Investigação em Contextos Educativos
Responsável da Unidade Curricular: Luís Miguel Prata Alves Gomes
1º Ano | 1º Semestre
Objetivos de aprendizagem
Analisar reflexivamente as diferentes teorias e conceitos que definem problemática que envolve uma questão de pesquisa educacional (construção fundamentada da problemática);
Explicar e fundamentar as opções metodológicas de investigação em função do objeto de estudo e dos sujeitos que participam na investigação (desenho de projeto);
Construir e aplicar diferentes técnicas de recolha e análise de informação (planificação, elaboração e aplicação do projeto);
Redigir um relatório de pesquisa (trabalho cientifico);
Comunicar e argumentar acerca dos principais resultados obtidos (apresentação cientifica do trabalho);
Revelar capacidades reflexivas.
Conteúdos programáticos
1.Enquadramento geral: A importância da Investigação educacional
2.O Itinerário da Investigação Cientifica
3.Metodologias de Investigação
3.1.Abordagens quantitativas
3.2.Abordagens qualitativas
3.2.1.Estudo de caso
3.2.2.Investigacao qualitativa aplicada
4.Procedimentos para a recolha de dados
4.1.Observacao
4.2.Inquerito
4.3.Entrevistas
5.Analise de resultados
6.Investigacao - ação: pressupostos e modelos
7.Metodologia da redação do trabalho científico
Avaliação
Exposição, debate, análise de documentos, trabalho individual/grupo, projeto, observações, experimentações, problemas e reflexão.
Criação de um espaço de reflexão teórico-prático que facilite a aprendizagem dos formandos acerca de conceitos, perspetivas e procedimentos para a condução de um trabalho de investigação; aprendizagem autónoma com recurso a materiais de interesse para os participantes; momentos de debate para a partilha de saberes e experiencias sobre questões metodológicas no âmbito da educação; acompanhamento de trabalhos a realizar pelos formandos.
Trabalho de análise critica e reflexiva resultante da observação e registo de evidências vividas nos estágios.
Elaboração de um projeto de investigação aplicada tendo acompanhamento teórico-prático das atividades letivas. Avaliação contínua qualitativa que vertera na apresentação final do projeto.
100% (Trabalho escrito 65% / Comunicação oral 25% / Participação 10%)Bibliografia
AIRES, L. (2011): Paradigma qualitativo e práticas de investigação educacional. Univ. Aberta ISBN 978-989-97582-1-6 (online)
ALMEIDA, J.; PINTO, J. (1983): A investigação nas ciências sociais. Lisboa: Ed. Presença. ISBN 9722312316
BOUTIN, G.; HEBERT-LESSARD, M.; GOYETTE, G. (1994): Investigação qualitativa: fundamentos e práticas. Lisboa: Instituto Piaget. ISBN 972-9295-75-1
BROOKS, R.; RIELE, te K.; MAGUIRE, M. (2014): Ethics and Educational Research. London, Sage. ISBN 9781446274880
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GHIGLIONE, R.; MATALON, B. (1992): O inquérito. Teoria e prática. Oeiras: Celta. ISBN 972-8027-13-3
HEBERT-LESSARD, M. (1996): Pesquisa em educação. Lisboa: Instituto Piaget. ISBN 972-8245-76-9
PINTO, J.; SILVA, A. (1987): Metodologia das ciências sociais. Porto: Ed. Afrontamento. ISBN 972-360-5