Oficina de Projetos em Expressões Artísticas

Responsável da Unidade Curricular: Irene Zuzarte Cortesão Melo da Costa
2º Ano | 2º Semestre
Objetivos de aprendizagem
Mobilizar os princípios técnicos e teóricos da Educação Artística no contexto da Educação Pré-escolar e do 1o CEB; Mobilizar os princípios técnicos e teóricos da educação artística (nas suas diferentes expressões) como instrumento de enriquecimento da intervenção no contexto. Articular a Educação Artística com a pratica vivida através da planificação de atividades contextualizadas na intervenção nas valências de Pré-escolar e 1o CEB, contribuindo ativamente para o enriquecimento artístico dos projetos em que o estudante esta envolvido. Valorizar a interdisciplinaridade entre as expressões artísticas no contexto da intervenção na valência de EPE e 1o CEB, salientando e valorizando as especificidades de cada área das expressões e a sua articulação. Planificar e avaliar a sua intervenção ao nível das diferentes expressões no contexto do estágio profissional.

Conteúdos programáticos
1.A Educação Artística como instrumento de intervenção educativa ao nível de EPE e do 1o CEB: a. Princípios da educação artística b. O papel da Educação Artística no desenvolvimento de competências individuais e grupais; c. Princípios técnicos e artísticos das diferentes áreas artísticas 2.Intervencao educativa em projetos a. Contributo da educação artística no enriquecimento da intervenção educativa em projetos b. Experimentação prática dos conteúdos trabalhados

Avaliação

Os estudantes serão convidados a articular conteúdos teóricos e técnicos (da Educação Artística) trabalhados em sala, com a vivência de Projetos no contexto do seu estágio em EPE e 1º CEB. Deverão assim ser capazes de contextualizar a sua intervenção educativa, planificando atividades de enriquecimento da mesma através da mobilização dos conteúdos artísticos trabalhados. Deverão fazer uma constante reflexão critica sobre a sua intervenção (avaliação formativa) e ir adequando a sua intervenção a realidade educativa em que estão a intervir (através de apresentações em grande grupo e discussão alargada e de um relatório final de apresentação e avaliação do projeto realizado.

Bibliografia

Anderson, Susan, Walch, Nancy, Becker, Kate, (2004) The Power of Art, The Arts as an Effective Intervention Strategy for at-risk Youth, Los Angeles: California Endowment for the Arts, Downloadable PDF from The California Endowment for the Arts website: http://www.calendow.orgDownload 17 julho 2012 Gardner, H., (1999) Educacion Artistica e Desarrollo Humano, Barcelona, Paidos, ISBN 84-493-0023-1 Cortesão, I., Pequito, P. (2007). "...e aprendemos muitas coisas novas!..." Projectos simples? complexas aprendizagens. Cadernos de Estudo, vol 6, 105-126. Cortesão, I., Neves, I., & Pequito, P. (2014). Problematizar a metodologia de projeto articulando e avaliando aprendizagens. ATAS VI Encontro CIED Hernandez , F. et al orgs (2013) Contemporneity on Arts Education/Contemponaneidade na Educacao Artistica, Educacao Sociedade e Culturas, Porto, CIIE/Edições Afrontamento ISBN 0872-7643