Trabalho de Projeto
Responsável da Unidade Curricular:
2º Ano | Anual
Objetivos de aprendizagem
- Conceber, executar e avaliar um projeto de investigação/intervenção nas áreas específicas do mestrado
- Desenhar um plano de investigação/intervenção
- Conceber metodologias e instrumentos de recolha de dados, em função de objetivos definidos
- Analisar dados quantitativos e qualitativos
- Gerir intervenções, em função de objetivos e prazos definidos
- Avaliar projetos (implementação, progresso e resultados)
- Adotar mecanismos de controlo de qualidade, com vista à melhoria contínua
Conteúdos programáticos
1. Projetos de investigação e de intervenção
i. Metodologias e instrumentos de recolha de dados
ii. Análise qualitativa e quantitativa de dados
iii. Avaliação de progressos (resultados, impacto, atividades, recursos)
Avaliação
Estratégias e recursos utilizados:
- Projeto
Descrição:
O acompanhamento dos discentes será realizado por uma equipa de docentes que assegurem as dimensões em causa: a científica e técnica, assim como a metodológica.
Formas de avaliação e respetiva ponderação:
Projeto de investigação/intervenção: 100 %
Descrição:
Avaliação contínua e formativa do processo e avaliação final e sumativa do produto (gestão e avaliação de um projeto de investigação/intervenção)Bibliografia
ALBARELLO, Luc; DIGNEFFE, Françoise; HIERNAUX, Jean-Pierre et al (2011). Práticas e métodos de investigação em ciências sociais. Lisboa: Ed. Gradiva, Col. Trajectos
BARDIN, L. (2008). Análise de conteúdo (edição revista e aumentada). Lisboa: Edições 70.
BOGDAN, R. & Biklen, S. (2013). Investigação Qualitativa em Educação - uma introdução à teoria e aos métodos, Porto, Porto Editora
FLICK, U. (2013). Métodos qualitativos na investigação científica. Lisboa: Monitor.
FREIXO, M. (2009). Metodologia Cientifica: Fundamentos, Métodos e técnicas. Lisboa: Instituto Piaget.
NARANJO, E. S. & RAMOS, S. T. C. (2014). Metodologia da investigação científica. Lisboa: Escolar Editora.
STAKE, R. (2009). A arte da investigação com estudos de caso. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.