Didática do Conhecimento do Mundo
Responsável da Unidade Curricular: Margarida Maria Martins da Quinta e Costa
1º Ano | 1º Semestre
Objetivos de aprendizagem
Aprofundar práticas pedagógicas de abordagem ao conhecimento do mundo.
Analisar criticamente propostas de atividades para a Educação Pré-Escolar.
Posicionar-se numa prática globalizante para formação inicial das crianças.
Aliar, ao carácter lúdico, a pesquisa, o conhecimento e as potencialidades pedagógicas do método experimental.
Construir atividades experimentais que decorram de situações do quotidiano das crianças.
Abordar, numa perspetiva interdisciplinar, o conhecimento do meio social, físico e natural em contexto de Educação Pré-Escolar.
Propor atividades que possibilitem o conhecimento do mundo adaptadas à faixa etária do grupo a que se destinam.
Conteúdos programáticos
1 .A abordagem das ciências físicas, naturais e humanas e sociais em contexto pré-escolar
2. O Conhecimento do Mundo: análise didática dos blocos de conteúdo
3. Conhecimento do meio social: conceitos e metodologias
4. Conhecimento do meio físico e natural: abordagem de base experimental
5. A interdisciplinaridade no Conhecimento do Mundo
Avaliação
Análise de artigos científicos centrados, na perspetiva didática, das áreas de conteúdo que integram o conhecimento do mundo na Educação Pré-Escolar. Ao nível prático e numa abordagem interdisciplinar, serão realizados pelos estudantes propostas de atividades estruturadas e adequadas às faixas etárias abrangidas pela Educação Pré-Escolar.
Os estudantes são avaliados individualmente pela participação na aula (25%) e pela realização e apresentação de um trabalho de grupo interdisciplinar (75%).
Bibliografia
Brunton, P., & Thornton, L.. (2010). Science in the Early Years. London: Sage. ISBN 9781848601420.
Chauvel, D., & Michel, V. (2006). Brincar com as ciências no jardim-de-infância. Porto: Porto Ed. ISBN 9720343559.
Gomez Gutiérrez, J. L. (2007). Utilización de mapas conceptuales iconográficos basados en procesos dialógico-cooperativos, como procedimientos para la exploración de los conocimientos previos en Educación Infantil. In Quem aprende mais? Porto: Gailivro; ESEPF. ISBN 9789895574889.
Martins, I. P., et al. (2009). Despertar para a ciência: atividades dos 3 aos 6 anos. Lisboa: DGIDC. ISBN:9789727422937.
Quinta e Costa, M., & Costa, M.G. (2007). Não basta germinar. Cadernos de Estudo, 6, 55-61. ISSN 16459377.
Teixeira, M., et al (2005). À descoberta de Portugal - como trabalhar com o currículo emergente. In Aprendizagem na Educação de Infância. Porto: Gailivro; ESEPF. ISBN 9895572573.