Deprecated: Methods with the same name as their class will not be constructors in a future version of PHP; nusoap_base has a deprecated constructor in /home/esepfemc/public_html/fucESEPF/lib/nusoap.php on line 85

Deprecated: Methods with the same name as their class will not be constructors in a future version of PHP; nusoap_fault has a deprecated constructor in /home/esepfemc/public_html/fucESEPF/lib/nusoap.php on line 1007

Deprecated: Methods with the same name as their class will not be constructors in a future version of PHP; nusoap_xmlschema has a deprecated constructor in /home/esepfemc/public_html/fucESEPF/lib/nusoap.php on line 1095

Deprecated: Methods with the same name as their class will not be constructors in a future version of PHP; soapval has a deprecated constructor in /home/esepfemc/public_html/fucESEPF/lib/nusoap.php on line 2067

Deprecated: Methods with the same name as their class will not be constructors in a future version of PHP; soap_transport_http has a deprecated constructor in /home/esepfemc/public_html/fucESEPF/lib/nusoap.php on line 2169

Deprecated: Methods with the same name as their class will not be constructors in a future version of PHP; nusoap_server has a deprecated constructor in /home/esepfemc/public_html/fucESEPF/lib/nusoap.php on line 3474

Deprecated: Methods with the same name as their class will not be constructors in a future version of PHP; wsdl has a deprecated constructor in /home/esepfemc/public_html/fucESEPF/lib/nusoap.php on line 4597

Deprecated: Methods with the same name as their class will not be constructors in a future version of PHP; nusoap_parser has a deprecated constructor in /home/esepfemc/public_html/fucESEPF/lib/nusoap.php on line 6532

Deprecated: Methods with the same name as their class will not be constructors in a future version of PHP; nusoap_client has a deprecated constructor in /home/esepfemc/public_html/fucESEPF/lib/nusoap.php on line 7183

Temáticas Aprofundadas em Educação de Infância

Responsável da Unidade Curricular: Maria Paula Pequito de Almeida Sampaio Soares Lopes
2º Ano | 1º Semestre
Objetivos de aprendizagem
Reconhecer a infância enquanto construção social Refletir, criticamente, sobre os direitos da criança Reconhecer as tensões e oportunidades dos direitos de proteção, provisão e participatação Identificar os desafios na cooperação escola-famílias e comunidade Aprofundar fundamentos teóricos e práticos da avaliação das aprendizagens, dos processos e dos contextos numa perspetiva de qualidade Refletir sobre formas de criar e mobilizar recursos pedagógicos e tecnológicos com vista a conceber ambientes estimulantes em contextos de educação de infância

Conteúdos programáticos
I - Pensar os desafios da Educação de Infância à luz dos direitos das crianças II - Formação de profissionais de educação de infância: cooperação com famílias e comunidade III - Avaliação e Qualidade em Educação de Infância IV - Infância e Tecnologia

Avaliação

A UC está organizada em seminários, da responsabilidade dos vários docentes desta UC onde através da exposição das diferentes problemáticas serão promovidos momentos de debate em grande grupo, também suportados pela análise de documentos que são disponibilizados previamente aos estudantes através da plataforma moodle. Especialistas e diferentes profissionais serão chamados a participar nos seminários promovendo uma partilha e análise sobre os desafios que as situações da prática nos colocam. As horas de OT serão dinamizadas pelos docentes que proporcionarão a cada estudantes pistas para uma reflexão mais individual a ser concretizada no trabalho para avaliação. A avaliação contemplará uma reflexão crítica individual escrita que avalie as contribuições dos diversos autores para a conceção/ imagem/ papel de criança. Esta reflexão valerá 100% da classificação final e vai sendo construída com acompanhamento dos docentes.

Bibliografia

ALMEIDA,A.N.(2005).O que as famílias fazem à escola.pistas para um debate.Análise Social,vol.XL BERTRAM,T.&PASCAL,C.(2009).Desenvolvendo a Qualidade em Parcerias.Lisboa:ME CARDONA,J.eGUIMARÃES,C.(2013).Avaliação na Ed. de Inf..Viseu:Psicossoma COSTA, R.C.(2017).I Agora?:Liberte os seus filhos da dependência dos ecrâs.Lisboa:A Esfera dos livros GOMES,M.,NEVES,I.&SILVA,B.(2017).Promover a qualidade na ed. inf. através do envolvimento parental-Projeto EQuaP. Ver Estudios e Inv.en Psicologia y Educación, 5, 264-268. Sarmento,M.(2004).As Culturas da Inf.nas Encruzilhadas da 2ª modernidade.In M.J.Sarmento&A.B.Cerisara,Crianças e miúdos: perspectivas sociopedagógicas da inf. e educação.Porto: Asa. Siraj-Blatchford,I.,Siraj-Blatchford,J.(2007).A guide to developing the ICTcurriculum for early childhood education.Londres:Trentham Books Ltd TREVISAN,G.(2012).Cenários de participação política de crianças e jovens em contexto local: análise de uma experiência. AtasVII Congr Port Soc.Lisboa:APS