Educação Emocional
Responsável da Unidade Curricular:
1º Ano | 2º Semestre
Objetivos de aprendizagem
1. Conhecer os fundamentos da Inteligência Emocional para uma melhor compreensão das vivências;
2. Caracterizar Consciência e Competência Emocional a fim de enriquecer a capacidade de interpretação e ação enquanto pessoa e profissional;
3. Compreender a importância da Educação Emocional com vista a uma intervenção esclarecida nos diferentes contextos socioeducativos.
Conteúdos programáticos
1. Fundamentos da Inteligência Emocional
1.1. Emoções, Afetos e Sentimentos
1.2. Teoria das Inteligências Múltiplas de Gardner
1.3. Inteligência Emocional
1.4. Inteligência e Assertividade
2. Consciência e Competência Emocional
2.1. Níveis de Consciência Emocional
2.2. Medição de Competência Emocional
2.3. Competências Sociais em contextos socioeducativos e de trabalho
2.4. Resolução de Conflitos e Resiliência
3. Educação Emocional: Conceito e Prática
3.1. Educação Emocional
3.2. A Educação das Emoções nas crianças
3.3. Educação Emocional na família e no âmbito escolar
Avaliação
Utilizaremos como metodologias e estratégias: Exposição oral com e sem suporte visual; Diálogo Professor/estudantes, suscitando a reflexão e exploração de conceitos; Análise de documentos; Reflexão crítica de artigos numa interação constante entre professor e estudantes e estudantes entre si; Trabalhos sobre tema previamente definido; Apresentação oral de tema na aula com debate conjunto para a construção de ideias e saberes.
Apresentação oral de trabalho de grupo - 50%;
Trabalho escrito individual - 50%.Bibliografia
Bar-On, R. & Parker, J. D. A. (2002). Manual de inteligência emocional: teoria e aplicação em casa, na escola e no trabalho. Porto Alegre: Artmed Editora. ISBN 8573079185
Faria, L. & Lima-Santos, N. (2011). Questionário de Competência Emocional (QCE). In C. Machado, M. M. Gonçalves, L. S. Almeida & M. R. Simões (Eds.), Instrumentos e contextos de avaliação psicológica (vol. I, 67-80). Coimbra: Edições Almedina. ISBN: 9789724042954
Gardner, H. (2000). Inteligência: um conceito reformulado. Rio de Janeiro: Objetiva. ISBN 857302321X
Goleman, D. (2009). Inteligência Emocional. (13ª ed.). Lisboa: Temas e Debates. ISBN 9789727560636
Martin, D. & Boeck, K. (2002). O que é a Inteligência Emocional. (3ª ed.). Cascais: Editora Pergaminho. ISBN 9727111572
Muller-Lissner, A. (2001). A Inteligência Emocional na Criança. Cascais: Editora Pergaminho. ISBN 9727112323
Steiner, C. & Perry, P. (2000). Educação Emocional. Literacia emocional ou a arte de ler emoções. Cascais: Pergaminho. ISBN 9727113060