Oficina de Recursos Tecnológicos para o Português

Responsável da Unidade Curricular:
1º Ano | 2º Semestre
Objetivos de aprendizagem
-Conhecer, perceber e utilizar os conceitos que envolvem a tecnologia educativa; -Saber selecionar e utilizar criticamente recursos tecnológicos; -Adequar os recursos (selecionados ou construídos) a realidade da Educação Pré-escolar; -Conhecer e mobilizar recursos tecnológicos para o Português.

Conteúdos programáticos
1. Abordagem aos conceitos que envolvem a tecnologia educativa e o profissional investigador; 2. As tecnologias no contexto educativo: questões pedagógicas e de espaço; 3. Abordagem a seleção, avaliação e utilização de Recursos Educativos Digitais; 4. Recursos tecnológicos no contexto do Português 5. Contextos lúdicos para a promoção do Português 6. Atividades lúdico-pedagógicas para a promoção do Português 7. Falar, ler, escrever a partir de jogos para a promoção do Português

Avaliação

As sessões presenciais são dinamizadas com diferentes estratégias: expositivas, de debate ou de elaboração dos projetos com o acompanhamento do docente. Ao desenvolvimento dos trabalhos é proporcionada uma atenção individual e cada grupo terá oportunidade de tomar decisões concretas sobre o que pretende desenvolver na área do português utilizando recursos tecnológicos, permitindo assim momentos de reflexão crítica concreta por parte dos estudantes. Ao longo do semestre serão dedicadas algumas sessões presenciais para o acompanhamento efetivo do docente. Avaliação: trabalho de grupo (50%); avaliação individual (50%)

Bibliografia

Carvalho, A. (2012). Aprender na era digital: jogos e mobile-learning. Santo Tirso: De facto Pereira, L. (2013). Literacia digital e políticas tecnológicas para a educação. Santo Tirso: De Facto Editores Cavalcanti, J. (2006). Malas que Contam Historias. Lisboa: Paulus Editora