Em regime e-Learning
Os alunos com Perturbação da Aprendizagem Específica, com défice na leitura (dislexia), e/ou na expressão escrita (disortografia e disgrafia) e/ou na matemática (discalculia) apresentam dificuldades específicas. Fulcral é compreender quais as áreas desenvolvimentais que apresentam baixa eficiência face à idade, ano escolar e contexto cultural. A formação neste domínio afirma-se prioritária e capacita para uma intervenção diferenciada na aplicação de medidas universais ou seletivas.
Esta pós-graduação dota os profissionais de competências para a identificação das barreiras à aprendizagem, promove o conhecimento de estratégias equitativas; incentiva à investigação reflexiva das práticas educativas numa abordagem multinível; promove uma cultura escolar inclusiva valorizando a diversidade; forma profissionais com competências para integrar equipas multidisciplinares através da aplicação de saberes teóricos e teórico-práticos na intervenção na Perturbação da Aprendizagem Específica.
Objetivos
- Formar e dotar os profissionais de educação com competências para a identificação das barreiras à aprendizagem da leitura e da escrita, promovendo o conhecimento e a equidade de uma diversidade de estratégias favorecedoras das aprendizagens;
- Incentivar à investigação reflexiva das práticas educativas, numa abordagem multinível, de acesso ao currículo;
- Promover uma cultura escolar inclusiva, valorizando a diversidade;
- Formar profissionais de educação com competências para integrar equipas multidisciplinares, cumprindo com proficiência as funções que lhes estão reservadas, através da aplicação de saberes teóricos e teórico práticos na intervenção na Perturbação da Aprendizagem Específica.
Destinatários
Educadores e Professores dos diferentes níveis de ensino, psicólogos, educadores sociais e terapeutas.
Organização
2 semestres com um total de 30 unidades de crédito ECTS.
Em regime e-learning.
Aulas online síncronas: à sexta-feira das 18:00 –21:00 ou 22:00
Aulas online assíncronas: à terça-feira das 18:00 – 21:00
Coordenação
Ana Gomes, Carlos Afonso e Paula Medeiros.
Diploma
A aprovação no Curso concede Diploma de Estudos Pós-graduados.
Admissões
18
Podem candidatar-se ao acesso:
- Titulares do grau de licenciado ou equivalente legal;
- Titulares de um grau académico superior estrangeiro conferido na sequência de um 1.º ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha por um Estado aderente a este Processo;
- Titulares de um grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado pelo órgão científico estatutariamente competente da ESEPF;
- Detentores de um currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido como atestando capacidade para realização da pós-graduação pelo órgão científico estatutariamente competente da ESEPF.
Condições de ingresso
Candidatos com formação em domínios da educação (educação especial, educação de infância, ensino básico e secundário, psicologia, reabilitação, educação social).
Como fazer a candidatura
A formalização da candidatura deverá ser efetuada exclusivamente via internet e dentro dos prazos abaixo indicados, mediante entrega de toda a documentação exigida.
Calendário para apresentação de candidatura:
Edital | Candidaturas | Entrevistas | Publicação dos Resultados | Matrículas e Inscrições | |
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2ª Fase | Edital | 11 a 20 março | 14 a 22 março (a combinar com o candidato) | 24 março | 24 a 30 março |
1ª Fase | Edital | 25 fevereiro a 10 março | até 14 março (a combinar com o candidato) | 16 março | 17 a 21 março |
Documentos a apresentar (em formato digital):
- Documento de Identificação (bilhete de identidade; cartão de cidadão; passaporte) ou Declaração dos dados de identificação;
- Diploma/certificado de habilitações indicando o grau com que se candidata;
- Curriculum vitae, modelo europeu;
- Outros documentos que o candidato considere pertinentes para a apreciação do seu mérito curricular.
Candidatura online:
Antes de submeter a sua candidatura online deve assegurar-se de que as candidaturas se encontram abertas. Deve igualmente verificar quais os documentos a submeter quando efetuar a sua candidatura online.
Efetuar Candidatura
Guia de Candidatura.
Guia de Candidatura recorrente.
Para esclarecimento de dúvidas contacte: serv.admin.academicos@esepf.pt
1º Semestre
Unidades curriculares | Idioma | Idioma | ECTS | Código UC | Área científica | Horas trabalho | Carga horária | Observações |
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Estudo da Criança com Perturbação da Aprendizagem Específica: diagnóstico e práticas de intervenção | PT | EN | 5 | 2782 | CE | 125 | 25 (Síncronas:10; Assíncronas:15) | |
Investigação em Educação Especial: métodos e práticas de investigação | PT | EN | 5 | 2784 | CE | 125 | 25 (Síncronas:10; Assíncronas:15) | |
Procedimentos de Avaliação neuropsicológica e psicolinguística | PT | EN | 5 | 2783 | CSC | 125 | 25 (Síncronas:10; Assíncronas:15) |
2º Semestre
Unidades curriculares | Idioma | Idioma | ECTS | Código UC | Área científica | Horas trabalho | Carga horária | Observações |
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Educação e Promoção de Competências Socioemocionais | PT | EN | 5 | 2786 | CE | 125 | 25 (Síncronas:10; Assíncronas:15) | |
Gestão e Acomodações Curriculares para a Educação Inclusiva | PT | EN | 5 | 2785 | CE | 125 | 25 (Síncronas:10; Assíncronas:15) | |
Recursos Tecnológicos e Aprendizagem | PT | EN | 5 | 2787 | CE | 125 | 25 (Síncronas:10; Assíncronas:15) |
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