Teoria e Desenvolvimento Curricular
Responsável da Unidade Curricular: Maria Clara de Faria Guedes Vaz Craveiro
1º Ano | 1º Semestre
Objetivos de aprendizagem
Saber analisar os documentos de autonomia, administração e gestão da escola, tendo presente o enquadramento legal
Conhecer os pressupostos subjacentes à gestão flexível do currículo
Conhecer a polissemia do conceito de currículo e refletir sobre correntes do pensamento curricular
Conhecer modelos curriculares (EPE e 1º CEB) e problematizar a sua implementação
Conteúdos programáticos
1- Aspetos de autonomia, administração e gestão da escola
1.1 - Enquadramento legal
1.2 - Documentos de autonomia, administração e gestão da escola em análise
2 - Gestão flexível do currículo
3 - Polissemia do conceito de currículo
3.1- Correntes do pensamento curricular
4 - Modelos curriculares de maior divulgação em educação pré-escolar e 1º CEB
Avaliação
Exposição, Debate, Análise de documentos, Trabalho individual e Trabalho em grupo.
As metodologias serão ativas, no âmbito das quais haverá lugar a análise, reflexão, discussão e problematização de conhecimentos. As exposições teóricas, trabalhos em grupo, trabalhos individuais, análise e produção de documentos servirão de suporte aqueles processos.
O trabalho a desenvolver pelos estudantes terá, como referência, os objetivos e os resultados de aprendizagem conseguidos e verificados através das seguintes formas de avaliação e respetiva ponderação:
Trabalho de grupo - 60%
Reflexão crítica individual - 40%Bibliografia
ALONSO, L., PERALTA, H. e ALAIZ, V. (2001).Parecer sobre o Projecto de "Gestão flexível do Currículo".Recuperado em 2008, Novembro 24, de www.aph.pt/aph/download/avaliacao_GFC.rtf
BARROSO (2005). Políticas Educativas e Organização escolar. Lisboa:Univ. Aberta.
FONTOURA, M. (2006). Do Projeto Educativo de Escola aos Projectos Curriculares. Fundamentos, Processos e Procedimentos. Porto: Ed.
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OLIVEIRA-FORMOSINHO, J. (Coord.) (2007). Modelos curriculares para a educação de infância. Porto: Porto Ed.
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