Oficina de Recursos Tecnológicos para a Matemática

Responsável da Unidade Curricular:
1º Ano | 2º Semestre
Objetivos de aprendizagem
Compreender a utilização de recursos tecnológicos como ferramenta ao serviço do desenvolvimento de projetos no âmbito da educação matemática. Saber Integrar as TIC nas praticas docentes, explorando-as como recurso pedagógico e didático; Desenhar, criar e avaliar recursos educativos digitais; Utilizar ambientes e-learning numa perspectiva de formação ao longo da vida.

Conteúdos programáticos
1.O novo contexto da formação na Sociedade da Informação 2.TIC e educação em Matemática 3.Construcao e avaliação de recursos tecnológicos 4.Integracao de Ferramentas da WEB 2.0 no ensino/aprendizagem da matemática

Avaliação

A adequação das metodologias de ensino a um paradigma baseado na autonomia do aluno, privilegiando-se o trabalho continuado, consubstanciada num acompanhamento regular do trabalho desenvolvido pelos alunos, presencialmente, ou através de plataformas de e-learning ou outras tecnologias Web 2.0. Preconiza-se o desenvolvimento de uma forte articulação entre os conteúdos de aprendizagem no seu caracter transversal e os conteúdos na área da Matemática. Avaliacao:Trabalho de grupo (100%) No trabalho de grupo os estudantes terão de construir uma sequência didática respeitando as orientações oficiais para estes níveis de ensino e incorporando recursos educativos de cariz tecnológico.

Bibliografia

ATWELL, G. (2007). Personal Learning Environments - the future of eLearning?. eLearning Papers, Vol 2, No1, Retrieved the 20th April 2008 from www.elearningpapers.eu. DOWNES, S. (2006). E-Learning 2.0 at the E-Learning Forum. In E-Learning Forum. Canada:Institute for Information Teachnology. Retrieved April 24th 2008, from http://www.teacher.be/files/page0_blog_entry38_1.pdf. Gomes, Maria J.(org), Osorio, A.J., Ramos, A.(2013), Atas da VIII Conferencia Internacional de tic na educação::Universidade do Minho.ISBN: 978-989-97374-2 Ponte, João Pedro da (Org.) (2002). A formação para a integração das TIC na educação pré-escolar e no 1o Ciclo do Ensino Básico. Porto: Porto editora RAMALHO, Rui; RODRIGUES,Elvira. (2013). " Instrumentos de Transdisciplinaridade usando o moodle, possíveis contributos de um espaço formativo", Trabalho apresentado em XII Congresso Internacional Galego-português de Psicopedagogia, In Atas do XII Congresso Internacional Galego-português de Psicopedagogia, Braga.