Oficina do Conto
Responsável da Unidade Curricular:
2º Ano | 2º Semestre
Objetivos de aprendizagem
1. Conhecer os fundamentos acerca do conto, bem como as orientações curriculares oficiais para a Educação Pré-escolar e para a Educação Literária no 1.o Ciclo do Ensino Básico;
2. Refletir sobre os fundamentos do conto, numa perspetiva de articulação entre os aspetos teóricos e a prática relacionada com a dinamização da hora do conto, assim como com a animação da leitura focalizada no género textual em questão;
3. Operacionalizar, fundamentadamente, os conhecimentos obtidos e a capacidade de reflexão na promoção de práticas pedagógicas em torno da hora do conto e da animação do conto dirigida a crianças em idade pré-escolar e escolar (1o CEB): adotar estratégias pedagógicas adequadas de promoção da leitura através do conto
Conteúdos programáticos
I. O Conto: conceitos e contextos
1.1.O Conto: génese e contextualização histórica
1.2. O Conto: fundamentos, características e percursores
1.3. O Conto: imaginação, fantasia e realidade
1.4. A Criança e o Conto - dimensões cognitiva, afetiva, ética, cultural e social
1.5. O Conto e a Pedagogia - da sala de fiar a escola
1.6. O Conto e a Psicanalise - o papel do conto na formação da personalidade
1.7.O Conto e seus Mediadores - a família, o educador e o professor
1.8. O Conto e a Formação de Mediadores: educadores e professores
1.9. A Hora do Conto: técnicas, recursos e estratégias
II. A Hora do Conto
1.1. Ler e contar - oralidade e escrita
1.2. Oficina do Contador de Historias
1.3. Atividades de animação da leitura a partir do conto
1.4. O Conto na EPE e no 1.o CEB
1.5. Produção de recursos materiais para a dinamização da Hora do Conto
1.6. Articulação entre o corpus teórico e a pratica - vivendo os contos
1.7. Desenvolvendo oficinas do conto - textos da oralidade e de autor
Avaliação
Exposição, debate, analises de documentos, trabalho em grupo e individual.
As horas de contacto visam a criação do quadro conceptual orientador da elaboração de atividades e recursos para a promoção da leitura. As aulas teóricas-praticas corresponderão a momentos de exposição oral da docente e dos estudantes, com base na apresentação e reflexão sobre os textos selecionados em cada ponto do programa, nos quais e veiculada informação teórica acerca de cada um dos conteúdos programáticos. E fomentada a participação dos estudantes na discussão das sistematizações e leituras preparadas pela docente e colegas no momento das OT. As aulas teórico-práticas visam ainda estimular, com base na reflexão critica e no debate, a planificação de atividades organizadas em sequências didáticas. A avaliação contínua prevê, para além de elementos de avaliação formativa, os seguintes elementos de avaliação sumativa: 1 trabalho individual (60%) e 1 trabalho de grupo (40%).Bibliografia
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CAVALCANTI, Joana (2002). Caminhos da literatura infantil e juvenil. São Paulo: Paulus. 85-39-1848-1.
CAVALCANTI, Joana. (2006). Malas que contam historias. São Paulo: Paulus. 972-30-1192-1.
COELHO, N. N. (2012). O Conto de Fadas. Lisboa: Editora Nova Veja. 9789726999416.
DIAZ, A. (2009). La importancia del cuento en la escuela. Innovaticion y experiencias educativas, 18, (1-9). Extraido el 15 de setembro de 2014/andalucia/modules/mod_ense/revista/pdf/Numero_18/ADOLFO_DIAZ_2pdf
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JEAN, G. (1981). Le pouvoir des contes. Paris: Castermann.
TRACA, M. E. (1992). O Fio da Memoria - Do conto Popular ao conto para crianças. Porto: Porto Editora. ISBN 972.0.34050.9