Didática das Expressões Artísticas em Educação de Infância

Responsável da Unidade Curricular: Sandra Mónica Figueiredo de Oliveira
1º Ano | 1º Semestre
Objetivos de aprendizagem
Conhecer diferentes modelos didáticos e formas de operacionalização das expressões artísticas (plástica, dramática, musical e motora) em contexto de Educação de infância; Utilizar diferentes linguagens artísticas como forma de sensibilizar as crianças para a diversidade cultural contemporânea; Compreender e caracterizar as múltiplas utilizações das diferentes expressões artísticas na Educação de Infância. Identificar as vantagens do trabalho artístico através da interdisciplinaridade em contexto de Educação de Infância. Compreender os interesses pedagógicos, as consequências e as finalidades da integração das expressões artísticas em Educação de Infância.

Conteúdos programáticos
1. A Educação Artística 1.1 A didática das expressões artísticas: Diferentes modelos pedagógicos. 1.2 As linhas orientadoras da Educação artística na Educação de Infância. 1.3 A Educação artística em contexto contemporâneo. 2. A especificidade das linguagens artísticas 2.1 A Expressão Plástica e cognição. 2.2 Finalidades pedagógicas da expressão plástica em contexto da Educação de Infância. 2.3 Conceito de ensino eficaz em expressão motora: tarefas de gestão. 2.4 O espaço e recursos (materiais e humanos) para o desenvolvimento da Expressão Motora 2.5 Modelos da pedagogia musical: propostas de Dalcroze, Orff e Schafer 2.6 Dinamização do jogo simbólico/dramático 2.7 O texto-pretexto: jogos de iniciação à linguagem teatral 3. Intervenção artístico-pedagógica 3.1 A planificação de atividades e estratégias de intervenção: concetualização e execução de projetos interdisciplinares. 3.2 A Educação Artística: formas e modos de representação artística.

Avaliação

Exposição, Debate, Análises de documentos, Trabalho de grupo. Avaliação: Elaboração de um trabalho de grupo teórico prático interdisciplinar centrado na realização de uma proposta de intervenção que, partindo de um tema gerador, explore as suas potencialidades como instrumentos de intervenção educativa em contexto de Educação de Infância. Este trabalho tem a ponderação 100%.

Bibliografia

Agirre, I. (2000). Teorias y praticas en educación artística. Navarra: Univ. Pública. ISBN 8495075334. Bachmann, M. (1998). La Ritmica Jaques-Dalcroze. Madrid: Pirámide. ISBN 8436811879. Beja, F. et al (2007). Jogos e projetos de Expressão Dramática. Porto:Porto Ed. ISBN 9789720013743. Calaf, R.,& Fontal, O. (2010).Cómo enseñar arte en la escuela. Madrid: Síntesis.ISBN 9788497566902. Cortesão, I. (2014). A magia dos sons.In Direitos da Criança: Realidades e Desafios do Caso Português. Braga:UM.ISBN 9789728952327. Costa, C. (2005). The art and science of teaching in physical education and sport. Lisboa:FMH. ISBN 9727350917. Cruz, S., & Carvalho, L. (2004). Manual de Educação física - 1º ciclo do Ensino Básico. Oeiras: Câmara Municipal. ISBN 9729145881. Landier, J., & Barret, G. (1999). Expressão Dramática e Teatro. Porto: ASA. ISBN 978972411409. Oliveira, M. (2015). A Arte Contemporânea para uma Pedagogia Crítica. Porto: APECV.ISBN 9789899907348.