Oficina de Matemática
Responsável da Unidade Curricular:
2º Ano | 2º Semestre
Objetivos de aprendizagem
Identificar áreas/domínios de intervenção prioritária no ensino da Matemática na educação básica
Conceber estratégias pedagógicas destinadas a promoção da aprendizagem da matemática nos seus diversos domínios
Construir recursos pedagógicos de suporte as aprendizagens de natureza logico-matemática
Avaliar propostas de intervenção pedagógica no âmbito da Educação Matemática
Conteúdos programáticos
1. Competência matemática - fundamentos e perspetivas atuais
2. O papel do educador/professor na promoção da competência matemática
3. Desenho e desenvolvimento de atividades e recursos de apoio as aprendizagens matemáticas
4. Avaliação de propostas de promoção de competência matemática
Avaliação
Estratégias e recursos utilizados: debate, análises de documentos, trabalho individual e em grupo
Descrição: Os momentos de debate promoverão a partilha de práticas, constituindo pontos de partida para a criação de espaços de reflexão sobre temáticas emergentes das práticas e da reflexão sobre essas práticas. A partir de problemas de aprendizagem ou dificuldades diagnosticadas, serão exploradas estratégias de intervenção pedagógica que, sustentadas nos contributos da investigação e respeitando os documentos normativos, permitam o desenvolvimento de competência matemática.
Formas de avaliação e respetiva ponderação: trabalho individual (100%)
Descrição: Os estudantes elaborarão uma proposta de intervenção pedagógica para um caso/domínio matemático: a proposta a apresentar devera incluir justificação teorico-metodologica para a sua conceção, a descrição da(s) estratégia(s) de intervenção e prever forma(s) de avaliação do impacto da sua implementação.Bibliografia
BOLIVAR, A.(2012). Melhorar os processos e os resultados educativos. O que nos ensina a investigação. V. N. Gaia: Fundação Manuel Leao. ISBN: 978-989-8151-29-2
LIMA, J.A. (2008). Em busca da boa escola. Instituições eficazes e sucesso educativo. V. N. Gaia: Fundação Manuel Leao. ISBN 978-989-8151-04-9
ME- DGIDC. (2013). Programa e metas curriculares: matemática: ensino básico [Em linha]. Disponível em http://dge.mec.pt/metascurriculares/index.php?s=directorio&pid=17.
MINISTERIO DA EDUCACAO (1997). Orientações Curriculares para a Educação Pré-escolar. Lisboa: ME. ISBN 978-972-742-240-1
NOGUEIRA, I. (2009). A aula de Matemática como espaço promotor de autonomia in Saber & Educar, no 14, ISSN 1647-2144, disponível em http://repositorio.esepf.pt/handle/10000/326.
RICO, L., LUPIANEZ, J.L., MOLINA, M.(Eds)(2013). Analisis Didactico en Educacion Matematica. Granada: Comares Editorial. ISBN 978-84-9045-082-6