Didática da Matemática para Contexto Pré-Escolar
Responsável da Unidade Curricular: Rui João Teles da Silva Ramalho
1º Ano | 2º Semestre
Objetivos de aprendizagem
Aplicar o vocabulário correto na descrição de situações
Fundamentar criticamente as opções tomadas
Reconhecer o papel da Didática da Matemática na aprendizagem e no ensino da Matemática
Caraterizar marcos teóricos e metodológicos da investigação em Didática da Matemática
Conhecer as especificidades das aprendizagens lógico-matemáticas em contexto pré-escolar
Identificar abordagens didáticas específicas a cada tema matemático
Delinear estratégias adequadas às explorações matemáticas para contextos pré-escolares
Explorar as TIC aplicadas à Matemática em contexto pré-escolar
Explicar as implicações pedagógicas decorrentes da Didática da Matemática para o Jardim de Infância
Identificar temáticas pertinentes para investigação em Didática da Matemática
Elaborar textos de natureza investigativa vocacionados para a exploração da Matemática em contexto pré-escolar
Conteúdos programáticos
A Matemática em contexto pré-escolar: porquê, como e para quê?
Abordagens didáticas relacionadas com/direcionadas para:
-As aprendizagens (pré)numéricas
-As primeiras experiências operatórias
-A organização espacial
-A estruturação temporal
-A introdução às grandezas e aos processos de medição
-A organização e representação de informação
Perspetivas de investigação em Didática da Matemática para a Educação Pré-Escolar
Avaliação
Estratégias e recursos utilizados: exposição, debate, análises de documentos, trabalho individual e em grupo e resolução de problemas
Formas de avaliação e respetiva ponderação: Portfolio individual (100%)
Um portfólio permite documentar a aprendizagem do seu autor ao longo do tempo e deverá incluir uma reflexão sobre o processo de desenvolvimento vivenciado e suas perspetivas de desenvolvimento futuro. Assim, a elaboração de um portfolio individual, facilitador de processos de auto e heteroavaliação, permitirá uma compreensão atempada dos processos e dos resultados de aprendizagem, estimulando processos de criatividade individuais e de enriquecimento concetual, pelo recurso a múltiplas fontes de conhecimento. Bibliografia
CHAMORRO, M.C. (Coord.)(2005). Didáctica de las Matemáticas para Educacion Infantil. Madrid: Pearson Educación. ISBN 978-842-054-807-4
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GODINO, J. D. (Dir)(2004). Didática de las Matemáticas para Maestros. Departamento de Didáctica de las Matemáticas: Universidad de Granada. ISBN 84-933517-1-7
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NOGUEIRA, I.C.(2004). A aprendizagem da matemática e o jogo in Saber & Educar, nº 9, ESEPF. ISSN 0873-3600
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TUCKER, K. (2014). Mathematics through play in the early years. London: Sage Publications. ISBN 978-1- 44626-977-0