Didática das Ciências Naturais, da História e da Geografia
Responsável da Unidade Curricular: Margarida Maria Martins da Quinta e Costa
2º Ano | 2º Semestre
Objetivos de aprendizagem
- Aprofundar práticas pedagógicas de abordagem das Ciências, da Historia e da Geografia.
- Analisar criticamente situações, materiais e propostas adequadas ao 1o Ciclo do Ensino Básico (CEB).
- Utilizar estratégias motivadoras, numa prática globalizante, para a formação inicial dos alunos.
- Dominar conceitos e noções fundamentais para o ensino das Ciências, Historia e Geografia.
- Utilizar, no contexto do 1o CEB, diversas estratégias e recursos didáticos.
- Selecionar conteúdos tendo em conta o currículo oficial e o desenvolvimento dos alunos.
- Utilizar o método experimental como recurso pedagógico e motivação para o trabalho em sala.
- Desenhar atividades experimentais adaptadas ao ano de escolaridade do grupo a que se destinam.
Conteúdos programáticos
1. Ciências Naturais, História e Geografia - da aquisição de saberes a formação do espirito científico/espírito crítico; da construção da memória a formação para uma cidadania responsável. A questão da transposição didática.
2. Análise didática dos blocos de conteúdo do Estudo do Meio
3. O Ensino Experimental das Ciências: desenho de atividades experimentais
4. História de Portugal: metodologias de ensino
5. Estratégias de ensino da Geografia
Avaliação
Debate e análise de situações, materiais e propostas didáticas no 1º Ciclo do Ensino Básico publicados em artigos científicos.
Participação dos estudantes em atividades práticas.
Desenho de atividades estruturadas, de acordo com os programas do 1º CEB, numa prespetiva interdisciplinar.
Os estudantes são avaliados individualmente pela participação na aula (25%) e pela realização e apresentação de um trabalho interdisciplinar (75%).Bibliografia
ALMEIDA, A. (1998). Visitas de Estudo: concepções e eficácia na aprendizagem. Lisboa: Liv. Horizonte. ISBN 9722410296.
ALMEIDA, A.A.M. de [et al.] (1998) O Património local e regional: subsídios para um trabalho transdisciplinar. 1.a ed. Lisboa: Ministério da Educação. Dep. Ens. Sec. ISBN 9728417144
BARCA, I. (org.) (2001). Perspectivas em educação histórica, UM. ISBN 728098960
CACHAPUZ, A.F.; PRAIA, J. e JORGE, M. (2002) Ciência, educação em ciência e ensino das ciências. Lisboa. ME, ISBN 9727830838
CATLING, S.; TESSA W. (2009). Teaching primary geography. Exeter:Learning Matters. ISBN 9781844451920
GERSMEHL, P. (2008); Teaching geography, 2.a ed., The Guilford Press, New york. 320 p.. ISBN: 9781593857158
MARTINS, I.P. et al. (2007-2011) Coleção Explorando... guião didático para professores. Lisboa. DGIDC. ISBN 9727422411;
9789727422401; 9789727422647; 9789727422654; 9780727422647
SA, J. e VARELA, P. (2004) Crianças aprendem a pensar ciências. Porto, Porto Ed. ISBN 9720343117