Didática da Matemática para o 1.º Ciclo do Ensino Básico
Responsável da Unidade Curricular: Isabel Cláudia Nogueira da Silva Araújo Nogueira
2º Ano | 1º Semestre
Objetivos de aprendizagem
Aplicar o vocabulário correto na descrição de situações
Fundamentar criticamente as opções tomadas
Reconhecer o papel da didática da matemática na aprendizagem no ensino da matemática
Caracterizar marcos teóricos e metodológicos da investigação em didática da matemática
Identificar os conceitos matemáticos elementares suscetiveis de serem aprendidos pelas crianças em contexto de 1o ciclo do ensino Básico
Conhecer diferentes representações dos diversos conhecimentos matemáticos a abordar no 1o ciclo do EB nos campos numérico, geométrico, das grandezas e da organização e tratamento de dados
Analisar situações e atividades matemáticas adequadas a aprendizagem dos conceitos
Propor diversas estratégias pedagógicas para a aprendizagem de conceitos, procedimentos e técnicas matemáticas e de resolução de problemas
Explorar adequadamente as TIC aplicadas a matemática no 1o ciclo.
Desenvolver a análise critica, a inovação, a investigação pedagógica e a reflexão sobre a prática desenvolvida
Conteúdos programáticos
1. A Matemática no 1o ciclo do EB - finalidades e objetivos
2. Domínios de conteúdos
2.1 Números e Operações
2.2 Geometria e Medida
2.3 Organização e tratamento de dados
3. Os materiais didáticos estruturados e não estruturados na matemática do 1o ciclo do EB
4. Exploração de software para o ensino/aprendizagem da Matemática no 1o ciclo do EB
Avaliação
Metodologias de ensino: exposição, debate, análises de documentos, trabalho individual e em grupo e resolução de problemas.
Avaliação: portfolio individual (100%)
A avaliação dos conhecimentos adquiridos basear-se-á nas evidências incluídas num portfolio individual a ser construído ao longo da unidade curricular. Nesse portfolio os estudantes deverão apresentar reflexões sobre atividades realizadas em sala de aula, sobre artigos de investigação/divulgação de natureza pedagógico-didática e propostas de sequencias didáticas consonantes com o programa e metas definidas para a Matemática no 1º Ciclo, que integrem perspetivas didáticas atualizadas e utilização de recursos didáticos.Bibliografia
GODINO, J. D. (Dir) (2004). Didatica de las Matematicas para Maestros. Departamento de Didactica de las Matematicas: Universidad de Granada. ISBN 84-933517-1-7
MEC (2013). Programa e Metas Curriculares - Matemática - Ensino Básico
MENDES, M.F., DELGADO, C. (2008). Geometria, Lisboa: Ministério da Educação. ISBN: 978-972-742-277-7.
PALHARES, P. (ed.) (2004). Elementos de Matemática para Professores do Ensino Básico. Lisboa: Lidel. ISBN: 978-972-757-280-9
PALHARES, P (ed.) (2011). Complementos de Matemática para Professores do Ensino Básico. Lisboa:Lidel ISBN 978-972-757-757-6.
NCTM (2007). Princípios e normas para a educação matemática. Lisboa: APM. ISBN: 978-972-8768-24-9
SERRAZINA, L., PONTE, J.P. (2000). Didáctica da matemática do 1o ciclo. Lisboa: Universidade Aberta. ISBN: 972-674-313-3