Em regime blended-learning
Continuando a assumir o compromisso de uma educação inclusiva, a ESEPF considera urgente promover a formação em Educação Especial, tendo em vista o desenvolvimento ou a consolidação de um conjunto de competências na classe docente.
Esta Pós-graduação, em regime de blended learning, destina-se a apoiar os docentes na(o):
- Identificação das barreiras à aprendizagem;
- Discussão e análise dos recursos para a planificação/intervenção de atividades educativas e acesso ao currículo numa abordagem multinível;
- Valorização da diversidade;
- Desenvolvimento de uma cultura escolar inclusiva com uma participação multidisciplinar;
- Impulso à investigação e ao estudo aprofundado.
No âmbito do atual enquadramento legal e concetual das medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão, a especialização em Educação Especial torna-se imprescindível para assumir, fundamentada e conscientemente, uma prática educativa verdadeiramente inclusiva.
Objetivos
- Mobilizar os princípios e recursos de uma educação inclusiva de forma a favorecer a equidade de todos as crianças e jovens;
- Responder a uma educação inclusiva enquanto processo personalizado que potencie a aprendizagem de todos e de cada um;
- Refletir sobre o enquadramento legal e concetual das medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão;
- Aplicar saberes teóricos e teórico práticos sobre diferentes problemáticas ao nível do neurodesenvolvimento cognitivo, motor e sensorial, da integração das aprendizagens, da comunicação, do comportamento e da investigação;
- Analisar criticamente questões gerais e específicas do currículo;
- Desenvolver conhecimentos sobre a importância da avaliação diagnóstica em várias fases do desenvolvimento, mas sobretudo em idades precoces;
- Habilitar para o trabalho em equipa no sentido da partilha e do favorecimento de práticas inclusivas;
- Pesquisar sobre as temáticas da educação inclusiva de modo a aprofundar o conhecimento e a adequar as práticas da educação especial às problemáticas mais prementes nas realidades das escolas.
Destinatários
Educadores e Professores dos diferentes níveis de ensino, psicólogos, educadores sociais e terapeutas.
Organização
2 semestres com um total de 60 unidades de crédito ECTS.
Em regime blended-learning.
Calendarização em breve.
Coordenação
Ana Gomes, Carlos Afonso e Paula Medeiros.
Diploma
A aprovação no Curso concede Diploma de Estudos Pós-graduados.
Edição de Curso acreditado pelo CCPFC de Braga com o n.º de registo CCPFC/CFE-3507/21. Área de formação: Educação Especial; Domínio: domínio emocional e da personalidade.
Admissões
21
Candidaturas 2022/23
Condições de acesso
Podem candidatar-se ao acesso:
- Titulares do grau de licenciado ou equivalente legal;
- Titulares de um grau académico superior estrangeiro conferido na sequência de um 1.º ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha por um Estado aderente a este Processo;
- Titulares de um grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado pelo órgão científico estatutariamente competente da ESEPF;
- Detentores de um currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido como atestando capacidade para realização da pós-graduação pelo órgão científico estatutariamente competente da ESEPF.
Condições de ingresso
- Candidatos com formação em domínios da educação (educação especial, educação de infância, ensino básico e secundário, psicologia, reabilitação, educação social).
Como fazer a candidatura
A formalização da candidatura deverá ser efetuada exclusivamente via internet e dentro dos prazos abaixo indicados, mediante entrega de toda a documentação exigida
Calendário para apresentação de candidatura em breve
Edital | Candidaturas | Entrevistas | Publicação dos Resultados* | Matrículas e Inscrições | |
---|---|---|---|---|---|
6.ª Fase | Edital | 04 a 08 nov | 04 a 08 nov | 09 nov | 09 a 12 nov |
5.ª Fase | Edital (retificação em 20-10-2021) | 18 a 24 out | 19 a 26 out | 27 out | 28 a 29 out |
4.ª Fase | Edital | 01 a 11 out | 06 a 12 out | 13 out | 14 a 18 out |
3.ª Fase | Edital | 16 a 30 set | 17 set a 01 out | 04 out | 05 a 07 out |
2ª Fase | Edital | 27 jul a 09 set | 01 a 13 set | 16 set | 17 a 22 set |
1ª Fase | Edital | 01 a 20 jul | 05 a 23 jul | 29 jul | 30 jul a 06 ago |
no portal académico de acesso restrito aos candidatos que, para o efeito, são informados via e-mail.
Documentos a apresentar (em formato digital):
- Documento de Identificação (bilhete de identidade; cartão de cidadão; passaporte) ou Declaração dos dados de identificação;
- Diploma/certificado de habilitações indicando o grau com que se candidata;
- Declaração de tempo de serviço docente;
- Curriculum vitae, modelo europeu;
- Outros documentos que o candidato considere pertinentes para a apreciação do seu mérito curricular.
Candidatura online:
Antes de submeter a sua candidatura online deve assegurar-se de que as candidaturas se encontram abertas. Deve igualmente verificar quais os documentos a submeter quando efetuar a sua candidatura online.
Efetuar Candidatura
Guia de Candidatura.
Guia de Candidatura recorrente.
Para esclarecimento de dúvidas contacte: serv.admin.academicos@esepf.pt
Condições de acesso
Podem candidatar-se ao acesso:
- Titulares do grau de licenciado ou equivalente legal;
- Titulares de um grau académico superior estrangeiro conferido na sequência de um 1.º ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha por um Estado aderente a este Processo;
- Titulares de um grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado pelo órgão científico estatutariamente competente da ESEPF;
- Detentores de um currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido como atestando capacidade para realização da pós-graduação pelo órgão científico estatutariamente competente da ESEPF.
Condições de ingresso
- Candidatos com formação em domínios da educação (educação especial, educação de infância, ensino básico e secundário, psicologia, reabilitação, educação social).
1º Semestre
Unidades curriculares | Idioma | Idioma | ECTS | Código UC | Área científica | Horas trabalho | Carga horária | Observações |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|
Desenvolvimento de competências pessoais e sociais | PT | EN | 5 | 2688 | CSC | 125 | 30 | |
Gestão e acomodações curriculares: princípios e práticas | PT | EN | 6 | 2686 | CE | 150 | 30 | |
Integração das aprendizagens e promoção para o sucesso | PT | EN | 6 | 2685 | CE | 150 | 30 | |
Investigação em educação especial: métodos e práticas | PT | EN | 6 | 2687 | CE | 150 | 30 | |
Neurodesenvolvimento cognitivo | PT | EN | 7 | 2684 | CE | 175 | 40 |
2º Semestre
Unidades curriculares | Idioma | Idioma | ECTS | Código UC | Área científica | Horas trabalho | Carga horária | Observações |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|
Neurodesenvolvimento motor | PT | EN | 7 | 2689 | CE | 175 | 40 | |
Respostas educativas no domínio da surdez e da visão | PT | EN | 6 | 2690 | CE | 150 | 30 | |
Recursos tecnológicos e comunicação aumentativa e alternativa | PT | EN | 6 | 2691 | CE | 150 | 30 | |
Seminário de projeto - domínio cognitivo e motor | PT | EN | 11 | 2692 | CE | 275 | 40 |
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