Didática das Expressões Artísticas em Educação Pré-Escolar

Responsável da Unidade Curricular:
1º Ano | 2º Semestre
Objetivos de aprendizagem
Conhecer diferentes modelos didáticos e formas de operacionalizacão desta área do saber em contexto de Educação Pré-escolar; Compreender os interesses pedagógicos, as consequências e as finalidades da integração das expressões artísticas em Educação Pré-escolar; Reconhecer diferentes linguagens artísticas como forma de sensibilizar para a diversidade cultural contemporânea; Identificar as vantagens do trabalho artístico através da interdisciplinaridade em contexto de Educação Pré-escolar.

Conteúdos programáticos
A didática das expressões artísticas: Diferentes modelos pedadógicos. A Educação artística para a compreensão da cultura contemporânea. A expressão Plástica como saber cognitivo e como saber produtivo. Os conteúdos da expressão musical como instrumento de desenvolvimento de competências transversais na criança Modelos da pedagogia musical construindo atividades de acordo com propostas de Dalcroze, Orff e Schafer Dinamização de jogo simbólico e dramático Improvisação vocal Metodologia de elaboração de histórias com crianças Conceito de ensino eficaz em expressão motora e expressão e educação física-motora: tarefas de gestão. A planificação de atividades e estratégias de intervenção: concetualização e execução de projetos interdisciplinares em contexto de EPE

Avaliação

Aulas teórico práticas - conjunção do método ativo e expositivo, recorrendo a diversas estratégias: debates, visualização de filmes, experiências práticas para experimentação de técnicas e métodos de trabalho. Descrição: Elaboração de um trabalho de grupo teórico prático interdisciplinar centrado na realização de uma proposta de intervenção que, partindo de um tema gerador, explore as suas potencialidades como instrumentos de intervenção educativa em contexto de EPE. Este trabalho tem a ponderação de 100%.

Bibliografia

Aguirre, I. (2000). Teorias y praticas en educación artística, Navarra: Universidad Pública de Navarra. ISBN: 84-95075-33-4 Bachmann, M. (1998). La Ritmica Jaques-Dalcroze: una Educación por la Música y para la Música, Madrid: Ediciones Pirámide. ISBN: 84-368-1187-9 Barret, M., (1998). Educação em Arte, Lisboa: Col., Dimensões. ISBN: 978-972-742-240-1 Beja, F. et al (2007). Jogos e projetos de Expressão Dramática. Porto: Porto Editora. ISBN: 978-972-0-01374 Bettelheim, B. (2011). A Psicanálise dos Contos de Fadas. Lisboa: Bertrand. ISBN: 978-972-252-379-0 Cruz, S. ; CARVALHO, L.; e outros, (1998). Manual de Educação física - 1º ciclo do Ensino Básico, Lisboa, Edição do G.C.D.E. ISBN 972-9145-88-1 Sousa, M. (2000.) Metodologias do Ensino da Música para Crianças, Vila Nova de Gaia: Gailivro ISBN: 972-8473-35-4 Viadel, R. (coord.), (2003). Didáctica de la Educación Artística, Madrid:Pearsons Prentice Hall, ISBN:84-205-3457-9