Didática da Matemática para a Educação de Infância

Responsável da Unidade Curricular: Rui João Teles da Silva Ramalho
1º Ano | 2º Semestre
Objetivos de aprendizagem
Aplicar o vocabulário correto na descrição de situações Fundamentar criticamente as opções tomadas Reconhecer o papel da didática da matemática na aprendizagem/no ensino da matemática Caracterizar marcos teóricos e metodológicos da investigação em didática da matemática Identificar os conceitos matemáticos elementares suscitáveis de serem aprendidos pelas crianças em contexto de Jardim de Infância Conhecer diferentes representações dos diversos conhecimentos matemáticos a abordar no Jardim de Infância nos campos numérico, geométrico, das grandezas e da organização e tratamento de dados Analisar situações e atividades matemáticas adequadas a aprendizagem dos conceitos Propor diversas estratégias pedagógicas para a exploração de conceitos e desenvolvimento de atividades logico-matemáticas Explorar as TIC aplicadas a contexto pré-escolar Desenvolver a análise critica, a inovação, a investigação pedagógica e a reflexão sobre a pratica desenvolvida

Conteúdos programáticos
1- A Matemática na educação pré-escolar - enquadramento e intencionalidade 2. Áreas de exploração no domínio da Matemática 2.1 Números e Operações 2.2 Geometria e Medida 2.3 Organização e tratamento de dados 3. Os materiais didáticos estruturados e não estruturados na matemática do Jardim de Infância 4. Exploração de software para as aprendizagens iniciais em Matemática

Avaliação

Metodologias de ensino: exposição, debate, analises de documentos, trabalho em grupo e resolução de problemas. Formas de avaliação e respetiva ponderação: Portfolio individual (100%) Um portfólio permite documentar a aprendizagem do seu autor ao longo do tempo e deverá incluir uma reflexão sobre o processo de desenvolvimento vivenciado e suas perspetivas de desenvolvimento futuro. Assim, a elaboração de um portfolio individual, facilitador de processos de auto e heteroavaliação, permitirá uma compreensão atempada dos processos e dos resultados de aprendizagem, estimulando processos de criatividade individuais e de enriquecimento concetual, pelo recurso a múltiplas fontes de conhecimento.

Bibliografia

CHAMORRO, M.C. (Coord.)(2005). Didactica de las Matematicas para Educacion Infantil. Madrid: Pearson Educacion. ISBN 978-842-054-807-4 MAIA, J. S. (2008). Aprender... Matemática do Jardim-de-Infancia a Escola. Porto: Porto Editora. ISBN: 978-972-0-34960-6 ME (1997). Orientações curriculares para a educação pré-escolar. Lisboa: ME. ISBN: 972-742-087-7 NCTM (2007). Princípios e normas para a educação matemática. Lisboa: APM. ISBN: 978-972-8768-24-9 RICO, L., LUPIANEZ, J.L., MOLINA, M.(Eds)(2013). Analisis Didactico en Educacion Matematica. Granada: Comares Editorial. ISBN 978-84-9045-082-6 TUCKER, K. (2014). Mathematics through play in the early years. London: Sage Publications. ISBN 978-1- 44626-977-0