Prática de Ensino Supervisionada em 1.º Ciclo do Ensino Básico II

Responsável da Unidade Curricular: Daniela Alexandra Ramos Gonçalves
2º Ano | 2º Semestre
Objetivos de aprendizagem
Observar, planificar, concretizar e avaliar a intervenção educativa, tendo em conta uma pedagogia diferenciada, gerindo recursos e organizando o ambiente educativo de acordo com os princípios da aprendizagem ativa e participativa; Problematizar a ação educativa; Utilizar técnicas e instrumentos de registo, documentação e avaliação do processo de ensino/aprendizagem com uma sustentada preparação científica e académica; Articular práticas e teorias educativas; Apresentar e debater propostas educacionais promotoras do sucesso escolar; Investigar o contexto e a intervenção educativa.

Conteúdos programáticos
1-Perfil específico do Professor do 1.º Ciclo do Ensino Básico; 2- Observação, planificação, concretização e avaliação da intervenção educativa; 3-Reflexão, problematização e investigação da ação educativa; 4- Práticas educativas promotoras de aprendizagens sustentáveis; 5-Conceção, desenvolvimento e analise de experiências e/ou projetos de investigação/formação/ação inerentes à prática educativa

Avaliação

Estágio em co-docência, em par pedagógico, numa turma de 1º CEB. Da observação, conhecimento e identificação da turma, intervêm de forma aprofundada, promovendo experiências pedagógicas de aprendizagens ativas, significativas, diversificadas e socializadoras. Nos Seminários, as temáticas ajudam a contextualizar e a consolidar a IE, refletindo quer individualmente, quer em grupo. Na OT, refletem com o supervisor a evolução do seu desempenho e têm apoio do Orientador na elaboração do relatório que acompanha o processo investigativo desde a primeira UC de PES. A classificação inclui: (classif. de estágio x 60% + classif. do relatório X 40%) /100 em que: Classificação do estágio = (classif. do Supervisor ESEPF x 60 + classif. do Orient. Cooperante X 40) /100 Classificação do Relatório de Estágio (sob a orientação científica de um doutor e/ou especialista, dando continuidade ao percurso investigativo, iniciado na PES em EPE I e II e PES em 1ºCEB I e com defesa pública.

Bibliografia

Alarcão, I.2001.Professor-investigador:Que sentido?Que formação? Campos,Bártolo Paiva (Org.) Formação profissional de professores no ensino superior.Porto:Porto Editora. Araújo, J. 2011.A Busca da Excelência.Lisboa:Guerra e Paz. Callejo, J. 2001.El grupo de discusión: introducción a una prática de investigación. Barcelona:Editorial Ariel. Flores, M.A. 2014. Profissionalismo e Liderança dos Professores.Sto Tirso:De Facto. Gonçalves, D.Gonçalves, J. L. 2010. L´expérience comme problématision dans la supervision éducative. Fabre, M. Dias de Carvalho, A.,Lhoste, Y (Orgs). Expérince et Problématision en Éducation.Porto:Afrontamento. Hargreaves, A.2004.O Ensino na sociedade do conhecimento:a educação na era da insegurança, Porto:Porto Editora. Moreira, L.T.2014.Projeto Fénix. Porto:Universidade Católica Portuguesa. Torres, L.L. &Palhares, J. A. (Orgs) 2014.Metodologia de Investigação em Ciências Socias em Educação.VNF:Húmus. Zeichener, K. 2010.La formación del professorado. Madrid:Morata