Expressões Artísticas em Projetos Educativos

Responsável da Unidade Curricular:
2º Ano | 1º Semestre
Objetivos de aprendizagem
-Mobilizar os princípios técnicos e teóricos das expressões artísticas no contexto da Educação Pré-escolar; -Mobilizar os princípios técnicos e teóricos da educação artística (nas suas diferentes expressões) como instrumento de enriquecimento da intervenção no contexto em projeto educativos. -Articular a intervenção em projetos educativos e a Educação Artística através da planificação de atividades contextualizadas no contexto da valência de Pré-escolar, contribuindo ativamente para o enriquecimento artístico dos projetos em que o estudante esta envolvido. -Valorizar a interdisciplinaridade entre as expressões artísticas no contexto da intervenção na valência de EPE, salientando e valorizando as especificidades de cada área das expressões e a sua articulação. -Planificar e avaliar a sua intervenção ao nível das diferentes expressões no contexto do estagio profissional.

Conteúdos programáticos
1. A Educação Artística como instrumento de intervenção educativa ao nível da valência de EPE: 1.1. O desenvolvimento de competências transversais através da educação artística 1.2. O desenvolvimento de competências específicas nas diferentes áreas artísticas. 2. Princípios técnicos e artísticos das diferentes áreas artísticas: 2.1. O contributo das expressões artísticas no enriquecimento da intervenção no contexto da metodologia de projeto

Avaliação

Os estudantes serão convidados a articular conteúdos teóricos e técnicos (da Educação Artística) trabalhados em sala, através de metodologias ativas como os debates, visualização de imagens/documentários/projetos com a vivência do seu estágio em EPE. Deverão assim ser capazes de contextualizar a sua intervenção educativa em projeto, planificando atividades de enriquecimento da mesma através da mobilização dos conteúdos artísticos trabalhados. Deverão fazer uma constante reflexão critica sobre a sua intervenção (avaliação formativa) e ir adequando a sua intervenção a realidade educativa em que estão a intervir (através de apresentações em grande grupo e discussão alargada e de um relatório final de apresentação e avaliação do projeto realizado). Avaliação: trabalho individual (30%) e trabalho de grupo (70%)

Bibliografia

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