Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-Escolar I

Responsável da Unidade Curricular: Maria Paula Pequito de Almeida Sampaio Soares Lopes
1º Ano | 1º Semestre
Objetivos de aprendizagem
Actuar respeitando os ideários e valores da instituição colaborando de forma efectiva na dinâmica institucional Intervir numa perspectiva curricular gerindo recursos e organizando o ambiente educativo, tendo em conta uma pedagogia diferenciada Intervir respeitando os princípios da aprendizagem ativa e participativa da criança Planificar a intervenção educativa de forma integrada e flexível, envolvendo a criança e partindo dos seus saberes, necessidades, interesses e competências Refletir de forma a adequar e reformular a ação educativa Agir com intencionalidade, apoiando a sua ação nos dados recolhidos, através dos instrumentos que constrói e selecciona Identificar competências parentais Utilizar estratégias de intervenção de acordo com as caraterísticas das famílias Desenvolver iniciativas no contexto local e comunitário Mobilizar metodologias de investigação no sentido de mudar ou melhorar os contextos e a prática educativa

Conteúdos programáticos
- Colaboração na operacionalização dos instrumentos de gestão e administração das instituições - Observação do contexto e das dinâmicas educativas - Organização do ambiente educativo - Planificação, concretização e avaliação da intervenção educativa - Desenvolvimento de projetos e atividades - Cooperação na ação educativa - Envolvimento parental e intervenção na comunidade - Reflexão, problematização e investigação da ação educativa

Avaliação

Estágio em jardim de infância, em co docência, onde o estudante atua em conformidade com o ideário e valores da instituição promovendo situações de desenvolvimento e aprendizagens integradas, organizando o ambiente educativo e pondo em ação atividades e projetos. Nos seminários as temáticas ajudam a contextualizar e a consolidar a intervenção educativa, refletindo quer individualmente, quer em grupo. Na OT refletem com o supervisor a evolução do seu desempenho e têm apoio do orientador para a elaboração do relatório. Classif. final=(Classif. de Estágio x70 + Classif. do relatório X30)/100, em que: Classif. Estágio=(Classif. do Supervisor ESEPF x60 + Classif. do Orient. Cooperante X40)/100 1º relatório parcial: sob orientação científica de um doutor e/ou especialista, as temáticas específicas decorrerão de questões emanadas da prática pedagógica e/ou articuladas com projetos/áreas de interesse de investigação e é realizado tendo em vista uma continuidade ao longo das diferentes PES.

Bibliografia

CRAVEIRO, C.(2007). Formação em Contexto-Um Estudo de Caso no âmbito da Pedagogia da Infância.Tese de Doutoramento. Braga: IEC-UM EDWARDS, C., GANDINI, L. e FORMAN, G.(1999). As cem linguagens da criança. Porto Alegre: Artmed. KISHIMOTO, T. e OLIVEIRA-FORMOSINHO, J.(2013). Em busca da Pedagogia da Infância-Pertencer e Participar. Porto Alegre: Ed. Penso HOHMANN, M.; WEIKART, D. (1997). Educar a criança. Lisboa: F. Calouste Gulbenkian. OLIVEIRA-FORMOSINHO, J.(org.)(2007). Modelos Curriculares para a Educação de Infância. Porto: Porto Ed. NEVES, I. (2005). O desenvolvimento de competências práticas no contexto teórico do profissional reflexivo-um estudo de caso. Dissertação de Mestrado. Braga: IEC-UM OLIVEIRA-FORMOSINHO, J. (org.)(2011). O Espaço e o Tempo na Pedagogia-em-Participação. Porto: Porto Ed. SILVA, B. e CRAVEIRO, C. (2014). O Portefólio como estratégia de avaliação das aprendizagens na educação de infância: considerações sobre a sua prática. Revista Zero-a-Seis. nº29.pp.33-53