Património Ambiental e Cultural e Sustentabilidade

Responsável da Unidade Curricular: Isilda Maria dos Santos Braga da Costa Monteiro
1º Ano | 2º Semestre
Objetivos de aprendizagem
Compreender as bases da sustentabilidade. Analisar criticamente o desenvolvimento e compreender os desafios da sociedade numa perspetiva da preservação do ambiente, do património natural e cultural. Compreender a importância da promoção de valores, da mudança de atitudes e de comportamentos de forma a preparar as crianças para o exercício de uma cidadania consciente, dinâmica e informada face às problemáticas atuais. Utilizar os conhecimentos teóricos para adequar uma prática pedagógica para a promoção da equidade entre gerações, assente num modelo de desenvolvimento sustentável. Recorrer à experimentação e a situações do quotidiano das crianças como processo de sensibilização para a sustentabilidade do planeta. Aprofundar as práticas pedagógicas interdisciplinares aproximando a ciência da sociedade. Posicionar-se numa prática globalizante e reforçar o caráter transversal da educação para a cidadania na formação inicial das crianças.

Conteúdos programáticos
1. Ciências Ambientais: práticas e desafios à sociedade 1.1. O Planeta em risco: realidade e propostas alternativas 2. Memória, Património e sustentabilidade - conceitos e perspetivas 3. Geografia - contributos para o desenvolvimento sustentável 4. Desenvolvimento sustentável - a visão interdisciplinar das Ciências Naturais, da História e da Geografia

Avaliação

Análise e debate de artigos científicos previamente selecionados relacionados com as várias vertentes da educação para a sustentabilidade. Exposição do suporte teórico para a realização de propostas de atividades estruturadas, numa abordagem interdisciplinar. Os estudantes são avaliados individualmente pela participação na aula (25%) e pela realização e apresentação de um trabalho de grupo interdisciplinar (75%).

Bibliografia

BRITO JÚNIOR, S.A. (2010) Desenvolvimento sustentável: o caso de Portugal: ambiente e recursos. Lisboa: INE.ISBN 9789892500430 BUTT, G. (2011). Geography, education and the future: Londres: Continuum. ISBN 1847064973 DREXHAGE, J. e MURPHY, D. (2010). Sustainable development: From Brundtland to Rio 2012. Nova Iorque:IISD/ONU HERNÁNDEZ, G. M et al. (2005). La memoria construida. Patrimonio cultural y modernidad. Valencia:Tirant lo Blanch ISBN 13:9788484564454 MARTINS, G. d'O. (2009). Património, Herança e Memória. A cultura como criação. Lisboa: Gradiva. ISBN 9789726163051 ME. DGIDC.PT (2006) Guião de educação para a sustentabilidade: carta da terra. Lisboa: Ministério da Educação. ISBN 97897 RIBEIRO, V. (2014). Exclusão social em fenómeno invisível, uma abordagem no âmbito da Geografia dos Transportes. Loulé: sílabas e Desafios. ISBN 9789899812291 SATO, M. ; CARVALHO, I. (2005) Educação ambiental: pesquisa e desafios. Porto Alegre: Artmed. ISBN 8536305185