Matemática, Sociedade e Cultura

Responsável da Unidade Curricular: Isabel Cláudia Nogueira da Silva Araújo Nogueira
2º Ano | 2º Semestre
Objetivos de aprendizagem
Reconhecer a presença da Matemática em manifestações de natureza cultural e/ou social Explorar situações do quotidiano de forma a potenciar a compreensão da realidade e dos seus fenómenos naturais, sociais e culturais. Perspetivar o conhecimento matemático numa sociedade global e multicultural Integrar o conhecimento matemático relevante na análise e interpretação das sociedades Promover nos futuros educadores/professores um espirito simultaneamente democrático, solidário e crítico.

Conteúdos programáticos
1. A Matemática como construção socialmente mediada 2. Conceitos, procedimentos e aplicações da Matemática 2.1. na descrição e análise do mundo natural 2.2. na análise e interpretação da sociedade 2.3. na produção e intervenção culturais 3. As ideias da Matemática e a Matemática nas ideias

Avaliação

Estratégias e recursos a utilizar: exposição, debate, análises de documentos, trabalho individual e em grupo Formas de avaliação e respetiva ponderação: recensão critica (30%) + trabalho de pesquisa (70%) A partir de uma temática por eles selecionada, os estudantes elaborarão individualmente uma recensão critica. O trabalho de pesquisa tem como objetivo permitir de forma eficaz o estabelecimento de articulação das ideias matemáticas com as realizações sociais e culturais humanas.

Bibliografia

BARTHELEMY, G. (2003). 2500 Anos de Matemáticas - a evolução das ideias. Lisboa: Instituto Piaget. ISBN 972-771-683-0 CERASOLI, A. (2008). O Sr. Quadrado a passear no maravilhoso mundo da Geometria. Porto: AMBAR. ISBN 978-972-43-1281-1 CERASOLI, A. (2006). O 10 Magnifico. Porto: AMBAR. ISBN 972-43-1126-0 GUILLEN, M. (1998). Pontes para o infinito - o lado humano das matemáticas. Lisboa: Gradiva. ISBN 972-662-099-6 POTTER, L. (2006). Mathematics minus Fear. London: Marion Boyars Publishers. ISBN 9780-7145-3115-1 TAHAN, M (2001). O Homem que sabia contar. Lisboa: Presença. ISBN