Oficina em Estudo do Meio

Responsável da Unidade Curricular:
2º Ano | 2º Semestre
Objetivos de aprendizagem
Desenvolver projetos no âmbito do Conhecimento do Mundo e do Estudo do Meio Construir recursos para o ensino do Conhecimento do Mundo e do Estudo do Meio Enquadrar os recursos tecnológicos no contexto educativo

Conteúdos programáticos
1. Cruzar saberes: uma perspetiva interdisciplinar na abordagem do Conhecimento do Mundo e no Ensino do Estudo Meio. 2. A interação da Ciência com a tecnologia e a sociedade - análise de casos práticos. 3. Construção de projetos interdisciplinares com recurso a diferentes materiais e técnicas

Avaliação

Nesta UC os estudantes terão a oportunidade de aprofundar, nas aulas teóricas e teórico-práticas, o conhecimento sobre as metodologias e os recursos, desenvolvendo-os na elaboração de trabalhos práticos, avaliando-os criticamente em contexto da Educação Pré-escolar e do 1o Ciclo de Ensino Básico. As aulas de orientação tutorial permitirão o acompanhamento dos projetos desenvolvidos pelos estudantes. Avaliação individual (25%) e de grupo (75%).

Bibliografia

PROVIDENCIA, C. (2007). Ciência a brincar. Lisboa: Ed. Bizancio. ISBN 9789725300589; 9789725300589; 9789725303917; 9725302095; 9789725303580; 9789725303573 FERREIRA, P. (2006). Tecnologias, Informação e Educação. Porto: Politema. ISBN 9789728688431 GERSMEHL, P. (2008). Teaching geography, 2.a ed. Nova Iorque: The Guilford Press. ISBN 9781593857158 GIL, D. J. G. et al. (coord.)(1996). Integracion curricular de los recursos tecnologicos. Barcelona: Oikos-Tau. ISBN 8428108676 PEIXOTO, A. (2008) A Criança e o Conhecimento do Mundo Actividades Laborais em Ciências Físicas. Penafiel. Editorial Novembro. ISBN 9789898136046 POMBO, O. et al. (org.) (2006). Interdisciplinaridade: antologia. 37-58. Lisboa: Campo das Letras. ISBN 9896250421 RODRIGUEZ, A. E., et al. (eds) (2006). Formar para investigar. Investigar para formar en Didactica en las Ciencias Sociales. Malaga: AUPDCS. ISBN 8468968854 SA, J.; VARELA, P. (2004). Crianças aprendem a pensar Ciências. Porto, Porto Ed. ISBN 9720343117