma | Idioma | ECTS | Código UC | Área científica | Componente de formação | Horas trabalho | Carga horária | Observações |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
Fundamentos da intervenção com crianças e jovens | PT | PT | 7 | | CSC e CE | Formação Específica na Área de Especialização | 175 | 40 | Presenciais: 8/Online síncronas: 10/Online assíncronas: 12 |
Acolhimento residencial para crianças e jovens: modelos e práticas | PT | EM | 5 | | CSC e CE | Formação Específica na Área de Especialização | 125 | 30 | Presenciais: 6/Online síncronas: 10/Online assíncronas:14 |
Autonomização de jovens: estratégias de intervenção | PT | PT | 5 | | CSC e CE | Formação Específica na Área de Especialização | 125 | 30 | Presenciais: 6/Online síncronas: 10/Online assíncronas: 14 |
Seminários abertos | PT | EN | 5 | | CE | Formação Geral em Ciências da Educação | 125 | 40 | Presenciais: 12/Online síncronas: 20/Online assíncronas: 8 |
2º Semestre
Unidades curriculares | Idioma | Idioma | ECTS | Código UC | Área científica | Componente de formação | Horas trabalho | Carga horária | Observações |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
Estratégias mobilizadoras de projetos de vida | PT | PT | 5 | | CSC e CE | Formação Específica na Área de Especialização | 125 | 30 | Presenciais: 6/Online síncronas: 10/Online assíncronas:14 |
Qualidade e Regulação no acolhimento residencial | PT | PT | 5 | | CSC e CE | Formação Específica na Área de Especialização | 125 | 30 | Presenciais: 6/Online síncronas: 4/Online assíncronas:20 |
Trabalho de projeto | PT | EN | 8 | | CSC | Formação Orientada para o Projeto | 200 | 40 | Presenciais: 12/Online síncronas: 8/Online assíncronas: 20 |
Se não for automaticamente direcionado para a página do preçário, clique aqui.