Património Ambiental e Cultural e Sustentabilidade
Responsável da Unidade Curricular: Isilda Maria dos Santos Braga da Costa Monteiro
1º Ano | 2º Semestre
Objetivos de aprendizagem
Compreender as bases da sustentabilidade.
Analisar criticamente o desenvolvimento e compreender os desafios da sociedade numa perspetiva da preservação do ambiente, do património natural e cultural.
Compreender a importância da promoção de valores, da mudança de atitudes e de comportamentos de forma a preparar as crianças para o exercício de uma cidadania consciente, dinâmica e informada face às problemáticas atuais.
Utilizar os conhecimentos teóricos para adequar uma prática pedagógica para a promoção da equidade entre gerações, assente num modelo de desenvolvimento sustentável.
Recorrer à experimentação e a situações do quotidiano das crianças como processo de sensibilização para a sustentabilidade do planeta.
Aprofundar as práticas pedagógicas interdisciplinares aproximando a ciência da sociedade.
Posicionar-se numa prática globalizante e reforçar o caráter transversal da educação para a cidadania na formação inicial das crianças.
Conteúdos programáticos
1. Ciências Ambientais: práticas e desafios à sociedade
1.1. O Planeta em risco: realidade e propostas alternativas
2. Memória, Património e sustentabilidade - conceitos e perspetivas
3. Geografia - contributos para o desenvolvimento sustentável
4. Desenvolvimento sustentável - a visão interdisciplinar das Ciências Naturais, da História e da Geografia
Avaliação
Análise e debate de artigos científicos previamente selecionados relacionados com as várias vertentes da educação para a sustentabilidade. Exposição do suporte teórico para a realização de propostas de atividades estruturadas, numa abordagem interdisciplinar. Os estudantes são avaliados individualmente pela participação na aula (25%) e pela realização e apresentação de um trabalho de grupo interdisciplinar (75%).Bibliografia
BRITO JÚNIOR, S.A. (2010) Desenvolvimento sustentável: o caso de Portugal: ambiente e recursos. Lisboa: INE.ISBN 9789892500430
BUTT, G. (2011). Geography, education and the future: Londres: Continuum. ISBN 1847064973
DREXHAGE, J. e MURPHY, D. (2010). Sustainable development: From Brundtland to Rio 2012. Nova Iorque:IISD/ONU
HERNÁNDEZ, G. M et al. (2005). La memoria construida. Patrimonio cultural y modernidad. Valencia:Tirant lo Blanch ISBN 13:9788484564454
MARTINS, G. d'O. (2009). Património, Herança e Memória. A cultura como criação. Lisboa: Gradiva. ISBN 9789726163051
ME. DGIDC.PT (2006) Guião de educação para a sustentabilidade: carta da terra. Lisboa: Ministério da Educação. ISBN 97897
RIBEIRO, V. (2014). Exclusão social em fenómeno invisível, uma abordagem no âmbito da Geografia dos Transportes. Loulé: sílabas e Desafios. ISBN 9789899812291
SATO, M. ; CARVALHO, I. (2005) Educação ambiental: pesquisa e desafios. Porto Alegre: Artmed. ISBN 8536305185