Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-Escolar I
Responsável da Unidade Curricular: Maria Paula Pequito de Almeida Sampaio Soares Lopes
1º Ano | 1º Semestre
Objetivos de aprendizagem
Actuar respeitando os ideários e valores da instituição colaborando de forma efectiva na dinâmica institucional
Intervir numa perspectiva curricular gerindo recursos e organizando o ambiente educativo, tendo em conta uma pedagogia diferenciada
Intervir respeitando os princípios da aprendizagem ativa e participativa da criança
Planificar a intervenção educativa de forma integrada e flexível, envolvendo a criança e partindo dos seus saberes, necessidades, interesses e competências
Refletir de forma a adequar e reformular a ação educativa
Agir com intencionalidade, apoiando a sua ação nos dados recolhidos, através dos instrumentos que constrói e selecciona
Identificar competências parentais
Utilizar estratégias de intervenção de acordo com as caraterísticas das famílias
Desenvolver iniciativas no contexto local e comunitário
Mobilizar metodologias de investigação no sentido de mudar ou melhorar os contextos e a prática educativa
Conteúdos programáticos
- Colaboração na operacionalização dos instrumentos de gestão e administração das instituições
- Observação do contexto e das dinâmicas educativas
- Organização do ambiente educativo
- Planificação, concretização e avaliação da intervenção educativa
- Desenvolvimento de projetos e atividades
- Cooperação na ação educativa
- Envolvimento parental e intervenção na comunidade
- Reflexão, problematização e investigação da ação educativa
Avaliação
Estágio em jardim de infância, em co docência, onde o estudante atua em conformidade com o ideário e valores da instituição promovendo situações de desenvolvimento e aprendizagens integradas, organizando o ambiente educativo e pondo em ação atividades e projetos. Nos seminários as temáticas ajudam a contextualizar e a consolidar a intervenção educativa, refletindo quer individualmente, quer em grupo. Na OT refletem com o supervisor a evolução do seu desempenho e têm apoio do orientador para a elaboração do relatório.
Classif. final=(Classif. de Estágio x70 + Classif. do relatório X30)/100, em que:
Classif. Estágio=(Classif. do Supervisor ESEPF x60 + Classif. do Orient. Cooperante X40)/100
1º relatório parcial: sob orientação científica de um doutor e/ou especialista, as temáticas específicas decorrerão de questões emanadas da prática pedagógica e/ou articuladas com projetos/áreas de interesse de investigação e é realizado tendo em vista uma continuidade ao longo das diferentes PES.
Bibliografia
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