Escola Inclusiva: Aprendizagens e Comportamentos
Responsável da Unidade Curricular: Júlio Emílio Pereira de Sousa
1º Ano | 1º Semestre
Objetivos de aprendizagem
Conhecer e identificar diferentes modelos de observação e avaliação de populações escolares especificas.
Identificar os fatores protetores do desenvolvimento e os comportamentos de risco.
Esboçar as técnicas e os instrumentos que permitam a identificação, caracterização, planificação, intervenção e avaliação de alunos com deficiências intelectuais e desenvolvimentais, problemas motores, sensoriais, perturbações de aprendizagem, emocionais e do comportamento e sobredotação.
Identificar práticas educativas em contextos, de forma a dar resposta às necessidades identificadas.
Conhecer diferentes estratégias para promover o envolvimento e a capacitação familiar
Reconhecer a importância do trabalho em equipa.
Conteúdos programáticos
1.Princípios de Inclusão e normativos legais
2.Estudo da etiologia e prevalência das diferentes situações que ditam NEE:deficiências intelectuais e desenvolvimentais, problemas motores, sensoriais; perturbações de aprendizagem e do comportamento e sobredotação
2.1Características e necessidades educativas destes alunos
3.Bem-estar emocional vs perturbações emocionais
3.1Trauma e sofrimento emocional
3.2Analfabetismo emocional. A (in)expressividade emocional e sua repercussão no rendimento escolar
4.Implicações pedagógicas e enquadramento legal ao nível da intervenção direta com o aluno e da organização da sala e da escola
5.A transdisciplinaridade dos saberes e práticas quanto às crianças com NEE
6.A família como elemento essencial no percurso educativo
7.Educabilidade da resiliência. Adversidade, frustração, educação para o risco e promoção de comportamentos resilientes em contexto educativo
8.O trabalho em equipa como fator de diferenciação e êxito das intervenções educativas
Avaliação
Com metodologias ativas pretendemos desafiar os estudantes, quer através de trabalho de grupo, quer individualmente, a participar proativamente na construção do seu saber. Assim, após breves exposições no sentido de uma sensibilização para as temáticas em geral, privilegiamos a mobilização de conhecimentos, a pesquisa teórica e a observação de casos práticos. Em complemento, e com o apoio tutorial, cada grupo estuda uma problemática definida previamente, que apresenta à turma. Segue-se o debate produzido pelos pares e professor, para a construção de ideias e saberes. Esta componente de grupo tem uma ponderação de 50%. A componente individual dará enfoque a problemáticas emergentes da prática profissionalizante com uma ponderação de 50%.
Forma de avaliação e respetiva ponderação:
- trabalho de grupo com apresentação oral: 50%;
- trabalho individual com apresentação oral: 50%.Bibliografia
AINSCOW, M. (2000). Necessidades especiais na sala de aula. Lisboa, IIE, Edições Unesco. ISBN1853022632
CORREIA, L. (2003). Educação Especial e Inclusão - Quem disser que uma sobrevive sem a outra não está no seu perfeito juízo. Porto Editora. ISBN972-0-34513-6
European Agency for Development in Special Needs Education. (2012). Perfil de Professores Inclusivos. Dinamarca. ISBN978-87-7110-354-0
FLEMING, M. (2003). Dor sem nome: pensar o sofrimento. Porto, Afrontamento. ISBN9723606593
Franco, V., & Apolónio, A. (2011). Avaliação Diagnóstica em Intervenção Precoce. Évora, Portugal. ISSN0214-9877
KIRK, S. A; GALLAGHER, J. J. (2002) Educação da criança excepcional. SP: Martins Fontes. XIV. ISBN85-336-0015-X
RUPPERT, F. (2008). Trauma, Bonding and Family Constellations. Frome: Green Balloon Publishing. ISBN9780955968303
SNYDER, C.R. & LOPEZ, S. J. (2009). Psicologia Positiva: uma abordagem científica e prática das qualidades humanas. PoA: Artmed. ISBN9788536316567