Escola Inclusiva: Aprendizagens e Comportamentos
Responsável da Unidade Curricular: Júlio Emílio Pereira de Sousa
1º Ano | 2º Semestre
Objetivos de aprendizagem
Identificar os principais pressupostos da Lei de Bases do Sistema Educativo e da legislação específica quanto a alunos com NEE.
Explicar a importância e conhecer diferentes modelos de observação e avaliação de populações escolares específicas.
Identificar os fatores protetores do desenvolvimento e os comportamentos de risco.
Conhecer as técnicas e os instrumentos que lhes permitam a identificação, caracterização, planificação, intervenção e avaliação de alunos com: deficiências intelectuais e desenvolvimentais, problemas motores, sensoriais, perturbações de aprendizagem, emocionais e do comportamento e sobredotação.
Adequar as práticas educativas em contextos, de forma a dar resposta as necessidades identificadas.
Dominar diferentes estratégias para promover o envolvimento e a capacitação familiar, para responder as idiossincrasias.
Reconhecer a importância do trabalho em equipa.
Conteúdos programáticos
1-Principios de Inclusão e normativos legais
2-Estudo da etiologia e prevalência das diferentes situações que ditam n.e.e.: deficiências intelectuais e desenvolvimentais, problemas motores, sensoriais; perturbações de aprendizagem e do comportamento e sobredotação
2.1-Caracteristicas e necessidades educativas destes alunos
3-Bem-estar emocional vs. perturbações emocionais
3.1-Trauma e sofrimento emocional
3.2-Analfabetismo emocional. A (in)expressividade emocional e sua repercussão no rendimento escolar
4-Implicacoes pedagógicas e enquadramento legal ao nível da intervenção direta com o aluno e da organização da sala e da escola
5-A transdisciplinaridade dos saberes e praticas quanto as crianças com NEE
6-A família como elemento essencial no percurso educativo
7-Educabilidade da resiliência. Adversidade, frustração, educação para o risco e promoção de comportamentos resilientes em contexto educativo
8-O trabalho em equipa como fator de diferenciação e êxito das intervenções educativas
Avaliação
Com metodologias ativas pretendemos desafiar os estudantes, quer através de trabalho de grupo, quer individualmente, a participar proativamente na construção do seu saber. Assim, após breves exposições no sentido de uma sensibilização para as temáticas em geral, privilegiamos a mobilização de conhecimentos, a pesquisa teórica e a observação de casos práticos. Em complemento, e com o apoio tutorial, cada grupo estuda uma problemática definida previamente, que apresenta a turma.
Segue-se o debate produzido pelos pares e professor, para a construção de ideias e saberes. Desta componente resultará uma síntese reflexiva escrita sobre todas as temáticas apresentadas, com uma ponderação de 40%. A componente individual dará enfoque a problemática dos estudos de caso (de preferência emergentes da pratica profissionalizante), bem como as adequações interventivas, com uma ponderação de 60%.
40%- trabalho de grupo com apresentação oral.
60%- trabalho individual escrito com apresentação oral.
Bibliografia
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CORREIA, L. (2003). Educação Especial e Inclusão - Quem disser que uma sobrevive sem a outra não está no seu perfeito juízo. Porto, Porto editora. ISBN: 972-0-34513-6.
FERNANDES, H. S. (2002). Educação especial: integração das crianças e adaptação das estruturas de educação: estudo de um caso, Braga, APPACDM Distrital de Braga. ISBN 972-8699-19-0.
FLEMING, M. (2003). Dor sem nome: pensar o sofrimento. Porto: Afrontamento. ISBN: 9723606593
KIRK, S. A; GALLAGHER, J. J. (2002) Educação da criança excepcional. 3a ed. Sao Paulo: Martins Fontes. XIV, 502 p. ISBN 85-336-0015-X.
RUPPERT, F. (2008). Trauma, Bonding and Family Constellations. Frome: Green Balloon Publishing. ISBN: 9780955968303
SNYDER, C.R. & LOPEZ, S. J. (2009). Psicologia Positiva: uma abordagem científica e prática das qualidades humanas. Porto Alegre: Artmed. ISBN: 9788536316567