Didática do Português: Língua e Texto

Responsável da Unidade Curricular: Maria Cristina Vieira da Silva
1º Ano | 1º Semestre
Objetivos de aprendizagem
1. Conhecer os fundamentos da Didática do Português, bem como as orientações curriculares oficiais em EPE e no 1.o CEB, ao nível do conhecimento da língua e do texto; 2. Refletir sobre os fundamentos da Didática do Português, numa perspetiva de articulação entre estes dois domínios educativos, visando a promoção da consciência linguística e do conhecimento da língua e do texto; 3. Operacionalizar, fundamentadamente, os conhecimentos obtidos e a capacidade de reflexão na promoção de práticas pedagógicas em torno da língua e do texto dirigidas a crianças em idade pré-escolar e escolar (1o CEB): adotar estratégias pedagógicas adequadas conducentes aos níveis de desempenho linguístico e textual que as Orientações curriculares oficiais determinam que devem ser alcançados à saída do pré-escolar e no final do 1o CEB, nomeadamente mediante produção de propostas didáticas fundamentadas.

Conteúdos programáticos
1. Da oralidade à escrita - Conceitos de Literacia e Literacia Emergente; - Orientações curriculares para o EPE e 1ºCEB; - As conceções precoces sobre a linguagem escrita na transição do EPE para o 1º CEB; 2. O Ensino-aprendizagem da gramática no 1º CEB: - Princípios orientadores da intervenção pedagógica ao nível da reflexão metalinguística; - O valor do conhecimento gramatical e sua transversalidade; - O ensino da gramática e o laboratório gramatical; - Conceção de sequências didáticas para a promoção do conhecimento gramatical. 3. Didática do Texto - Do texto verbal (oral e escrito) ao texto multimodal. - Atividades, estratégias e recursos para a promoção da compreensão leitora em EPE e 1o CEB - O registo em EPE. - A escrita informativa, a escrita funcional e a escrita criativa. 4. Intervenção cientifico-pedagógica em contexto de ensino - Planificação de unidades didáticas e atividades no 1o CEB. - Construção de instrumentos e materiais didáticos do domínio da didática do texto.

Avaliação

Uma prova escrita (50%), um trabalho de grupo com apresentação oral (20%), um trabalho escrito (30%) servirão para avaliar o desenvolvimento das competências específicas, bem como o Pensamento Critico e o Planeamento e Controlo que subjazem a toda a planificação e aplicação de conceitos. Em trabalho autónomo, serão feitas as consultas bibliográficas e propor-se-ão tarefas de aplicação em tudo semelhantes às sujeitas a demonstração em contexto de sala de aula. As dúvidas na aplicação serão resolvidas em sala de aula. Promover-se-ão debates em sala de aula, sobre aspetos controversos, visando a aplicação de conceitos e o desenvolvimento do pensamento crítico. Para além das competências específicas desta UC, avaliar-se-á a aquisição e o desenvolvimento das competências de Comunicação e de Ética e valores.

Bibliografia

BATISTA, A., F. Viana & L.F. Barbeiro (2011). O Ensino da Escrita: Dimensões Gráfica e Ortográfica. Lisboa: DGIDC. ISBN: 9789727423071. DUARTE, I. (2008). O conhecimento da língua: desenvolver a consciência linguística. Lisboa: ME. ISBN: 9789727422685. PEREIRA, L. A. & F. Azevedo (2005). A Escrita no 1.º Ciclo do Ensino Básico. Porto: Areal. ISBN 9789726278344. RIBEIRO, I. S., & Viana, F. L. (2009). Dos leitores que temos aos leitores que queremos. Coimbra: Almedina. ISBN: 9789724040110. SILVA, C. V. (2008). O valor do conhecimento gramatical no ensino-aprendizagem da língua. Revista Saber (e) Educar, 13, 89-106. ISSN: 08733600. SOUSA, O.C. (2015). Textos e Contextos: leitura, escrita e cultura letrada. Porto: Media XXI. ISBN: 9789897291524. VIANA, F. L. & I. Ribeiro (2014) Falar, Ler e Escrever no Jardim de infância. Lisboa: Santillana. ISBN: 9789897086304. VIANA, F. L., Ribeiro, I. et al. (2010). O ensino da compreensão leitora. Coimbra: Almedina. ISBN 978-972-40-4362-3.