Didática das Expressões Artísticas em 1.º Ciclo do Ensino Básico
Responsável da Unidade Curricular: Sandra Mónica Figueiredo de Oliveira
2º Ano | 1º Semestre
Objetivos de aprendizagem
Conhecer diferentes modelos didáticos e formas de operacionalização desta área do saber em contexto de 1.º ciclo do Ensino Básico;
Compreender os interesses pedagógicos, as consequências e as finalidades da integração das expressões artísticas em 1.º Ciclo do Ensino Básico;
Identificar as vantagens do trabalho artístico através da interdisciplinaridade em contexto de 1º Ciclo do Ensino Básico.
Conteúdos programáticos
A didática das expressões artísticas: Diferentes modelos pedadógicos.
A Educação artística em contexto contemporâneo.
A Expressão Plástica e cognição.
Organização da prática educativa na expressão plástica no 1º ciclo do Ensino Básico.
Os conteúdos da expressão musical como instrumento de desenvolvimento de competências transversais na criança
Modelos da pedagogia musical construindo atividades de acordo com propostas de Dalcroze, Orff e Schafer
Dinamização de jogo simbólico e dramático
Improvisação vocal
Metodologia de elaboração de histórias com crianças
Conceito de ensino eficaz em expressão motora e expressão e educação física-motora: tarefas de gestão.
A planificação de atividades e estratégias de intervenção: concetualização e execução de projetos interdisciplinares em 1º Ciclo do Ensino Básico.
Avaliação
Exposição, Debate, Análises de documentos, Trabalho Individual e de grupo.
Avaliação:
Elaboração de um trabalho de grupo teórico prático interdisciplinar centrado na realização de uma proposta de intervenção que, partindo de um tema gerador, explore as suas potencialidades como instrumentos de intervenção educativa em contexto do 1º ciclo do Ensino Básico. Este trabalho tem a ponderação de 100%.Bibliografia
Aguirre, I. (2000). Teorias y praticas en Educación Artística, Navarra: Universidad Pública de Navarra. ISBN: 84-95075-33-4
Bachmann, M. (1998) La Ritmica Jaques-Dalcroze: una Educación por la Música y para la Música, Madrid: Ediciones Pirámide. ISBN: 84-368-1187-9 BARRET, M., (1998). Educação em Arte, Lisboa: Col., Dimensões. ISBN: 978-972-742-240-1
Beja, F. et al (2007). Jogos e projetos de Expressão Dramática. Porto: Porto Editora. ISBN: 978-972-0-01374
Bettelheim, B. (2011). A Psicanálise dos Contos de Fadas. Lisboa: Bertrand. ISBN: 978-972-252-379-0
Cruz, S. ; Carvalho, L.; e outros, (1998). Manual de Educação física - 1º ciclo do Ensino Básico. Lisboa: Edição do G.C.D.E. ISBN 972-9145-88-1
Frega A. L. (1997). Metodología comparada de la Educación Musical, Buenos Aires : CIEM (Centro de Investigación Educativa Musical) Recurso Eletrónico 78F931m
Viadel, R. (coord.), (2003). Didáctica de la Educación Artística, Madrid: Pearsons Prentice Hall, ISBN:84-205-3457-9