Matemática, Sociedade e Cultura
Responsável da Unidade Curricular: Isabel Cláudia Nogueira da Silva Araújo Nogueira
2º Ano | 2º Semestre
Objetivos de aprendizagem
Reconhecer a presença da Matemática em manifestações de natureza cultural e/ou social
Explorar situações do quotidiano de forma a potenciar a compreensão da realidade e dos seus fenómenos naturais, sociais e culturais.
Perspetivar o conhecimento matemático numa sociedade global e multicultural
Integrar o conhecimento matemático relevante na análise e interpretação das sociedades
Promover nos futuros educadores/professores um espirito simultaneamente democrático, solidário e crítico.
Conteúdos programáticos
1. A Matemática como construção socialmente mediada
2. Conceitos, procedimentos e aplicações da Matemática
2.1. na descrição e análise do mundo natural
2.2. na análise e interpretação da sociedade
2.3. na produção e intervenção culturais
3. As ideias da Matemática e a Matemática nas ideias
Avaliação
Estratégias e recursos a utilizar: exposição, debate, análises de documentos, trabalho individual e em grupo
Formas de avaliação e respetiva ponderação: recensão critica (30%) + trabalho de pesquisa (70%)
A partir de uma temática por eles selecionada, os estudantes elaborarão individualmente uma recensão critica. O trabalho de pesquisa tem como objetivo permitir de forma eficaz o estabelecimento de articulação das ideias matemáticas com as realizações sociais e culturais humanas.Bibliografia
BARTHELEMY, G. (2003). 2500 Anos de Matemáticas - a evolução das ideias. Lisboa: Instituto Piaget. ISBN 972-771-683-0
CERASOLI, A. (2008). O Sr. Quadrado a passear no maravilhoso mundo da Geometria. Porto: AMBAR. ISBN 978-972-43-1281-1
CERASOLI, A. (2006). O 10 Magnifico. Porto: AMBAR. ISBN 972-43-1126-0
GUILLEN, M. (1998). Pontes para o infinito - o lado humano das matemáticas. Lisboa: Gradiva. ISBN 972-662-099-6
POTTER, L. (2006). Mathematics minus Fear. London: Marion Boyars Publishers. ISBN 9780-7145-3115-1
TAHAN, M (2001). O Homem que sabia contar. Lisboa: Presença. ISBN