Laboratório de Ilustração

Responsável da Unidade Curricular: Sandra Mónica Figueiredo de Oliveira
2º Ano | 1º Semestre
Objetivos de aprendizagem
-Reconhecer o valor da ilustração como uma linguagem artística e educativa Compreender a relação entre texto e imagem Experimentar o processo criativo na área da ilustração -Caracterizar e identificar diferentes formas de ilustração Identificar as funções e a gramatica pictural da ilustração -Explicar a importância da ilustração para o desenvolvimento da sensibilidade estética e formular juízos críticos sobre as diferentes tipologias da ilustração -Identificar as principais finalidades da ilustração no livro infantil -Explicar a importância da articulação entre o texto e a ilustração Identificar, conhecer e utilizar os aspetos técnicos e expressivos de diversos materiais -Propor diferentes formas de trabalhar a ilustração consoante as diferentes faixas etárias

Conteúdos programáticos
1. A ilustração como linguagem artística 1.1 O conceito de ilustração 1.2 Princípios de representação gráfica na ilustração: diferentes tipologias 1.3 Os elementos da comunicação e forma visual 1.4 As técnicas, materiais 1.5 Funções da ilustração 1.6 Articulação entre o texto e a imagem: o álbum e o livro ilustrado 1.7 Formas narrativas para os mais pequenos 1.8 O desenvolvimento gráfico das crianças 2. Produção e criação artística 2.1 Formas e modos de representação 2.2 Materiais, instrumentos e suportes 2.3 Técnicas de expressão artística 2.4 Expressão da representação

Avaliação

Exposição, Debate, Analises de documentos, Trab. em grupo e Experimentações. Aulas teóricas onde se utiliza a conjunção do método ativo e expositivo recorrendo a diversas estratégias nomeadamente: exposição de conteúdos, debates, visualização e discussão de trabalhos de ilustração e filmes sobre ilustradores e o seu processo de trabalho. Trabalhos práticos de oficina para experimentação de técnicas e métodos de trabalho. Formas de avaliação e respetiva ponderação: Participação nos debates feitos durante as aulas (20% da avaliação final). Trab. teórico prático (60% da avaliação final); Apresentação oral (20% da avaliação final). Serão apresentadas no decorrer das aulas diferentes questões relacionadas com a Ilustração que serão debatidas com os alunos. Estes terão de realizar um trab. teórico pratico constituído por uma fundamentação teórica; uma justificação da pertinência do projeto e um conjunto de exercícios na área da ilustração e apresenta-lo oralmente a turma.

Bibliografia

BELVER, Manuel, MORENO, Carmen, NUERE, Silvia (2005), Arte infantil en contextos contemporaneos, Madrid: Ediciones Envida. ISBN: 84-95427-92-3 MORO, Juan Martinez, (2004), La ilustracion como categoria - Una teoria unificada sobre arte e conocimiento. Asturias: Ediciones Trea. ISBN: 84-9704-122-4 WIEDEMANN, Julius, (2007), Ilustration Now! Volume 2. Italia: Ed. Tachen. ISBN:978-8228-3017-8 Salisbury, Martin, (2007), Imagenes que cuentan - nueva ilustracion de libros infantiles, Barcelona: Ed: Gustavo Gili. ISBN: 978-84-252-2197-2