Investigação em Contextos Educativos
Responsável da Unidade Curricular: Luís Miguel Prata Alves Gomes
1º Ano | 1º Semestre
Objetivos de aprendizagem
Analisar reflexivamente as diferentes teorias e conceitos que definem problemática que envolve uma questão de pesquisa educacional (construção fundamentada da problemática);
Explicar e fundamentar as opções metodológicas de investigação em função do objeto de estudo e dos sujeitos que participam na investigação (desenho de projeto);
Construir e aplicar diferentes técnicas de recolha e análise de informação (planificação, elaboração e aplicação do projeto);
Redigir um relatório de pesquisa (trabalho cientifico);
Comunicar e argumentar acerca dos principais resultados obtidos (apresentação cientifica do trabalho);
Revelar capacidades reflexivas.
Conteúdos programáticos
1.Enquadramento geral: A importância da Investigação educacional
2.O Itinerário da Investigação Cientifica
3.Metodologias de Investigação
3.1.Abordagens quantitativas
3.2.Abordagens qualitativas
3.2.1.Estudo de caso
3.2.2.Investigacao qualitativa aplicada
4.Procedimentos para a recolha de dados
4.1.Observacao
4.2.Inquerito
4.3.Entrevistas
5.Analise de resultados
6.Investigacao - ação: pressupostos e modelos
7.Metodologia da redação do trabalho científico
Avaliação
Exposição, debate, análise de documentos, trabalho individual/grupo, projeto, observações, experimentações, problemas e reflexão.
Criação de um espaço de reflexão teórico-prático que facilite a aprendizagem dos formandos acerca de conceitos, perspetivas e procedimentos para a condução de um trabalho de investigação; aprendizagem autónoma com recurso a materiais de interesse para os participantes; momentos de debate para a partilha de saberes e experiencias sobre questões metodológicas no âmbito da educação; acompanhamento de trabalhos a realizar pelos formandos.
Trabalho de análise critica e reflexiva resultante da observação e registo de evidências vividas nos estágios.
Elaboração de um projeto de investigação aplicada tendo acompanhamento teórico-prático das atividades letivas. Avaliação contínua qualitativa que vertera na apresentação final do projeto.
100% (Trabalho escrito 65% / Comunicação oral 25% / Participação 10%)Bibliografia
ALBARELLO, L.; DIGNEFFE, F.; HIERNAUX, J.-P.; et al (2005)2aed.: Práticas e métodos de investigação em ciências sociais. Lisboa: Ed. Gradiva, Col.Trajectos. ISBN 972-662-554-8
ATKINS, L.; WALLACE, S. (2012): Qualitative Research in Education. London, Sage. ISBN 9781446208076
BELL, J. (2008)4aed.: Como realizar um projecto de investigação. Lisboa: Ed. Gradiva. ISBN 972-662-524-6
COUTINHO, C. P. (2011): Metodologia de Investigação em Ciências Sociais e Humanas: Teoria e Pratica. Coimbra, Almedina. ISBN 9789724051376.
QUIVY, R.; CAMPENHOUDT, L.van (2008)5aed.: Manual de investigação em Ciências Sociais. Lisboa, Gradiva. ISBN 972-662-275-1
TUCKMAN, B. (2000). Manual de Investigação em Educação. Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian. ISBN 9789723114348