Ética e Deontologia na Docência
Responsável da Unidade Curricular: Luís Miguel Prata Alves Gomes
2º Ano | 1º Semestre
Objetivos de aprendizagem
-Pretende-se que o estudante desenvolva as competências que o tornem capaz de resolver casos práticos fundamentando-se num raciocínio e análise profunda das questões éticas implicadas.
-A construção, discussão e resolução de casos/dilemas éticos no âmbito educativo/profissional prepara, treina e desenvolve as competências teórico-práticas dos estudantes. Estas competências permitirão que estes estudantes, aquando do surgimento de problemas práticos na sua profissão, os resolver desde uma perspetiva e numa linha ética.
-Partindo da prática quotidiana da educação/docência faz emergir dilemas éticos no exercício profissional.
-Evidenciar a construção de uma sabedoria prática (Metodologia de problematização de decisão) na resolução de cada caso (procura, inventaria e manuseia informação necessária para tomar uma decisão, equacionando os seus valores e postura pessoal).
-Articular operações de raciocínio conceptual, juízos de valor e questionamento pessoal, numa linha ética.
Conteúdos programáticos
1.A ética como eixo da profissionalidade docente
1.1.Distinção e relação das noções de "Ética", "Moral" e "Deontologia".
1.2.Universalidade da ética, pluralidade de morais, códigos deontológicos.
1.3.Dimensões implicadas na ética profissional: delimitação do âmbito das "questões éticas e deontológicas" na docência.
1.4.Ética e identidade profissional.
2.A implicação pessoal e profissional nos dilemas e nas decisões éticas
2.1.Origem e manifestações de problemas e dilemas éticos provenientes da prática e as tomadas de decisão (nível técnico, legal e ético).
2.2.Impacto das tensões, dilemas e conflitos levantados pelas "questões éticas" na docência: e educação para as faculdades da empatia e da descentração.
2.3.Gestão de emoções e sentimentos nos dilemas éticos. O mundo do desejo e dos limites nas tomadas de decisão.
2.4.Ética aplicada: modelos e princípios de atuação.
2.5.Ética e prática profissional: autoridade, disciplina, gestão curricular, gestão escolar, formação profissional.
Avaliação
Exposição, debate, análise de documentos, trabalho individual/grupo, projeto, casos práticos e problemas.
Com o objetivo de desenvolver competências no âmbito da problematização em educação, por via do dilema ético, potenciadoras de um dialogo critico-reflexivo com a prática profissional quotidiana, a metodologia a desenvolver compreende sobretudo dinâmicas de role-play, espaços de debate de casos, de partilha de saberes pesquisados e experiências pessoais refletidas, exercícios práticos e dinâmicas de grupo, tendo em vista a construção de uma sabedoria pratica, eticamente sustentada e com reflexos na identidade profissional docente.
Participação (20%), resenha bibliográfica sobre obra de referência (40%), trabalho escrito/apresentação/discussão (partindo de caso ou dilema ético no campo profissional, evidencia a construção de uma sabedoria prática na resolução do caso, articulando operações de raciocínio conceptual, juízos de valor e questionamento pessoal, numa linha ética) (40%).Bibliografia
BAPTISTA, Isabel (2005). Dar rosto ao futuro. A educação como compromisso ético. Porto: Profedições. ISBN 972-8562-15-2
BANKS, Sarah & KIRSTEN, Nǿhr (coord.) (2009). Ética Prática para as Profissões do Trabalho Social. Porto: Porto Editora. ISBN 978-972-0-34858-6
ESTEVAO, Carlos V. (2012). Direitos humanos, justiça e educação na era dos mercados: os lugares da escola e o bem educativo. Porto: Porto Editora. ISBN 978-972-0-34904-0
SINGER, Peter (2002). Ética prática. Lisboa: Gradiva. ISBN 972-662-723-0
PRIETO, Xose Manuel Dominguez (2007). Etica del docente. Coleccion Sinergia. Salamanca: Editorial Mounier. ISBN 978-8821306426
DVD Free2Choose. Os limites da liberdade (ed. portuguesa). Projecto Aprender Direitos Humanos: passado e presente. http://direitoshumanos.up.pt/