Escrita: Conceitos e Práticas

Responsável da Unidade Curricular: Maria Cristina Vieira da Silva
2º Ano | 1º Semestre
Objetivos de aprendizagem
Conhecer os mecanismos do processo de escrita, dominar os modelos concetuais que fornecem a fundamentação básica necessária ao adequado desenvolvimento da escrita, promover ambientes lúdicos e formais de escrita; reconhecer a leitura e a escrita como processos fundamentais para o desenvolvimento pessoal; identificar e superar lacunas e bloqueios de escrita; dominar as características da escrita científica e da escrita criativa. Ser capaz de produzir diversos tipos de texto e materiais didáticos para a promoção da escrita em contextos de pré-escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico.

Conteúdos programáticos
A escrita: 1.1. Relações com a escrita 1.1.1.A Escrita e a Identidade 1.1.2.As fases da escrita 1.1.2.1.1. Do processo ao produto 1.2. Os bloqueios de escrita 1.3. Do bloqueio ao prazer de escrever. 2. Atividades para o desenvolvimento da Escrita: 2.1.Técnicas e estratégias de escrita formal e criativa 2..2. Jogos de escrita criativa. 3. A escrita científica

Avaliação

Recorrer-se- á à Exposição, ao Debate, à Análise de documentos, ao Trabalho individual e ao Trabalho em grupo. Enfatiza-se a produção individual e coletiva de textos escritos. Formas de avaliação e respetiva ponderação: Trabalho individual: 60% Trabalho em Grupo: 40%.

Bibliografia

ALEIXO, C. (coord.) (2010). Roteiro Avaliação de Textos - da aferição das aprendizagens à sala de aula. Lisboa: ME-GAE BAPTISTA, M. A., F.L.P Viana & L. F. T. Barbeiro (2011). O Ensino da Escrita: a Dimensão Gráfica e Ortográfica, Lisboa: ME-DGIDC. BARBEIRO, L. F. & M. L. A. Pereira (2007). O Ensino da Escrita: a Dimensão Textual, Lisboa: ME-DGIDC. BARBEIRO, L. (2007). A aprendizagem da ortografia. Porto: Asa. BUESCU, H.C. et al. (2015). Programa e Metas Curriculares de Português do Ensino Básico. Lisboa: ME-DGIDC. CASSANY; D. (2000). Reparar la escritura: didáctica de la corrección de lo escrito. Barcelona: Graó Editorial. Direção-Geral da Educação. (2018). Aprendizagens Essenciais - 1.º, 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico I Português. Lisboa: DGE. Disponível em http://www.dge.mec.pt/portugues LEÃO, M. & H. Filipe (2002). 70 + 7 Propostas de Escrita Lúdica, Porto: Porto Editora.