Teoria e Desenvolvimento Curricular

Responsável da Unidade Curricular: Maria Clara de Faria Guedes Vaz Craveiro
1º Ano | 1º Semestre
Objetivos de aprendizagem
Saber analisar os documentos de autonomia, administração e gestão da escola, tendo presente o enquadramento legal Conhecer os pressupostos subjacentes à gestão flexível do currículo Conhecer a polissemia do conceito de currículo e refletir sobre correntes do pensamento curricular Conhecer modelos curriculares (EPE e 1º CEB) e problematizar a sua implementação

Conteúdos programáticos
1- Aspetos de autonomia, administração e gestão da escola 1.1 - Enquadramento legal 1.2 - Documentos de autonomia, administração e gestão da escola em análise 2 - Gestão flexível do currículo 3 - Polissemia do conceito de currículo 3.1- Correntes do pensamento curricular 4 - Modelos curriculares de maior divulgação em educação pré-escolar e 1º CEB

Avaliação

Exposição, Debate, Análise de documentos, Trabalho individual e Trabalho em grupo. As metodologias serão ativas, no âmbito das quais haverá lugar a análise, reflexão, discussão e problematização de conhecimentos. As exposições teóricas, trabalhos em grupo, trabalhos individuais, análise e produção de documentos servirão de suporte aqueles processos. O trabalho a desenvolver pelos estudantes terá, como referência, os objetivos e os resultados de aprendizagem conseguidos e verificados através das seguintes formas de avaliação e respetiva ponderação: Trabalho de grupo - 60% Reflexão crítica individual - 40%

Bibliografia

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