Temáticas Aprofundadas em Educação de Infância
Responsável da Unidade Curricular: Maria Paula Pequito de Almeida Sampaio Soares Lopes
2º Ano | 1º Semestre
Objetivos de aprendizagem
Reconhecer a infância enquanto construção social
Refletir, criticamente, sobre os direitos da criança
Reconhecer as tensões e oportunidades dos direitos de proteção, provisão e participatação
Identificar os desafios na cooperação escola-famílias e comunidade
Aprofundar fundamentos teóricos e práticos da avaliação das aprendizagens, dos processos e dos contextos numa perspetiva de qualidade
Refletir sobre formas de criar e mobilizar recursos pedagógicos e tecnológicos com vista a conceber ambientes estimulantes em contextos de educação de infância
Conteúdos programáticos
I - Pensar os desafios da Educação de Infância à luz dos direitos das crianças
II - Formação de profissionais de educação de infância: cooperação com famílias e comunidade
III - Avaliação e Qualidade em Educação de Infância
IV - Infância e Tecnologia
Avaliação
A UC está organizada em seminários, da responsabilidade dos vários docentes desta UC onde através da exposição das diferentes problemáticas serão promovidos momentos de debate em grande grupo, também suportados pela análise de documentos que são disponibilizados previamente aos estudantes através da plataforma moodle. Especialistas e diferentes profissionais serão chamados a participar nos seminários promovendo uma partilha e análise sobre os desafios que as situações da prática nos colocam. As horas de OT serão dinamizadas pelos docentes que proporcionarão a cada estudantes pistas para uma reflexão mais individual a ser concretizada no trabalho para avaliação. A avaliação contemplará uma reflexão crítica individual escrita que avalie as contribuições dos diversos autores para a conceção/ imagem/ papel de criança. Esta reflexão valerá 100% da classificação final e vai sendo construída com acompanhamento dos docentes. Bibliografia
ALMEIDA,A.N.(2005).O que as famílias fazem à escola.pistas para um debate.Análise Social,vol.XL
BERTRAM,T.&PASCAL,C.(2009).Desenvolvendo a Qualidade em Parcerias.Lisboa:ME
CARDONA,J.eGUIMARÃES,C.(2013).Avaliação na Ed. de Inf..Viseu:Psicossoma
COSTA, R.C.(2017).I Agora?:Liberte os seus filhos da dependência dos ecrâs.Lisboa:A Esfera dos livros
GOMES,M.,NEVES,I.&SILVA,B.(2017).Promover a qualidade na ed. inf. através do envolvimento parental-Projeto EQuaP. Ver Estudios e Inv.en Psicologia y Educación, 5, 264-268.
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Siraj-Blatchford,I.,Siraj-Blatchford,J.(2007).A guide to developing the ICTcurriculum for early childhood education.Londres:Trentham Books Ltd
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