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Em regime b-Learning

DescriçãoCandidaturasPlano de EstudosPreçário

Descrição

Os alunos com Perturbação da Aprendizagem Específica, com défice na leitura (dislexia), e/ou na expressão escrita (disortografia e disgrafia) e/ou na matemática (discalculia) apresentam dificuldades específicas. Fulcral é compreender quais as áreas desenvolvimentais que apresentam baixa eficiência face à idade, ano escolar e contexto cultural. A formação neste domínio afirma-se prioritária e capacita para uma intervenção diferenciada na aplicação de medidas universais ou seletivas.

Esta pós-graduação dota os profissionais de competências para a identificação das barreiras à aprendizagem, promove o conhecimento de estratégias equitativas; incentiva à investigação reflexiva das práticas educativas numa abordagem multinível; promove uma cultura escolar inclusiva valorizando a diversidade; forma profissionais com competências para integrar equipas multidisciplinares através da aplicação de saberes teóricos e teórico-práticos na intervenção na Perturbação da Aprendizagem Específica.

Objetivos

  • Formar e dotar os profissionais de educação com competências para a identificação das barreiras à aprendizagem da leitura e da escrita, promovendo o conhecimento e a equidade de uma diversidade de estratégias favorecedoras das aprendizagens. 
  • Incentivar à investigação reflexiva das práticas educativas, numa abordagem multinível, de acesso ao currículo; 
  • Promover uma cultura escolar inclusiva, valorizando a diversidade; 
  • Formar profissionais de educação com competências para integrar equipas multidisciplinares, cumprindo com proficiência as funções que lhes estão reservadas, através da aplicação de saberes teóricos e teórico práticos na intervenção na Perturbação da Aprendizagem Específica.

Destinatários

Educadores e Professores dos diferentes níveis de ensino, psicólogos, educadores sociais e terapeutas.

Organização

2 semestres com um total de 48 unidades de crédito ECTS.
Em regime blended-learning.

Coordenação

Ana Gomes, Carlos Afonso e Paula Medeiros.

Diploma

A aprovação no Curso concede Diploma de Estudos Pós-graduados. Curso a ser acreditado pelo CCPFC de Braga conferente de especialização.

Admissões

30

Candidaturas 2020/2021

Condições de acesso

Podem candidatar-se ao acesso:

  • Titulares do grau de licenciado ou equivalente legal;
  • Titulares de um grau académico superior estrangeiro conferido na sequência de um 1.º ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha por um Estado aderente a este Processo;
  • Titulares de um grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado pelo órgão científico estatutariamente competente da ESEPF;
  • Detentores de um currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido como atestando capacidade para realização da pós-graduação pelo órgão científico estatutariamente competente da ESEPF.

Condições de ingresso

Candidatos com formação em domínios da educação (educação especial, educação de infância, ensino básico e secundário, psicologia, reabilitação, educação social).

Como fazer a candidatura

A formalização da candidatura deverá ser efetuada exclusivamente via internet e dentro dos prazos abaixo indicados, mediante entrega de toda a documentação exigida.

Calendário para apresentação de candidatura:

EditalCandidaturasEntrevistasPublicação dos ResultadosMatrículas e Inscrições
1ª FaseEdital30 julho a 10 setembro01 a 14 setembro17 setembro18 a 23 setembro

Documentos a apresentar (em formato digital): 

  • Documento de Identificação (bilhete de identidade; cartão de cidadão; passaporte) ou Declaração dos dados de identificação;
  • Diploma/certificado de habilitações indicando o grau com que se candidata;
  • Declaração de tempo de serviço docente;
  • Curriculum vitae, modelo europeu;
  • Outros documentos que o candidato considere pertinentes para a apreciação do seu mérito curricular.

Critérios de seriação

Candidatura online:

Antes de submeter a sua candidatura online deve assegurar-se de que as candidaturas se encontram abertas. Deve igualmente verificar quais os documentos a submeter quando efetuar a sua candidatura online.
Efetuar Candidatura


Guia de Candidatura.
Guia de Candidatura recorrente.

Para esclarecimento de dúvidas contacte:serv.admin.academicos@esepf.pt

Plano de Estudos

1º Semestre
Unidades curriculares
Idioma
Idioma
ECTS
Código UC
Área científica
Componente de formação
Horas trabalho
Carga horária
Observações
Estudo da criança com Perturbação da Aprendizagem Específica: diagnóstico e práticas de intervenção


7

CE
Formação Específica na Área de Especialização
175
45
Presenciais: 9/Online síncronas: 16/Online assíncronas: 20
Procedimentos de avaliação neuropsicológica e psicolinguística


7

CSC
Formação Específica na Área de Especialização
175
40
Presenciais: 8/Online síncronas: 12/Online assíncronas: 20
Investigação em Educação Especial: métodos e práticas


6

CE
Formação Geral em Ciências da Educação
150
30
Presenciais: 6/Online síncronas: 5/Online assíncronas: 19
Gestão e acomodações curriculares para a educação inclusiva


4

CE
Formação Geral em Ciências da Educação
100
20
Presenciais: 4/Online síncronas: 4/Online assíncronas: 12
2º Semestre
Unidades curriculares
Idioma
Idioma
ECTS
Código UC
Área científica
Componente de formação
Horas trabalho
Carga horária
Observações
Educação e promoção de competências socioemocionais


7

CE
Formação Específica na Área de Especialização
175
40
Presenciais: 8/Online síncronas: 6/Online assíncronas: 26
Recursos tecnológicos e aprendizagem


6

CE
Formação Específica na Área de Especialização
150
30
Presenciais: 6/Online síncronas: 6/Online assíncronas: 18
Seminário de Projeto – em Perturbações de Aprendizagem Específicas


11

CE
Formação Orientada para o Projeto
275
45
Presenciais: 15/Online síncronas: 30

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