Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-Escolar I
Responsável da Unidade Curricular: Maria Paula Pequito de Almeida Sampaio Soares Lopes
1º Ano | 1º Semestre
Objetivos de aprendizagem
Caracterizar o estabelecimento de EPE através da análise dos documentos do regime de autonomia, administração e gestão e atuar em conformidade
Identificar a especificidade da organização do ambiente educativo e dos processos de desenvolvimento e aprendizagem das crianças da EPE
Planificar de forma integrada e flexível, envolvendo a criança e partindo dos seus saberes/necessidades/interesses/ competências
Intervir numa perspetiva curricular organizando o ambiente educativo e tendo em conta uma pedagogia diferenciada e princípios da aprendiz. ativa e participativa
Refletir para adequar a ação educativa
Utilizar técnicas e instrumentos de observação, registo, documentação e avaliação das atividades, do contexto e dos processos de desenvolvimento e aprendizagem das crianças
Colaborar em iniciativas ao nível da instituição, da comunidade e do envolvimento das famílias
Refletir e expressar as dimensões do desenvolvimento pessoal e profissional
Relacionar práticas educativas c/ teorias
Conteúdos programáticos
- Autonomia, administração e gestão das instituições
- Observação e caracterização do contexto, das crianças e das dinâmicas educativas
- Organização do ambiente educativo
- Planificação, concretização e avaliação da intervenção educativa
- Desenvolvimento de projetos e atividades
- Cooperação na ação educativa
- Intervenção na comunidade e envolvimento parental
- Reflexão, problematização e investigação da ação educativa
Avaliação
O estudante analisa os doc. de gestão e administração da instituição cooperante e, em estágio, atua em conformidade promovendo situações de desenvol. e aprendiz. integradas das crianças, organizando o ambiente educativo e pondo em ação atividades e projetos. Nos seminários as temáticas ajudam a contextualizar e a consolidar a intervenção educativa, refletindo quer individualmente, quer em grupo. Na OT refletem com o supervisor a evolução do seu desempenho e têm apoio do orientador para a elaboração do relatório.
Classif. final=(Classif. de Estágio x70 + Classif. do relatório X30)/100, em que:
Classif. Estágio=(Classif. do Supervisor ESEPF x60 + Classif. do Orientador Cooperante X40)/100
1º relatório parcial: sob orientação científica de um doutor e/ou especialista, as temáticas específicas decorrerão de questões emanadas da prática pedagógica e/ou articuladas com projetos/áreas de interesse de investigação e é realizado tendo em vista uma continuidade ao longo das diferentes PES.Bibliografia
CEPPI, G. e ZINI, M. (2013). Crianças, Espaços, Relações - Como Projetar Ambientes para a Educação Infantil. Porto Alegre: Editora Penso
CORTESÃO, I., NEVES,I., PEQUITO,P.(2014). Problematizar a metodologia de projeto articulando e avaliando aprendizagens. ATAS VI Encontro CIED Avaliação: Desafios e Riscos(223-240)Lisboa:CIE
CRAVEIRO, C. (2007). Formação em Contexto-Um Estudo de Caso no âmbito da Pedagogia da Infância. Tese de Doutoramento. Braga: UM
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