Deprecated: Methods with the same name as their class will not be constructors in a future version of PHP; nusoap_base has a deprecated constructor in /home/esepfemc/public_html/fucESEPF/lib/nusoap.php on line 85

Deprecated: Methods with the same name as their class will not be constructors in a future version of PHP; nusoap_fault has a deprecated constructor in /home/esepfemc/public_html/fucESEPF/lib/nusoap.php on line 1007

Deprecated: Methods with the same name as their class will not be constructors in a future version of PHP; nusoap_xmlschema has a deprecated constructor in /home/esepfemc/public_html/fucESEPF/lib/nusoap.php on line 1095

Deprecated: Methods with the same name as their class will not be constructors in a future version of PHP; soapval has a deprecated constructor in /home/esepfemc/public_html/fucESEPF/lib/nusoap.php on line 2067

Deprecated: Methods with the same name as their class will not be constructors in a future version of PHP; soap_transport_http has a deprecated constructor in /home/esepfemc/public_html/fucESEPF/lib/nusoap.php on line 2169

Deprecated: Methods with the same name as their class will not be constructors in a future version of PHP; nusoap_server has a deprecated constructor in /home/esepfemc/public_html/fucESEPF/lib/nusoap.php on line 3474

Deprecated: Methods with the same name as their class will not be constructors in a future version of PHP; wsdl has a deprecated constructor in /home/esepfemc/public_html/fucESEPF/lib/nusoap.php on line 4597

Deprecated: Methods with the same name as their class will not be constructors in a future version of PHP; nusoap_parser has a deprecated constructor in /home/esepfemc/public_html/fucESEPF/lib/nusoap.php on line 6532

Deprecated: Methods with the same name as their class will not be constructors in a future version of PHP; nusoap_client has a deprecated constructor in /home/esepfemc/public_html/fucESEPF/lib/nusoap.php on line 7183

Prática de Ensino Supervisionada em 1.º Ciclo do Ensino Básico I

Responsável da Unidade Curricular: Daniela Alexandra Ramos Gonçalves
2º Ano | 1º Semestre
Objetivos de aprendizagem
Caracterizar o estabelecimento de ensino do 1º CEB, através dos documentos estruturantes; Reconhecer a articulação e sequencialidade a EPE e o 1º CEB; Comparar contextos educativos, partindo das implicações do ensino no 1ºCEB; Observar, planificar, concretizar e avaliar a intervenção educativa, tendo em conta uma pedagogia diferenciada, gerindo recursos e organizando o ambiente educativo de acordo com os princípios da aprendizagem ativa e participativa; Refletir a forma de adequar a ação educativa; Identificar a especificidade da organização do ambiente educativo do 1º CEB; Utilizar técnicas e instrumentos de registo, documentação e avaliação do processo de ensino/aprendizagem; Descrever as especificidades do processo de ensino/aprendizagem dos alunos do 1º CEB; Relacionar teorias públicas com as práticas educativas.

Conteúdos programáticos
1-Documentos estruturantes das instituições Educativas; 2-Enquadramento Legal para o exercício da Profissão Docente; 3- Perfil do desempenho profissional do Professor do Ensino Básico 4- Observação, planificação, concretização e avaliação da intervenção educativa; 5-Reflexão, problematização e investigação da ação educativa; 6- Profissionalidade Docente e Promoção do Sucesso Escolar; 7- Adequação curricular para alunos com NEE; 8-Conceção de projetos de investigação/formação/ação inerentes à prática educativa.

Avaliação

Estágio em co-docência, numa turma de 1º CEB. Da observação, conhecimento e identificação da turma, intervêm de forma planificada, organizada e avaliada. Nos Seminários, as temáticas ajudam a contextualizar e a consolidar a IE, refletindo quer individualmente, quer em grupo. Na OT, refletem com o supervisor a evolução do seu desempenho e têm apoio do Orientador na elaboração do relatório. A classificação inclui (classif. de estágio x 70% + classif. do relatório x 30%) /100 em que: Classificação do estágio = (classif. do Supervisor ESEPF x 60 + classif. do Orient. Cooperante x 40) /100 Classificação do 3º Relatório parcial- sob a orientação científica de um doutor e/ou especialista, as temáticas específicas decorrerão de questões emanadas da prática pedagógica supervisionada e/ou articuladas com projetos de investigação/áreas de de interesse de investigação, dando continuidade ao processo de investigação iniciado na PES em EPEI e II.

Bibliografia

Beaudoin, N. 2013.Una Escuela para cada Estudiante.Madrid:Narcea Day, C. Gu, Q. 2012.Professores:Vidas Nuevas,Verdades Antiguas.Madrid:Narcea Guathier et al. 2004.Interventions pédagogiques efficaces et réussite scolaire des élèves provenant de milieux défavorisés. Université Laval-Québec. Gonçalves, D.Víton António,M. J. 2014.Práctica docente en la enseãnza universitaria,reflexión de saberes y aprendizaje transformativo,1141 - 1154.Madrid: SEECI http://www.seeci.net/congreso/DOCENCIA_3.pdf Gouveia J,Craveiro C,Silva,B,Santos,C,Brandão,I & Martins,M.2014Competências transversais de professores de 1.ºCEB. Disponível: http://www.fpce.up.pt/trabalhodocenteformacao.pdf Roegiers, X., De Ketele, J. 2004.Uma pedagogia da integração: competências e aquisições no ensino.Porto Alegre:Artmed. Roldão, M. C.2009.Estratégias de ensino:o saber e o agir do professor.VNG: F.Manule Leão. Vieira, F. 2014.Re-Conhecendo e Trasnformando a Pedagogia:histórias de superVisão.Sto. Tirso:De Facto.